Esposa de Sérgio Cabral cita ‘legado do Vasco’ em enterro do jornalista

Escritor, político e torcedor do Vasco da Gama, Sérgio Cabral faleceu no último domingo (14), em decorrência de um enfisema pulmonar.

Sérgio Cabral jornalista e vascaíno
Sérgio Cabral Jornalista, e vascaíno (Foto: Reprodução / TV Globo)

O corpo de Sérgio Cabral é velado, na manhã desta segunda-feira (15), na sede náutica do Vasco da Gama, clube de coração do jornalista, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio.

O caixão com o corpo do jornalista é coberto pela bandeira do clube do coração, e das escolas de samba Portela e Mangueira.

A primeira a chegar para a despedida foi a companheira de 62 anos, Magaly Cabral, que lembrou do marido como muito carinho e contou que ele havia contraído uma pneumonia em fevereiro e não se recuperou mais.

“Foi um homem inteligente, ativo, honesto, com bons princípios, muito alegre, feliz, vascaíno. Ele deixou o legado do Vasco para nós. Ele dizia que queria viver até os 120 anos. Mas, uma semana depois do carnaval, ele teve uma pneumonia brava, que perdurou e desde então a saúde ficou péssima. Mas, agora ele descansou”, disse.

O cantor e compositor Paulinho da Viola destacou a importância do jornalista no registro da história da música.

“A gente deve muito a ele, os livros que ele fez sobre várias figuras da música brasileira, da nossa história. E a gente fica muito triste em perder uma pessoa como o Sérgio”, afirmou.

A cerimônia começou pouco depois das 8h e termina meio-dia. O corpo será cremado no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Região Portuária, no meio da tarde.

O ex-governador Sérgio Cabral Filho chegou ao local por volta das 8h20 e disse que vai lembrar do pai como um homem amoroso e como um avô carinhoso com os netos.

Quando o ex-governador foi preso em novembro de 2016, o jornalista já tinha sido diagnosticado com Alzheimer.

Sérgio Cabral morreu na manhã deste domingo (14), no Rio de Janeiro, aos 87 anos.

Segundo a Clínica São Vicente, onde o jornalista estava internado, Sérgio Cabral morreu em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar.

“Ele resistiu por três meses. Peço que orem por ele, pela alma dele. Por tudo o que ele fez no Rio de Janeiro e no Brasil. Pela música e pelo futebol, pela família linda que ele construiu”, disse o ex-governador em uma rede social.

Sérgio Cabral era escritor, compositor e pesquisador da música brasileira. Carioca de Cascadura, vascaíno e grande entusiasta do samba, criou, entre outras obras, o musical “Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha”, junto com a historiadora Rosa Maria Araújo.

“Trabalho com o samba. Trabalho e gosto. Com o samba, com a música popular, com o futebol. Com as coisas bem cariocas”, disse Sérgio Cabral em uma entrevista na década de 1980.

Sérgio Cabral começou a carreira aos 20 anos no jornal Diário da Noite, como estagiário. O jornalista começou a escrever sobre música no Jornal do Brasil.

Ele se definia como um torcedor da Portela, mas que amava a Mangueira, o Salgueiro e o Império Serrano. Na década de 1980, ele foi comentarista da transmissão dos desfiles de carnaval.

Como jornalista, foi um dos fundadores de “O Pasquim” e chegou a ser preso na ditadura devido à sua atuação no jornal. Ele foi convidado pelo jornalista Tarso de Castro e pelo cartunista Jaguar a integrar a equipe em 1969, durante o momento mais duro da ditadura militar.

Cabral escreveu quase 20 livros. Como autor, publicou as biografias de Tom Jobim, Pixinguinha, Nara Leão, Grande Otelo, Ataulfo Alves e Eliseth Cardoso.

Também já teve atuação política na capital fluminense. Por três vezes, foi vereador do Rio – de 1983 a 1993. Foi ainda conselheiro do Tribunal de Contas do Município, até 2007, quando se aposentou.

Sérgio deixou um acervo de mais de 60 mil itens, como partituras e documentos, que ajudam a contar a história da música popular. O material foi doado para o Museu da Imagem do Som, no Rio.

Fonte: G1

Mais sobre:Sérgio Cabral
Comente

Veja também
Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.