Especialista na lateral-direita, Jorginho promete solução para posição no Vasco

Novo comandante do Vasco da Gama, Jorginho chega com a expectativa de resolver o problema da lateral-direita Cruzmaltina.

Jorginho durante apresentação pelo Vasco
Jorginho durante apresentação pelo Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Motivo de preocupação para os vascaínos nos últimos jogos, a lateral direita é uma das questões que precisam ser trabalhadas no Vasco para a reta final da Série B do Brasileirão. Matheus Ribeiro e Léo Matos, únicas opções para a posição dentro do elenco, vivem um momento de baixa. Com a chegada do técnico Jorginho, um exímio especialista no assunto, no entanto, a expectativa é de que as coisas sejam ajustadas.

Desde a lesão de Gabriel Dias, a lateral direita do Vasco ainda não encontrou estabilidade. Gabriel se machucou na vitória sobre o Londrina ainda no primeiro turno, em junho, mas foi tirado de combate para realizar cirurgia somente um mês depois, em julho, após empate com a Chapecoense em São Januário. Ele volta só na próxima temporada.

“Em relação às laterais, conheço bem essa posição, talvez eu possa falhar em outras, mas nessa eu não posso”, brincou Jorginho durante sua apresentação.

– Da forma como eu usá-los, tenho certeza que vão subir de produção, vão ter mais confiança – acrescentou o novo treinador do Vasco, que foi um lateral-direito de sucesso.

Gabriel Dias vinha desempenhando bem sua função na lateral nesta Série B, sobretudo defensivamente. Léo Matos, até então única opção para substituí-lo no elenco, assumiu a posição no tempo em que o companheiro ficou no departamento médico e também quando saiu machucado contra a Chape, aos 32 minutos do primeiro tempo. Léo, no entanto, nunca chegou a gozar da confiança absoluta da torcida.

Contratado recentemente, Matheus Ribeiro chegou praticamente já assumindo a titularidade: sua estreia foi na derrota para a Ponte Preta, em Campinas, quando entrou justamente no lugar de Léo Matos. Foi titular contra Tombense, CSA e Bahia na sequência, mas sacado por Emílio Faro no jogo seguinte, contra o Guarani. O jogador de 29 anos tem passado pouca segurança na defesa.

Ele voltou a ser titular no último fim de semana, na derrota para o Brusque, porque Léo Matos estava suspenso.

Jorginho tratou de encher a bola dos laterais que tem à disposição no elenco do Vasco, inclusive os esquerdos, e disse que espera vê-los atuando no ataque tanto quanto na defesa.

– Temos bons laterais com características totalmente diferentes, principalmente do lado esquerdo, onde eu tenho o Edimar, jogador muito experiente, um equilíbrio muito grande em termos ofensivos e defensivos, tenho o Paulo Victor, que é um jovem que tem mais capacidade em termos físicos, aquele que vai mais dentro, é mais agudo. Do lado direito, eles se assemelham um pouco mais, o Leo é muito experiente, pela sua idade, rodagem, o Matheus é um pouco diferente – disse o comandante vascaíno.

– Se você pega um jogador que não tem tanta velocidade, precisa de um jogador para apoiar pelo lado, porque ele não vai ser esse cara para ultrapassar, como eu era, que ultrapassava o tempo todo. Se você tem um jogador como Paulo Victor, agudo, você tem que trabalhar dessa maneira com ele, tem que dar o corredor – completa o treinador.

– Quando você basicamente monta a linha de cinco nossa de ataque, você é um atacante. Não é que ele vai esquecer de voltar, ele vai voltar por dentro. Mas naquele momento, a função dele é justamente chegar na linha de fundo, dar um cruzamento, passe para trás, cavadinha. É fundamental que ele entenda ali no momento quem ele é – concluiu.

Jorginho foi um lateral-direito de sucesso. No Vasco, por exemplo, conquistou os títulos do Brasileiro e da Mercosul de 2000. Também foi campeão brasileiro pelo Flamengo, bicampeão nacional com o Kashima Antlers (Japão) e campeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira em 1994.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorginho
1 comentário
  • Responder

    Por incrível que pareça, o Leo Matos é melhor lateral que esse Matheus Ribeiro. Pelo menos ele dá mais estabilidade na defesa. Já o Matheus Ribeiro não consegue nem decidir o que faz na jogada, se marca ou ataca. Uma das maiores dificuldades do Leo Matos é o excesso de cartões que leva.
    Queria entender porque não tentam usar algum garoto da base ou deixar um volante nessa posição.

Comente

Veja também
Pedrinho dispara contra Bap e nega participação de Leila na compra da SAF do Vasco

Pedrinho rebate Bap, nega participação de Leila Pereira na compra da SAF do Vasco da Gama e defende a legalidade da negociação.

Leila Pereira reage e ameaça processar Bap após falas sobre a SAF do Vasco

Leila Pereira ameaça processar Bap após declarações sobre a SAF do Vasco da Gama e nega qualquer participação na negociação.

Meia de Curaçao revela homenagem a Juninho Pernambucano em estreia na Copa

Jogador de Curaçao contou em entrevista que mãe era grande fã do futebol brasileiro e de craque do Vasco da Gama.

Bap, do Flamengo, ameaça ir à Justiça contra venda da SAF do Vasco

Presidente do Flamengo afirma que a negociação pode ferir a legislação por conta da relação familiar entre Marcos Lamacchia e Leila Pereira

Hugo Moura recebe proposta do Japão e pode deixar o Vasco nesta janela

Volante tem contrato com o Vasco da Gama até o fim da temporada e avalia oferta que prevê valorização salarial no futebol japonês.

Vasco volta ao mercado por zagueiro mesmo após reformular a defesa

Vasco da Gama busca um novo zagueiro mesmo após reformular a defesa. Entenda os motivos que levaram o Clube a voltar ao mercado.

Demora por reforços aumenta pressão sobre diretoria do Vasco

Vasco da Gama segue sem anunciar reforços, e demora nas negociações aumenta a pressão sobre a diretoria e a comissão técnica.

Gols e jogadas de Tomás Pochettino, meia especulado no Vasco

Vasco da Gama tem interesse em Tomás Pochettino. Veja gols, assistências e principais jogadas do meia argentino do Fortaleza.

Vasco goleia o Nova Iguaçu e garante vaga na semifinal do Carioca Sub-17

Vasco da Gama goleou o Nova Iguaçu por 5 a 0 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca Sub-17, contra o Botafogo.

Vasco tem interesse em destaque do Fortaleza e pode incluir JP na negociação

Vasco da Gama tenta contratar Tomás Pochettino, destaque do Fortaleza, e avalia incluir JP para viabilizar a negociação.