Especialista em estatística avalia chance do Vasco escapar do rebaixamento

Especialista em estatística avalia chance do Vasco da Gama escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba
Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba (Foto: André Durão)

A situação do Vasco no fim da atual temporada do Brasileirão não é animadora. Apesar de ainda não estar efetivamente rebaixado, os 38 pontos na 38ª rodada praticamente selaram o passaporte do clube para a Série B. Se a situação já era de desesperança, dados estatísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tornam ainda mais evidente o cenário do time: a probabilidade de rebaixamento divulgada é de 100%.

Com apenas nove vitórias no campeonato, o Gigante da Colina precisa vencer o Goiás e o Fluminense superar o Fortaleza, na próxima quinta, e, além disso, tirar uma diferença de 12 gols no saldo para se salvar da Série B. Segundo o professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa, esta é uma situação quase impossível.

— Um jogo de futebol não funciona como o basquete, em que as pontuações chegam a 200, por exemplo. O gol é algo raro se comparado aos outros esportes. Matematicamente, a possibilidade existe, mas é estatisticamente improvável — disse o acadêmico.

Se a possibilidade matemática existe, mesmo que seja considerado um evento milagroso, por que os dados divulgados pela universidade apresentam probabilidade de rebaixamento em 100% para o Vasco?

De acordo com Gilcione, o sistema de cálculo utilizado considera nulo todo tipo de probabilidade menor que 1 em 200 mil — e este é o caso da fuga do rebaixamento para o Vasco. Desta maneira, as possibilidades de rebaixamento se tornam totais.

— As probabilidades do Vasco escapar de um rebaixamento são menores que 1 em 1 milhão. É algo da mesma ordem de grandeza que ganhar na Mega Sena, por exemplo — explicou o professor.

Depois de 17 derrotas na temporada, o torcedor cruz-maltino precisa sonhar com uma improvável vitória de 11 a 0 sobre o Goiás, já rebaixado, na próxima quinta, mas também tem que torcer pela derrota do Fortaleza — 17º colocado — rival do Fluminense no mesmo dia, o que torna as chances ainda menores.

Fonte: Extra Online

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Goias..

  • Responder

    Pelo pouco ou pelo muito que vocês gostam do Vasco, dispensem… dê de graça… pague a quem quiser… mas por favor, me desapareçam que este tal de Pikachu (“Pica Fumo” – na minha região, significa “”imprestável””) e, para aproveitar a “carona”, mande também: Ricardo “sem” Graça, o “nanico” do lateral esquerdo e o “meio de campo” todinho (que fica só passeando em campo e não resolve nada). Favor atender este meu pedido e, vamos iniciar a “Série B”, com mais ânimo e confiança. A vergonha é muito grande… Não houve nenhum jogo neste Brasileirão/2020 que vim a assistir com tranquilidade. Foi só sufoco… só insegurança… só vergonha… só desespero… E por isto, e com razão e com merecimento, hoje o Vasco está aonde e como está e, com certeza é para onde irá – SÉRIE B. De novo!!! Pela QUARTA VEZ… Haja coração…. Só mesmo um “milagre” para tirá-lo de lá e, “milagre” não combina com futebol. Com futebol combina “raça”, “determinação”, “caráter”, “dedicação”, “respeito” e principalmente a “Boa Vontade”. Não a “força de vontade”, pois a “força” acaba e, a “BOA VONTADE” de seguir em frente lhe dá a o motivo e a razão para vencer… Não sei se alguém (do Vasco – Responsável) irá ler ou receber este “texto”. Se não receber, pelo menos, desabafei comigo mesmo e… se sim receber, me sentirei realizado, pois este pouco eu estava querendo lhe transmitir desde o início do campeonato. Não o fiz, porque não sabia como mas, como o fiz agora, me sinto conformado. Espero não ter desagradado ninguém. A verdade dói. Mas doa em quem doer, a verdade sempre será o melhor caminho. Att, Benedito Vitor.

  • Responder

    Acho que o Vasco tem que fazer um rastreamento nos jogos para ver se houve irregularidades nas equipes, como escalações de jogadores irregular. Fazer um trabalho igual ao Fluminense e ganhar no tapetão. ?

  • Responder

    Vai perder p curitiba , bando de bostas do caralho.

Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.