Especialista diz que o Sport também pode ser declarado vencedor contra o Vasco

Para especialista, tanto o Vasco da Gama quanto o Sport têm argumentos para ficar com três pontos no jogo de domingo.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

O empate entre Vasco e Sport por 1 a 1, no último domingo, está longe de terminar. A advogada especialista em Direito Desportivo Fernanda Soares analisou as possíveis consequências jurídicas para ambos os clubes, em artigo publicado no blog “Lei do Campo”. Nele, a especialista afirma que tanto o Cruz-Maltino quanto o Leão da Praça da Bandeira têm argumentos para serem declarados vencedores pelo STJD.

A partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B parou logo após o gol de empate do Vasco, do atacante Raniel, nos acréscimos. Torcedores rubro-negros invadiram o campo e arremessaram objetos. Na súmula, o árbitro Raphael Claus encerrou a partida após 50 minutos, alegando falta de segurança. No documento ele relata, ainda, agressão aos jogadores vascaínos e a bombeiros civis que trabalhavam no estádio.

Duas premissas

Segundo a advogada, duas premissas jurídicas norteiam a análise dos fatos. A primeira delas é a presunção relativa de veracidade da súmula. Sob esta ótica, portanto, presumem-se verdadeiras todas as informações que estão na súmula. Isso não significa, porém, verdade absoluta. Afinal, a presunção pode ser afastada por meio de outras provas que demonstrem que o relato do árbitro não reflete a realidade.

A segunda premissa é a de que clubes, sejam mandantes ou visitantes, são responsáveis por qualquer conduta imprópria dos seus respectivos torcedores.

A procuradoria desportiva fez as denúncias ao STJD com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Artigos 211, 213 e 205, parágrafo primeiro) e nos Artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF.

O artigo 213 do CBJD pune as desordens, invasões e lançamentos de objetos no campo de partida. Segundo a especialista, o Sport como clube mandante deve sofrer punição mais severa que a do Vasco com multa (que vai de R$ 100,00 a R$ 100.000,00) e perda de mando de campo.

Vasco ou Sport têm argumentos

Em relação à perda pontos, entretanto, a advogada entende ambas as equipes têm chances de punição pelo STJD, a depender da interpretação. Se o Tribunal entender que um dos clubes deu causa à suspensão da partida pela falta de segurança, o clube responsável é declarado perdedor pelo placar de 3 a 0, conforme artigo 20, inciso I do Regulamento Geral das Competições (RGC).

Desse modo, o STJD responsabiliza o Sport se entender que o clube pernambucano foi o responsável pela falta de segurança, em razão da atitude dos seus torcedores demonstrada em vídeo e na súmula. Por outro lado, a advogada entende que também há argumentos para sustentar que o Vasco deu causa à falta de segurança. Segundo esse entendimento, o Vasco sofre consequências se o STJD entender que Raniel provocou o tumulto ao comemorou o gol próximo à torcida do Sport. Neste caso, o Tribunal declararia o Leão vencedor, por 3 a 0.

Uma terceira possibilidade, entretanto, é o tribunal entender que nenhum dos clubes teve responsabilidade pela suspensão da partida. Neste caso, portanto, prevalecerá o resultado obtido em campo, o empate por 1 a 1.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Sport
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
40 comentários
  • Responder

    Quer dizer então que se a mulher provocar e o marido agredi-la ele ( o marido) tá certo?

  • Responder

    Desculpe seu Romero mas acho que vc não esta olhando pelo lado da segurança de todos, imagina se o jogo continuasse e o vasco marcasse mais um gol como aconteceu contra o operário. Acho que vc não gostaria de estar dentro de campo.

  • Responder

    Se o raniel fez provocações pra torcida…. Quantas vezes o Gabriel do adversário não comemorou provocando a outra torcida? Assim como outros que Mandan a outra torcida calar a boca e o Renato gaúcho quando fazia gol só comemorava provocando o outro lado

  • Responder

    Triste fim do meu Vasco. Canalhas roubaram durante décadas mas surge um Canalha Mor que vende o clube para um bando de merdas, que venderão meia dúzia de promessas e recuperarão seus parcos investimentos pouco se importando com a história do clube e seus fanáticos torcedores. Esses FDP’S juntamente com esses falsos vascainos, sem exceção, diga-se Siano, que poderia ter participado da eleição no fatídico dia 14, concuminado com SALGADOS e outros, irão prestar conta nos confins dos infernos, juntamente com seus descendentes.

  • Responder

    Esse Daniel deveria ser punido com mais rigor.como é que um jogador faz um gol e vai comemorar com a torcida adversária, fazendo gestos de provocação, faça seu gol irresponsável vá comemorar com sua torcida pois é ela que paga seu salário…seu imbecil

  • Responder

    Concordo plenamente.

  • Responder

    A onde o jogador não pode comemorar o gol onde quiser dentro do campo , não me leva a mal vc quer se aparecer em cima do Vasco !!ou vc deve ser flamenguista eles q vão querem isso q Vasco perca os pontos tenho certeza disso.😡😡😡

  • Responder

    Agora o cara faz o gol e tem que comemorar no vestiário.
    Se não bastasse o VAR, agora temos os especialistas, PQP, o futebol acabou!

  • Responder

    JESUS…
    DE ONDE SAIU ESSA DRA?
    ESPECIALISTA?
    TUDO POR UM LIKE….
    VA DE RETRO….

  • Responder

    Não sou advogado mas agradeço a Deus tenho a dádiva da visão. Essa mídia é bem direcionada o Daniel faz 80% menos q um exemplo Gabigol faz. Então todo jogo ele está provocando uma possibilidade de invasão, a torcida se achar q agora tem esse direito vamos ter q começar a jogar na penitenciária.

    É piada algumas publicações.

  • Responder

    Sim, foi inconsequente o jogador vascaino. Temos visto o Gabi gay, provocando as torcidas dos times adversários, no entanto, para alguns parece ser normal.

  • Responder

    Essa não entende nada de lei !!kkkk o jogo foi onde a torcida era de quem q rebentou o alambrado !!Vasco q não era !! Se tem q dá 3 pts esse ponto são do Vasco ,se fosse em são Januário aí sim !! então não entende nada !!😡😡😡

    • Em 2000 o Vasco perdeu os pontos

  • Responder

    Comemorar é bem diferente da provocação inconsequente feita pelo jogador do time carioca. Qualquer torcida teria reagindo de forma semelhante. Se fosse um jogador do Sport que fizesse tal mulecagem no campo do Vasco, toda mídia e tribunais esportivo tendenciosos estariam condenando o jogador e dando ao Vasco os 3 pontos.

  • Responder

    O Vasco vai subir esport não kkk

  • Responder

    Fernandinha, Fernandinha…
    Grande advogada.
    Muito especialista.

    Parabéns pela sua competência
    Você é brilhante mesmo.

    A culpada não é ela não.
    E sim quem publicou !!!

    A Fernandinha não é culpada.
    Ela é especialista.
    Grande advogada

  • Responder

    Em um país onde um ex-presidiario está em primeiro lugar nas pesquisas para presidência do Brasil não duvido em nada que o Vasco perca os pontos, mando de campo e ainda pague uma multa grande. No Brasil é o poste que mija no cachorro…..

  • Responder

    Os maiores responsaveis sao esses dois dirigentes amadores do Sport que pelo que eu estou vendo vao sair ilesos.

  • Responder

    Kkkkkkk. Só pode estar de gozação.

  • Responder

    Data Venia, não obstante a profícua hermenêutica jurídica da nobre advogada, fico tranquilo que o Vasco vai ter o seu direito cristalino aos três pontos devidamente apropriado, e o Sport receberá a justa punição pelo grande risco em que colocou a todos em campo, incluindo seus próprios torcedores.

  • Li este artigo infelizmente sei que o atleta vascaíno deu início a está loucura na ilha do retiro no recife-pe.

    • mas não da o direito da torcida jogar objetos e sair batendo na galera.
      traduzindo, explica, mas não justifica essa atitude dos torcedores do sport.

  • Responder

    O Vasco carrega a herança maldita do Eurico, todos odeiam o Vasco, o Wanderley Luxemburgo sentiu na pele quando dirigiu o Machão da Gama, arbitragem e VAR, prejudicando,a grande mídia odeia o Vasco por ter estampado a emissora SBT no uniforme, entre outras coisas…

  • Responder

    ESSA LINDA ENTENDE TUDO DE FUTEBOL, COM BOLA ROLANDO e LEIS ESPORTIVAS. O PERNETI-
    NHA RUIM DE BOLA, ex-gogo do Arruda da Fantasia, FOI O PRINCIPAL RESPONSÁ-VEL PELA ZONA DENTRO DE CAMPO. PELO SPORT ESPETACU-
    LAR, O MAIOR DO NORDESTE,TUDO!!!

  • Responder

    Os torcedores do sport provocam primeiro o jogador do Vasco,o que fez foi desabafar.
    Se não provocacem primeiro,poderiam ter evitado.

  • Responder

    Essa advogada só pode ser flamenguista.

    • Podemos dizer q a torcida do Sport provocou e hostilizou Raniel durante todo o jg. Partindo tbm dessa premissa, Raniel poderia encher de porrada algum torcedor do Sport ou pedir a anotação de difamação contra a torcida do Sport. Foi superior e comemorou com esse gesto de ouvir, q nem de longe é uma ofensa.
      Argumento totalmente sem sentido dessa advogada.

  • Responder

    A alegria e o objetivo do futebol é o GOL. Quando alguém que se intitula especialista fala em punir um clube com a perda dos pontos , simplesmente por que seu atleta comemorou o feito, ou ela torce para o clube contrário ou quer decretar o fim do nosso futebol.

  • Responder

    Deus me livre precisar de uma “adevogada” dessas.

  • Responder

    Imagine a opinião de uns cara de pau desse o Sport bota vinte torcedor o espetáculo tem os seus reveis faz parte aí não a preparo nenhum termo de segurança o que o jogador do flamengo desses cara fez em São Januário contra o Vasco esses Mesmo imbecis achará maravilhoso Será se a torcida tivesse reagido desse jeito será que o Vasco poderia ganhar o pontos acorda cambada ninguém tolera essas opiniões fajuta sem direção do vale o que interessa de o Vasco perder os pontos tem que acabar com esse futebol falido e corruptos do Brasil 7.1 foi pouco não aprenderam nada

    • Concordo, futebol de ataque, comentários tendenciosos, viva o Vasco clube do povo. 1×7 foi pouco.

  • Responder

    É por isso que o Brasil está entregue às traças, hj forma-se advogados na maioria comprando as provas infelizmente e ainda são cara de pau, veja a opinião dessa advogada sem NOÇÃO é lamentável.

  • Responder

    Falou a torcedora do sport !

    • torcedora e provável amante paga do presidente do Sport!!!

  • Responder

    Essa Advogada entende o processo o tanto que eu.
    Todos os jogadores tem o direito de comemorar o resultado do seu trabalho.
    Daqui a pouco querem e que o jogador fique se lamentando por que fez um gol.
    Torcedor tem o direito de protestar nas arquibancada, não invadir e agredir atletas

  • Responder

    Pronto, Dra.! Já teve os seus 15 minutos de atenção. As imagens são bem piores que a súmula do árbitro. Nos polpe de seus argumentos ilógicos. Claro que o Vasco não pode ser punido por algo que nem réu é, muito menos sob a premissa que o Vasco não ofereceu segurança para o espetáculo, aspecto de total responsabilidade do sport. De qualquer forma, parabéns pela publicidade alcançada. Só não sei se a publicidade será positiva.

    • Quem é essa idiota só pode ser Flamenguista, pois essa percepção dela é ridícula

  • Responder

    Tem uns fotos “advogados” que não sabem nem o que falam. A responsabilidade pela segurança é de inteira responsabilidade do mandante, independente de provocação do adversário.

  • Responder

    Raniel não foi o responsável pela invasão. A torcida ia invadir de qualquer forma, eles queriam vingar a penalidade marcada pelo juiz. E se o árbitro tivesse reiniciado o jogo, no final aconteceria uma tragédia.

    • Vejos os torcedores do Vasco defendendo… kkk mas sem ser torcedor, olhar neutro… os dois erraram, Raniel e mais uns torcedores do Vasco foram para a maior organizada provocar a torcida, fato que não justifica a torcida invadir o campo. Mas existem formas de se comemorar, não jogando cadeira e fazendo gestos obscenos para a torcida contrária. E fora que depois a polícia normalizou e deu condições de jogo e que já estava controlado. Os jogadores do Vasco se aproveitaram da situação e não quiseram voltar, queria ver se tivesse 1×0 pro sport se eles não voltavam. E o juiz foi super errado também. Esse é meu ponto de vista! 👍🏼😉

Comente

Veja também
Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta liberação do Real Valladolid para fechar com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama tentar negociar para evitar pagar multa ao Real Valladolid pela contratação do técnico Paulo Pezzolano.

Giovana e seus pais
Torcedora mirim do Vasco viraliza com análises de jogos do Clube

Aos 10 anos, a pequena Giovana são filhos de torcedores do Vasco da Gama e foi batizada na Capela de São Januário.

De virada! Vasco vence o Bauru Basket e sai na frente nas quartas de final do NBB

O Vasco da Gama venceu o Bauru Basket por 84×78, em São Januário e saiu na frente nas quartas de final do NBB.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Escalação do Vasco contra o Athletico-PR

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Athletico-PR neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.