Entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo após o jogo contra o Botafogo

Vanderlei Luxemburgo analisou o desempenho do Vasco da Gama contra o Botafogo e exaltou o espírito dos jogadores.

Luxemburgo durante o jogo contra o Botafogo
Luxemburgo durante o jogo contra o Botafogo (Foto: André Durão)

Após a vitória do Vasco por 3 a 0 sobre o Botafogo com autoridade neste domingo, em São Januário, o treinador Vanderlei Luxemburgo exaltou o espírito dos jogadores no clássico. E disse que, para vencer, era necessário “ralar e suar” citando vitória vascaína no duelo de rivais em 1976, quando Roberto Dinamite marcou um lindo gol após aplicar chapéu no adversário Osmar Guarenelli, ex-zagueiro.

– Vitória contra um adversário que tem tradição, e rivalidade é muito grande, essa coisa vem de longo tempo. Um dos gols mais bonitos da história de Vasco da Gama x Botafogo vem do Dinamite, o maior jogador da história do Vasco da Gama, é num jogo em que o Roberto dá um chapéu no Osmar Guarnelli. Citei isso na preleção hoje. Para ganhar, tem que ralar e suar. Encontramos adversário difícil, centroavante com a bola aérea muito forte. Encaixamos e passamos a ter a superioridade. Era adversário de confronto direto, jogo de seis pontos.

Confira outros tópicos:

Base forte decisiva no jogo

– Pode ter 16, 17, 18 anos. O Vasco tem tradição de base. Boto para cima e dou a chance para eles. A continuidade depende do que eles podem produzir.

Talles Magno em ascensão

– O Talles é um jogador que botei para jogar muito jovem, estava na reserva dos juniores. Ele estava meio que largado. Na primeira atuação comigo, dei um esporro nele porque ele vinha massageando a mão. Saiu correndo do departamento médico, e eu disse que não queria vê-lo massageando mão.

Acho que em algumas bolas ele poderia arriscar um pouco mais, puxar para dentro como puxou em algumas jogadas com o Cano. Ele tem potencial para evoluir ainda mais comigo.

Discussão ente Pikachu e Castan

– Discussão tem que ter, não estamos em igreja ou teatro. Aqui dentro resolve o problema.

Pênalti batido por Pikachu

– Cano sofreu o pênalti (na verdade quem sofreu foi Pikachu) e cedeu ao Pikachu porque tinha um ano que Pikachu não botava a bola para dentro. Achei legal o Cano que é o nosso artilheiro, entender e dar para o Pikachu ganhar no emocional.

Importância de Henrique

– O pessoal quer que o Henrique faça o gol. Lateral a primeira função é defender, a segunda é apoiar e a terceira é resolver na linha de fundo. Disse para ele botar um algodão no ouvido. Bruno e Henrique deram condição de Castan ficar melhor posicionado em campo.

Sem pensar na Sul-Americana

– Não posso pensar em Sul-Americana se ainda estou na confusão, vou pensar passo a passo, jogando cada jogo decisivo. Com respeito ao aspecto físico, não vamos treinar o time fisicamente. Vai ser 20% da parte física, e 40 e 40 da parte técnica e tática. Em vez de o jogador entrar preparado, vai entrar despreparado.

– Jogamos em Goiânia, voltamos, foram para casa, ontem almoçamos na concentração. É alimentação e descanso. É o pijama training. É treinamento reduzido, e alimentação certa. Nada de trabalho de duas horas.

Zaga melhora

– Tínhamos 36 gols tomados e 29 marcados. Tínhamos que procurar melhorar a parte ofensiva. Em Goiânia não fizemos, hoje fizemos três e não levamos. O menino Ricardo operou apendicite, e o Werley se jogar simples, se não achar que é o melhor zagueiro do mundo, joga bem. Depois botei o Jadson para ficar com a sobra. Ali começamos a ganhar o jogo.

Entrada de Caio Lopes

– Só tenho um volante, que é o Bruno, e eu o trouxe para isso. Ele só olha para zagueiro, mas é um jogador que vai crescer no Vasco da Gama. Tem potencial para crescer.

Benítez entra em que função?

– Ele vem de lesão de panturrilha, mas importante é que o jogador vai estar aqui, mas vamos prepará-lo para a estreia contra o Coritiba. Vamos decidir se vai começar jogando ou não. Isso vamos decidir durante a semana.

Confiança dada ao elenco

– Você com a confiança lá embaixo não consegue produzir, tenho dito para eles que eles têm talentos para estar no Vasco da Gama. Tem que ter leveza, alegria. Talles, você tirou um jogador do Fortaleza porque você deu lambreta, e ele te deu um chute na cabeça. A confiança é fundamental num atleta. O elenco está á disposição do treinador

Fonte: Globo Esporte

7 comentários
  • Responder

    Dando oportunidade para base crescer juntamente com os mais experientes é isso aí
    O Santos ganhou do São Paulo só com os reservas
    O Palmeiras venceu com bastante jogadores da base
    Vamos que vamos Vasco

  • Responder

    Um cara que ganhou tudo no futebol não poderia esquecer nunca, já sabia que o vasco seria outro time com ele no comando basta que a diretoria pague em dias e dê uns dois ou treis reforços que chegaremos muito linge o ano que vem. Temos pelo menos 10 meninos bons que veio da base basta da um tempo para ele entenderem que no profissional se trabalha mais e é outra situação.

  • Responder

    Que bom ver o Vasco vencendo e jogando bem até nós torcedores estamos com a autoestima melhor.

    • com certeza.

  • Responder

    Sejamos humilde em reconhecer..
    Mas tudodeucerto hoje e não poderia deixar de elogiar a atuação da arbitragem..
    Pqp fazia muito tempo que não via um juiz dentro de campo déixa rolar a bola como deve ser..
    Sem apitar qualquer encostada ou queda..
    Parabéns ao Árbitro da partida de hoje..

    • Muito pertinente seu comentário, também logo vi isso após o jogo, pois o Vasco vem sendo muito prejudicado por árbitros que não usam os mesmos critérios para punir o dar faltas com coerências, sempre pesam contra o Vasco e principalmente meninos..
      Parabéns a arbitragem que fez um jogo limpo

  • Responder

    Com o Luxa o VASCAO,VAI VOLTAR O FUTEBOL QUE NOIS TORCEDOR MERECEMOS

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.