Entrevista coletiva de Ramon Menezes após o jogo contra o Bahia

O técnico Ramon Menezes admitiu que o time do Vasco da Gama não vive bom momento, mas acha cobranças exageradas.

Ramon Menezes orientando jogadores do Vasco contra o Bahia
Ramon Menezes orientando jogadores do Vasco contra o Bahia (Foto: AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Mais uma atuação ruim, mais um apagão no primeiro tempo, mais uma derrota e a estagnação na tabela do Campeonato Brasileiro. Após o Vasco ser superado pelo Bahia por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, no Pituaçu, Ramon Menezes concordou que este é o pior momento do time em sua gestão.

Mesmo entendendo que as cobranças são exageradas (são seis jogos sem vitória, dois deles na Copa do Brasil, e sete gols sofridos nas últimas duas partidas do Brasileirão), o treinador admitiu que o que vem acontecendo dentro de campo não é normal.

– O que aconteceu com a gente não é normal. E é muito ruim acontecer isso. A gente sente. No último jogo (derrota por 4 a 1 para o Atlético-MG), assumi toda a responsabilidade. Sei da minha responsabilidade aqui dentro. Desde o começo, tento fazer o melhor possível. É ruim o que está acontecendo. Acho que a cobrança tem sido exagerada, mas, ao mesmo tempo, estamos dando motivos para que a cobrança seja forte. Trabalhar no Vasco exige estar preparado para tudo – disse o técnico ao ser questionado sobre críticas de torcedores e da imprensa.

No entender de Ramon, a falta de confiança dos jogadores tem atrapalhado. Ele afirmou que não conseguiu recuperar a cabeça do grupo após a última derrota. Pelo segundo jogo consecutivo, o Vasco sofreu todos os gols no primeiro tempo.

– Trabalhamos a cabeça dos atletas após o jogo contra o Atlético-MG. E, no primeiro tempo, vimos que não conseguimos essa recuperação. Futebol é muito confiança. Se pegar o começo do nosso trabalho, a gente era assim – contextualizou.

O Vasco é o nono colocado, com 18 pontos. No sábado, enfrenta o Flamengo em São Januário.

Mais respostas de Ramon

Pior momento do time e dificuldades defensivas

É lógico que sim. Se você pegar rodadas atrás, era muito difícil da gente tomar gol. Então não é normal você tomar sete gols em dois jogos. A gente passa por um momento difícil e eu, no meu trabalho, perde todo mundo. Ganha, ganha todo mundo. Perde, perde todo mundo. Então é procurar corrigir o que aconteceu. Eu acho que quando você toma um gol, quando nós estamos tomando gol, nós estamos sem reação e aí você passa isso até para o adversário. Então nós temos que buscar reação. No segundo tempo nós perdemos o Bruno Gomes, mas o segundo tempo já foi diferente com a entrada do Tenório. Nós não perdemos a parte ofensiva. Entrada do Carlinhos também, e do Pec, que entrou muito bem. Pena que a gente perdeu o Bruno Gomes, mas enfim, nós não tivemos uma noite feliz novamente.

Opção por Bastos e Pikachu

Se você pegar o começo do meu trabalho, todo mundo elogiava muito, principalmente, a recuperação dos atletas. Então, assim, o Yago tem uma história aqui dentro do clube, ele é o lateral que mais fez gols com a camisa do clube e eu vejo a importância do Yago, principalmente para esses jogadores mais jovens. Nosso grupo é um grupo muito jovem. E o Felipe ele é vice-artilheiro da equipe. Há algumas rodadas era um jogador elogiado que, também, é um jogador que nós conseguimos recuperá-lo. Hoje se fez importante a presença desses jogadores para a escalação, nós não tivemos o Andrey e nem o Benítez. Mas, assim, nós temos que apoiar esses atletas. Não adianta fazer, às vezes, o que eu tenho visto. Porque o atleta sente também. E é um atleta do clube, é um atleta importante. Então, é o que eu penso.

Conversas com a diretoria sobre reforços

Lá no começo do trabalho eu nunca fui de ficar lamentando a ausência de A, B, C, se eu tenho o jogador, se eu não tenho o jogador. Lá eu disse que eu estava muito satisfeito com tudo aquilo que vinha acontecendo, principalmente dentro do campo. E, assim, a performance desses atletas. E não é agora que eu vou ficar lamentando, justificando. Eu também coloco a minha responsabilidade. Sei que o clube atravessa um momento financeira difícil até para buscar reforços e o próprio mercado também, uma dificuldade muito grande de contratar. Nosso time é um time muito jovem, mas, para você ver, até algumas rodadas, as coisas estavam acontecendo. E agora o que nos resta é recuperar. Recuperar esses atletas. Um momento difícil, eu sei que o torcedor está chateado. Nós também. Vamos continuar trabalhando, tem que trabalhar. Só trabalho e voltar a vencer. Tem o clássico ai pela frente diante do Flamengo.

Projeção do jogo contra o Flamengo

É um clássico, né. É um jogo que todo mundo gosta de jogar, gosta de participar desse jogo. É um jogo muito importante para o clube, para a gente dentro do campeonato voltar a vencer. Mas nós sabemos que temos que melhorar muito. Voltar a fazer tudo aquilo que nós fazíamos antes. Então, nós temos aí dois dias para pensar muito nisso, para recuperar e já entrar no sábado, voltar a fazer tudo o que nós fazíamos.

Ausência de gols de Cano

O Cano, pelo fato de não estar fazendo gol, a equipe está tendo uma certa dificuldade. Mostrou isso, principalmente, no primeiro tempo lá contra o Atlético-MG e no primeiro tempo aqui. E vai recuperar também como todos os atletas. É um grande jogador e vai ajudar muito o Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ramon Menezes
Comente

Veja também
Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.