Entenda por que Payet terá que cumprir suspensão no Brasil

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, terá que cumprir um jogo de suspensão por causa de punição na França.

Payet no gramado do Maracanã
Payet no gramado do Maracanã (Foto: André Durão)

Os torcedores do Vasco que aguardam pela estreia do meia Dimitri Payet precisarão segurar a paciência por mais uma semana. Regularizado nesta sexta-feira, o meia-atacante francês precisará cumprir, neste domingo, contra o Palmeiras, uma suspensão sofrida na França. Uma situação não é muito frequente, mas é prevista pelo regulamento da Fifa.

Na última edição do regulamento de transferências internacionais, a entidade fala sobre suspensões no item 12. A regra é que, em caso de suspensões de três até três meses ou quatro partidas, caso de Payet, a federação de futebol de origem, que aplicou a exceção , deverá notificar a federação de destino no momento em que emitir o certificado de transferência internacional. Essa comunicação é feita pelo transfer match system (TMS), o sistema informatizado de transferências da Fifa.

Regulamento da Fifa sobre suspensões
Regulamento da Fifa sobre suspensões

Qualquer sanção disciplinar de até quatro partidas ou três meses imposta a um jogador pela antiga associação, mas ainda não cumprida integralmente no momento da transferência deverá ser reforçada pela nova associação em que o jogador for registrado para ser cumprido a nível doméstico. Na emissão do ITC (o certificado), a antiga associação deve notificar a nova associação, pelo TMS, de qualquer sanção disciplinar que ainda precisa ter sido cumprida de forma coerente, diz o trecho.

Portanto, o cumprimento dessas suspensões depende da notificação da associação anterior. Um caso recente foi na ida de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, em janeiro. O craque português precisou cumprir dois jogos de suspensão sofrida quando ainda atuava no Manchester United, atrasando sua estreia. Curiosamente, o regulamento que prevê que punições maiores que quatro jogos ou três meses só devem ser cumpridas internacionalmente caso a Fifa esteja a abrangência territorial da tolerância nesse sentido.

Payet foi suspenso por três jogos por acertar um tapa em um auxiliar do Lens durante a partida do Campeonato Francês, quando ainda atuava pelo Olympique de Marselha. Dois jogos já realizados foram cumpridos.

O Vasco correu para regularizar o francês até o jogo deste final de semana. Se não fosse registrado até 24 horas antes da partida contra o Palmeiras, no domingo, o jogador precisaria cumprir a suspensão posteriormente. Agora, está liberado para enfrentar o Bahia.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Payet
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Dimitri Payet visivelmente bem no treino desta sexta-feira
Relacionados do Vasco contra o Criciúma

Confira os jogadores do Vasco relacionados para o jogo contra o Criciúma neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.