Entenda os fatores que fazem Ramon Menezes já viver dilema no Vasco

O técnico Ramon Menezes já vive um dilema no Vasco da Gama, e algumas situação complicam o trabalho do comandante.

Ramon Menezes, técnico do Vasco
Ramon Menezes em partida do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Início surpreendente, com direito à liderança, que fez os holofotes se voltarem para São Januário e batizarem até mesmo o estilo de jogo de “Ramonismo”. A boa fase do Vasco no Campeonato Brasileiro foi pulverizada a partir de setembro e agora o técnico Ramon Menezes vive o dilema entre um esquema que já pode estar “manjado” e as alternativas que, até o momento, foram frustradas.

Quando emplacou vitórias e ocupou as primeiras posições na tabela, o treinador adotou uma estratégia em que o lateral esquerdo Henrique era quase que um terceiro zagueiro, desobrigando Talles Magno das funções defensivas e liberando o lateral direito Yago Pikachu para os avanços.

No meio, contava com Fellipe Bastos em boa fase e fazendo gols, além da espinha dorsal com Andrey e Benítez. Na frente, o inspirado Cano balançava as redes seguidamente.

Com o passar do tempo, porém, os adversários neutralizaram o esquema e jogadores caíram de rendimento, casos, principalmente, de Pikachu e Bastos.

Após a goleada sofrida para o Atlético-MG por 4 a 1, Ramon Menezes assumiu a bronca. “Queria deixar bem claro que a responsabilidade é minha de escalar e colocar em campo aquilo que vejo como ideal. Os atletas têm esse entendimento”, disse à Vasco TV.

Mudanças não surtem efeito

A mudança mais radical aconteceu justamente diante dos mineiros, quando Ramon Menezes escalou três zagueiros de origem e inverteu a saída dos laterais, liberando mais Henrique. O esquema não funcionou, mas o treinador tentou explicou o que pensou com esta opção.

“Na verdade, a maneira de jogar é muito parecida. Até porque quando temos a bola o Miranda é um dos construtores. O objetivo era dar um pouco mais de liberdade pela esquerda, segurar o Miranda, pois o Atlético-MG vem muito bem pelo lado esquerdo”, analisou.

Em outras oportunidades, o treinador também promoveu alterações, mas com o intuito de poupar jogadores, e os resultados também não vieram, mesmo com times da parte de baixo da tabela, casos de Coritiba e o até então Atlético-GO, que agora tem reagido e está na 11ª colocação.

Fonte de gols de Cano seca

Coincidência ou não, o tempo que o Vasco está sem vitória é o mesmo que Germán Cano enfrenta sem fazer gols: cinco jogos.

A última vez que o artilheiro vascaíno da temporada balançou a rede foi na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo no estádio Nilton Santos.

“O Cano é um dos artilheiros da competição. Daqui a pouco vai voltar a fazer gols. Meu foco é recuperar todos. Estamos há três jogos sem vencer no Brasileiro”, destacou Ramon.

O atacante tem 16 gols anotados em 26 partidas disputadas com a camisa cruz-maltina.

Reforços ainda não corresponderam

O Vasco trouxe reforços recentemente com o intuito de aumentar o leque de opções de Ramon Menezes, mas até o momento eles não corresponderam e não se firmaram como titulares. São os casos do lateral esquerdo Neto Borges, do meia Carlinhos e do atacante Guilherme Parede. Destes, somente Carlinhos chegou de forma definitiva. Os outros dois estão emprestados.

Casos de Covid-19

A Covid-19 também tem afetado bastante o elenco do Vasco. No total, 27 jogadores já foram infectados, sendo que oito deles testaram positivo durante o Campeonato Brasileiro, além do técnico Ramon Menezes.

Fonte: Uol

Mais sobre:Ramon Menezes
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    i. Mostra. Q e um. Treinador em aprendozado previsivel o futebol e a unica coisa na vida q e inprevisivel não. Consegue um esquema tatico pensa pouco tem q. Treina um. Da segunda divisão pra começar mas volto a repeti chega. De promessa de tecnico precisamo s. De um tecnico de vdd AQUI E VASCO

  • Responder

    i. Mostra. Q e um. Treinador em aprendozado previsivel o futebol e a unica coisa na vida q e inprevisivel não. Consegue um esquema tatico pensa pouco tem q. Treina um. Da segunda divisão pra começar mas volto a repeti chega. De promessa de tecnico precisamo s. De um tecnico de vdd

Comente

Veja também
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.