Empresário revela que Vasco substituiu o Palmeiras no Mundial de 2000 e cita Eurico

O empresário Andre Cury revelou que Eurico Miranda colocou o Vasco da Gama na vaga do Palmeiras para disputar o Mundial de 2000.

Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco
Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco

Dois times brasileiros estiveram presentes na disputa do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa: Corinthians e Vasco. A edição de 2000 foi realizada no Brasil e terminou com título da equipe paulista, nos pênaltis, em final justamente contra os cariocas.

O Timão foi chamado para a disputa por ser o então campeão nacional do país-sede — havia vencido o Brasileirão em 1998 e 1999. O então campeão da América do Sul era o Palmeiras, que conquistou a CONMEBOL Libertadores em 1999. O time alviverde, porém, perdeu o lugar na competição para o Vasco, campeão da Libertadores em 1998. Mas por quê?

Segundo o empresário Andre Cury, que na época trabalhava na Traffic, que auxiliou na organização do Mundial, houve um motivo para isso: o dirigente vascaíno Eurico Miranda.

“Vasco tinha o Eurico Miranda. Por que o Vasco existe como um grande clube, que rivalizou com o Flamengo? Porque tinha o Eurico Miranda… Eurico Miranda, esse foi o critério [para o Vasco disputar a edição de 2000 no lugar do Palmeiras]”, revelou, ao canal Benja Me Mucho.

“O Vasco ganhou a Libertadores em 98, Palmeiras em 99. Qual era o critério? Vão os dois campeões da América? Só que tinha que ir o campeão do país que estava sedeando o torneio, o Corinthians, que ganhou [o Brasileiro] em 98 e 99. O outro, como escolhia? Ou Vasco ou Palmeiras”, seguiu.

“Por ordem, fosse hoje, deveria ser o Palmeiras. Mas aí entrou o Vasco, aí entrou o Eurico… Eurico era bom e ruim. Essa foi a parte boa…”, completou.

Eurico Miranda, que morreu em 2019, foi um dirigente histórico do Vasco, com vários anos de atuação no clube. Foi presidente pela primeira vez pouco após o Mundial: entre 2001 e 2008. Depois, reassumiu o cargo de 2014 a 2018.

Fonte: ESPN

4 comentários
  • Responder

    Essa informação está errada!
    A final da libertadores daquele ano aconteceu no início de janeiro de 2000. A FIFA anunciou os participantes no fim do brasileiro de 1999, ou seja, já com o campeão nacional definido, e antes das decisões da Libertadores daquele ano, ou seja, o Palmeiras ainda não era campeão. O Vasco foi chamado porque era até a final da Libertadores, que ainda não havia acontecido, o atual campeão de 1998.
    Querem inventar narrativas, sendo que tudo foi explicado na época.

  • Responder

    Folclórico e metido a estadista, era o presidente conservador encarnado, inclusive com os vícios, defeitos e manias.
    Se colocar na balança tem mais contras do que prós, basta relembrar o que aconteceu com o Vasco depois, tratado como pária e perseguido pela grande mídia… triste

  • Responder

    Folclórico e metido a estadista, era o presidente conservador encarnado, inclusive com os vícios, defeitos e manias.
    Se colocar na balança tem mais contras do que prós, basta relembrar o que aconteceu com o Vasco depois, tratado como pária e perseguido pela grande mídia…

  • Responder

    O Eurico Miranda é o responsável pelo endividamento do Vasco até hoje. De nada adiantou conquistar todos aqueles títulos de 98 a 2000 e deixar uma dívida impagável. E brigar com a m da globo, onde que estourou a corda? No Vasco, porque? Porque não veio patrocinador de peso depois do título da SulAmérica? Ele acabou com o Vasco.

Comente

Veja também
Maracanã em Vasco x Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca
Vasco fecha acordo e terá jogos do Carioca transmitidos por Globo e Band

Depois de um período de indefinição, Vasco da Gama acertou com a Globo e a Band para a exibição dos seus jogos no Campeonato Carioca.

Dedé em ação pelo Vasco na Copa Sul-Americana 2011
Dedé revela estratégia que usou para anular Neymar em jogo memorável pelo Vasco

Zagueiro do Vasco da Gama entre 2009 e 2013, Dedé enfrentou Neymar em 2011, no auge do craque atuando no Brasil.

Deyverson em ação pelo Atlético-MG
Deyverson relembra quando se ofereceu ao Vasco e foi recusado

Atacante do Atlético-MG, que acumula passagens por Palmeiras e clubes da Europa, Deyverson é torcedor declarado do Vasco da Gama.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.