Empresário revela que Vasco substituiu o Palmeiras no Mundial de 2000 e cita Eurico

O empresário Andre Cury revelou que Eurico Miranda colocou o Vasco da Gama na vaga do Palmeiras para disputar o Mundial de 2000.

Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco
Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco

Dois times brasileiros estiveram presentes na disputa do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa: Corinthians e Vasco. A edição de 2000 foi realizada no Brasil e terminou com título da equipe paulista, nos pênaltis, em final justamente contra os cariocas.

O Timão foi chamado para a disputa por ser o então campeão nacional do país-sede — havia vencido o Brasileirão em 1998 e 1999. O então campeão da América do Sul era o Palmeiras, que conquistou a CONMEBOL Libertadores em 1999. O time alviverde, porém, perdeu o lugar na competição para o Vasco, campeão da Libertadores em 1998. Mas por quê?

Segundo o empresário Andre Cury, que na época trabalhava na Traffic, que auxiliou na organização do Mundial, houve um motivo para isso: o dirigente vascaíno Eurico Miranda.

“Vasco tinha o Eurico Miranda. Por que o Vasco existe como um grande clube, que rivalizou com o Flamengo? Porque tinha o Eurico Miranda… Eurico Miranda, esse foi o critério [para o Vasco disputar a edição de 2000 no lugar do Palmeiras]”, revelou, ao canal Benja Me Mucho.

“O Vasco ganhou a Libertadores em 98, Palmeiras em 99. Qual era o critério? Vão os dois campeões da América? Só que tinha que ir o campeão do país que estava sedeando o torneio, o Corinthians, que ganhou [o Brasileiro] em 98 e 99. O outro, como escolhia? Ou Vasco ou Palmeiras”, seguiu.

“Por ordem, fosse hoje, deveria ser o Palmeiras. Mas aí entrou o Vasco, aí entrou o Eurico… Eurico era bom e ruim. Essa foi a parte boa…”, completou.

Eurico Miranda, que morreu em 2019, foi um dirigente histórico do Vasco, com vários anos de atuação no clube. Foi presidente pela primeira vez pouco após o Mundial: entre 2001 e 2008. Depois, reassumiu o cargo de 2014 a 2018.

Fonte: ESPN

4 comentários
  • Responder

    Essa informação está errada!
    A final da libertadores daquele ano aconteceu no início de janeiro de 2000. A FIFA anunciou os participantes no fim do brasileiro de 1999, ou seja, já com o campeão nacional definido, e antes das decisões da Libertadores daquele ano, ou seja, o Palmeiras ainda não era campeão. O Vasco foi chamado porque era até a final da Libertadores, que ainda não havia acontecido, o atual campeão de 1998.
    Querem inventar narrativas, sendo que tudo foi explicado na época.

  • Responder

    Folclórico e metido a estadista, era o presidente conservador encarnado, inclusive com os vícios, defeitos e manias.
    Se colocar na balança tem mais contras do que prós, basta relembrar o que aconteceu com o Vasco depois, tratado como pária e perseguido pela grande mídia… triste

  • Responder

    Folclórico e metido a estadista, era o presidente conservador encarnado, inclusive com os vícios, defeitos e manias.
    Se colocar na balança tem mais contras do que prós, basta relembrar o que aconteceu com o Vasco depois, tratado como pária e perseguido pela grande mídia…

  • Responder

    O Eurico Miranda é o responsável pelo endividamento do Vasco até hoje. De nada adiantou conquistar todos aqueles títulos de 98 a 2000 e deixar uma dívida impagável. E brigar com a m da globo, onde que estourou a corda? No Vasco, porque? Porque não veio patrocinador de peso depois do título da SulAmérica? Ele acabou com o Vasco.

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.