Empresa se manifesta e explica falha do VAR no jogo entre Vasco e Internacional

A empresa Hawk-Eye explicou falha na ferramenta que impossibilitou a checagem do lance de gol do Internacional contra o Vasco da Gama.

Imagens do VAR antes do início de Vasco x Internacional
Imagens do VAR antes do início de Vasco x Internacional (Foto: Divulgação)

A CBF divulgou nesta segunda-feira nota oficial da Hawk-Eye, responsável pela tecnologia do árbitro de vídeo do Brasileirão, com explicações sobre o VAR “descalibrado” na vitória de 2 a 0 do Internacional sobre o Vasco, no último domingo, pela 36ª rodada. A empresa afirmou que o ângulo das câmeras e a sombra no campo causaram o problema técnico.

– Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso – afirmou o CEO Adam Fry.

A Hawk-Eye também divulgou imagens para comprovar que o VAR estava operacional antes do pontapé inicial e após a recalibração. O que não aconteceu até os nove minutos do primeiro tempo, quando Rodrigo Dourado abriu o placar no lance que roubou as atenções na última rodada.

Imagens do VAR antes do início de Vasco x Internacional
Imagens do VAR antes do início de Vasco x Internacional (Foto: Divulgação)
Imagens do VAR após recalibração
Imagens do VAR após recalibração (Foto: Divulgação)

Por conta da falha da ferramenta, o Vasco enviou ofício à CBF e pediu a anulação da partida. O técnico da equipe, Vanderlei Luxemburgo, chegou a revelar que o clube cogitou não voltar a campo para o segundo tempo. Por parte do Inter, o presidente Alessandro Barcelos minimizou a situação e ficou na bronca com outro lance, o pênalti marcado e perdido pelo vascaíno Cano.

Leia a nota na íntegra

“A quem possa interessar,

Durante a partida VASCO DA GAMA x INTERNACIONAL na data 14 de fevereiro de 2021, ocorreu, lamentavelmente, um problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de impedimento.

Esse inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo. Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso.

A questão foi comunicada ao VAR, que seguiu o protocolo de acordo com os requisitos da FIFA e da IFAB, informando ao campo a situação, e que nenhum erro claro e óbvio poderia ser determinado apenas com base nas imagens da TV, recomendando ao árbitro de campo manter sua decisão inicial de validar o gol.

O sistema estava totalmente operacional no início da partida e imediatamente após a recalibração, conforme as imagens abaixo. A tecnologia Hawk-Eye e nossos operadores cumprem os mais altos padrões de qualidade, no entanto, situações como essa nos inspiram a sempre nos dedicarmos no sentido do aprendizado e da inovação.

A Hawk-Eye gostaria de pedir desculpas à CBF e aos torcedores de futebol em geral por este inconveniente, e garantir que temos o compromisso de inovar continuamente e aprimorar a tecnologia para tornar todos os esportes, inclusive o grande jogo de futebol, uma experiência mais justa e mais emocionante.”

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:InternacionalVAR
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Tudo está sendo arranjado matemáticamente para rebaixar o Vasco, são muitos erros do var contra o Vasco, parece coisa paga, vc deve está correndo muito dinheiro. Reconheço que o time é extremamente ridículo, contrataram jogadores de terceira divisão para o clube e esse Talles BB está uma merda.

  • Responder

    Tem que anular a partida!

Comente

Veja também
Jorge Salgado revela que pedirá benemerência para Zé Colmeia
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com o Vasco

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.

Newton e Ronaldo são apresentados pelo Criciúma
Criciúma terá novidades para o jogo contra o Vasco

O técnico Cláudio Tencati ganhou as opções de Newton e Ronaldo, novos reforços, para o jogo contra o Vasco da Gama.