Emiliano Díaz ganha espaço no Vasco e mostra entrosamento com o pai Ramón Díaz   

Pai e filho, Emiliano Díaz e Ramón Díaz, fazem dobradinha de sucesso no Vasco da Gama e comandam reação do time no Brasileiro.

Emiliano e Ramón Díaz no clássico contra o Flamengo, no Maracanã
Emiliano e Ramón Díaz no clássico contra o Flamengo, no Maracanã

Há 19 jogos no comando do Vasco, o equivalente a um turno do Brasileirão, Ramón Díaz conseguiu o que muitos já tratavam como impossível. A quatro rodadas do fim, o time está fora da zona de rebaixamento e dá sinais de que vai conseguir permanecer na Série A. Hoje, é improvável encontrar um vascaíno que não goste do técnico argentino. Um trabalho de resgate, que tem ajuda de muita gente, especialmente do filho Emiliano Díaz.

Emiliano é mais do que um braço direito de Ramón no Vasco. É um auxiliar muito presente. Ele é participativo não somente no dia a dia nos treinos, como também nos jogos e no vestiário. É querido no elenco e homem de confiança do treinador.

– Eles se entendem no olhar – disse uma pessoa do convívio diário com a dupla, ao ge.

Além de Emiliano, Rámon chegou ao Vasco com os auxiliares argentinos Osmar Ferreyra e Juan Romanazzi, com o compatriota Damian Paz (analista de desempenho) e com o preparador físico brasileiro Diego Pereira. Todos na casa dos 40 anos.

O que se ouve na Argentina e dentro do Vasco é que staff traz jovialidade, energia e modernidade ao trabalho da comissão técnica de Ramón Díaz, uma lenda no futebol argentino, de 64 anos. E nisso, Emiliano tem papel fundamental, por ser o mais próximo ao pai e ajudar a liderar o grupo.

– Além da relação entre pai e filho, eles têm uma relação bastante profissional. Os dois são muito profissionais e têm nos ajudado bastante. O Emiliano é uma pessoa espetacular, assim como o Ramón. Cada um tem sua maneira de trabalhar, cada um tem seu jeito de lidar com os jogadores. Um fala mais, o outro fala menos. Um pega mais no pé, o outro pega menos. Mas eles estão sempre em sintonia. A questão de ser pai e filho não interfere em nada. Eles têm nos ajudado bastante – disse o zagueiro Maicon.

Emiliano é muito ativo durante os jogos e conversa o tempo todo com Ramón. Por vezes, é ele quem passa orientações para os jogadores em campo. Quando um está à beira do gramado geralmente o outro senta no banco. Eles se alternam.

Mas é no vestiário que ele se faz ainda mais presente. Com discursos inflamados, assim como seu pai, exerce um papel importante de motivador.

– O trabalho que vocês estão fazendo é absurdo. Um absurdo! Nós temos um sonho. E esse sonho está a 90 minutos de acontecer. Estamos fazendo muito para não sofrermos mais. Hoje, durante 90 minutos, temos que jogar com todo esse sofrimento. Temos que lembrar de todo sofrimento que passamos. Temos que ter fé e acreditar até o fim. Vou repetir: temos que jogar durante 90 minutos com esse sofrimento, que sofremos durante dois meses. Eles (Botafogo) não estão acostumados com essa situação de pressão, que nós vivemos. Essa é a vantagem que temos hoje. Vocês são homens. E hoje é o dia – disse Emiliano ao grupo, antes do clássico contra o Botafogo, em um dos muitos vídeos de bastidores, da Vasco TV, que viralizaram entre os torcedores.

Emiliano também é o autor da frase que virou lema entre os vascaínos.

– Se eles querem que desistamos, terão de matar a todos nós – postou o auxiliar argentino, após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, que teve polêmica em gol anulado de Paulinho. A torcida comprou o barulho.

Engana-se, no entanto, quem pensa que motivar é o único papel de Emiliano. Todos os relatos dão conta de que ele é um auxiliar extremamente estudioso e entende muito de futebol. O goleiro Gatito Fernández, por exemplo, que trabalhou com Emiliano durante um curto período no Botafogo em 2020, o elogiou bastante.

– O Emiliano tem um entrosamento perfeito com o pai e certamente tem um grande futuro pela frente. É muito detalhista, gosta de trabalhar a parte tática de acordo com cada jogo. Se preparou bastante, entende do que faz e fala. Conversa com os jogadores e quebra uma certa barreira que possa existir entre o grupo e o treinador – disse Gatito, em recente entrevista ao ge.

Filho mais velho de Ramón Díaz, Emiliano nasceu em Nápoles, na Itália, no período em que seu pai jogava pelo Napoli, no início da década de 80. Hoje auxiliar, ele tentou seguir a carreira de jogador, mas não teve o mesmo sucesso.

Ao contrário de Ramón, que foi um centroavante com faro de gols, Emiliano era meio-campista. Iniciou a carreira no River Plate, clube em que seu pai fez história como jogador e treinador. Emiliano chegou a ser comandado por Ramón, mas não vingou. Passou a maior parte da carreira em clubes menores e se aposentou aos 28 anos para estudar sobre futebol.

No ano seguinte, em 2011, Emiliano trabalhou pela primeira vez como auxiliar de Ramón, no Independiente. Desde então, acompanhou o pai pelo mundo, no futebol sul-americano, no Egito e no Oriente Médio. Doze anos depois, os dois seguem inseparáveis e querem fazer história no Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.