Emiliano Díaz analisa atuação do Vasco em vitória contra o Botafogo

Auxiliar técnico do Vasco da Gama, Emiliano Díaz concedeu entrevista coletiva após a vitória no clássico contra o Botafogo.

Ramón e Emiliano no Nilton Santos
Ramón e Emiliano no Nilton Santos (Foto: André Durão/ge)

Em entrevista coletiva após a vitória por 4×2 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, pela nona rodada da Taça Guanabara, o auxiliar técnico do Vasco da Gama, Emiliano Díaz, analisou o resultado e a performance da equipe.

Emiliano destacou, assim como nos clássicos passados contra Flamengo e Fluminense, que o time tem adquirido casca quando enfrenta os rivais. Ele ainda disse que a equipe precisa adotar essa mentalidade na temporada.

– Sempre falamos o mesmo tanto com Ramón quanto o grupo: clássico é vida ou morte. Pode não jogar tão bem, mas sabe que tem que lutar. Viemos de uma escola de River x Boca, onde perde e morre. Essa mentalidade que o grupo está adquirindo. E seguimos lutando, vamos seguir até o final.

O auxiliar também abordou o histórico recente do Gigante em clássicos e a preparação para o jogo. Um dos jornalistas relembrou que o Vasco venceu com dois placares iguais as últimas duas partidas disputadas no Nilton Santos, 4×2 sobre o Fluminense, no último Brasileiro, e hoje contra o Botafogo.

– Normal não é (repetir o placar). Enfrentamos um grande rival, foi muito difícil. Sabemos a qualidade que tem o Botafogo. Não é normal, são casualidades de jogo. A gente se prepara para jogar estes jogos como se tem que jogar, e graças a Deus hoje a bola entrou e não aconteceu nada raro. Ficamos muito felizes.

Emiliano também comentou a dificuldade do Time da Cruz de Malta no começo da partida, onde o rival teve mais oportunidades e controle de jogo. Ele relembrou que o zagueiro Maicon não atuava há algum tempo, mas reforçou que todos do elenco tem sua importância.

– Era normal que acontecesse (dificuldade inicial), o Maicon fazia muito tempo que não jogava. Mas o grupo está preparado, é o melhor que tem o grupo, todo mundo se crê importante. Quem entra está trabalhando dessa maneira, e às vezes não faz falta mudar o sistema porque todo mundo está trabalhando da mesma forma. O grupo se sentir importante, quem entra vai fazer bem.

O auxiliar seguiu com a resposta afirmando que não existe um modelo de jogo definido para que o time entre em campo. Para o filho de Ramón Díaz, a equipe tem conseguido performar com três zagueiros, mas a estratégia depende de vários fatores.

– Nós nunca nos fechamos em um sistema, depende do momento, às vezes tem mais desfalques que em outros… Ano passado aconteceu de termos cinco volantes a menos. Futebol brasileiro é muito longo, tem muitos jogos, mas as coisas seguem acontecendo bem. O time se sente cômodo com esse sistema. Estamos contentes, até que siga funcionando vamos continuar assim (risos).

A vitória no clássico colocou o Vasco na terceira colocação do Campeonato Carioca, com 16 pontos. O Cruzmaltino termina essa fase da competição sem perder para os principais rivais. Foram dois empates, contra Flamengo e Fluminense, e triunfo diante do Botafogo.

Comente

Veja também
Definida a arbitragem para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN nesta terça-feira, pela Sul-Americana 2025.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Puerto Cabello-VEN

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, em São Januário, pela Sul-Americana.

Resposta Histórica do Vasco completa 101 anos

Em 7 de abril de 1924, o Vasco se recusou a excluir 12 jogadores negros, operários e analfabetos para se filiar na AMEA.

Vasco deve ter força máxima para enfrentar o Puerto Cabello-VEN

Sob pressão, Fábio Carille deve escalar o Vasco com força máxima para conquistar a 1ª vitória na Sul-Americana.

Garré projeta jogo pela Sul-Americana em São Januário e faz pedido à torcida

O meia Benjamin Garré destaca a importância do jogo em casa e mira a vitória diante do Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Justiça determina Vasco x Flamengo em São Januário; decisão critica o Bepe

Justiça decide a favor do Gigante da Colina e clássico entre Vasco da Gama x Flamengo será em são Januário; magistrada critica Bepe.

Dé Aranha critica declaração de Pedrinho sobre o Vasco: ‘Deveria estar mamado’

Revoltado após derrota do Vasco da Gama diante do Corinthians, Dé Aranha critica fala de Pedrinho sobre elenco.

Tottenham estaria interessado em Rayan

Em negociação para renovação de contrato com o Vasco da Gama, Rayan estaria na mira do Tottenham, da Inglaterra.

Carille tem clima ruim no vestiário; multa é impasse para demissão

O treinador Fábio Crille tem clima quase insustentável no vestiário do Vasco, mas jogos da semana será decisiva para seu futuro.

Ingressos para Vasco x Palmeiras pelo Brasileiro 2025

Vasco da Gama e Palmeiras se enfrentam em Brasília no dia 4 de maio, às 16h, no Mané Garrincha, pela 7ª rodada do Brasileiro.