Coutinho brilha, Vasco vence sem sustos e ganha moral para clássico

Vasco da Gama venceu o Nova Iguaçu por 3x0, no Nilton Santos, e se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil.

Coutinho comemorando gol contra o Nova Iguaçu
Coutinho comemorando gol contra o Nova Iguaçu (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco passou bem pela primeira decisão da semana e venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 nesta quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. A classificação veio sem sustos, com Philippe Coutinho inspirado, e terminou com aplausos da torcida e gritos de incentivo para o próximo compromisso decisivo deste sábado, contra o Flamengo, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Carioca.

A equipe comandada por Fábio Carille não quis dar chance ao azar, e assim o fez desde o primeiro minuto. Para tomar as rédeas da partida, Fábio Carille promoveu uma mudança no esquema tático em relação ao jogo do último sábado. O treinador sacou um volante da trinca que formou o meio-campo titular para atuar com dois pontas – o estreante Nuno Moreira de um lado, e Rayan do outro -, além de Vegetti na referência.

O estreante português da noite causou uma excelente impressão ao torcedor vascaíno logo nos primeiros toques na bola. Aos nove minutos, Nuno deu linda assistência para Rayan, que entrou cara a cara e só teve o trabalho de deslocar o goleiro.

Mesmo após o gol logo no início, o Vasco pressionava bastante o Nova Iguaçu e promovia uma linha alta de marcação para retomar a bola o mais próximo possível do gol. Com pontas bem participativos na construção do jogo, Coutinho teve companhia para fazer a bola girar.

A tranquilidade veio após pênalti cometido por Sidney em Vegetti, aos 17 minutos. Coutinho foi para a cobrança e marcou o segundo para o Vasco. O meia ainda marcaria o terceiro, seu segundo na partida em um golaço na especialidade da casa: um chute cruzado de fora da área no ângulo do goleiro adversário. Três a zero merecido no placar.

A rotação do Vasco na segunda etapa diminuiu por conta do placar tranquilo construído nos primeiros 45 minutos. Mas o time não sofreu em praticamente nenhum momento. A única chance mais aguda do adversário aconteceu com Philippe Costa, aos nove minutos, mas Léo Jardim foi bem e fez defesa segura.

Fábio Carille aproveitou a etapa final para dar rotação ao elenco e poupar alguns atletas já de olho no confronto decisivo contra o Flamengo no sábado. As primeiras substituições aconteceram aos 17 minutos. Nuno Moreira deu lugar a Loide Augusto, que também mostrou boa movimentação pelo lado esquerdo, e Hugo Moura foi substituído por Jair.

Sete minutos depois, o treinador deu descanso para Vegetti e Coutinho. Com as entradas de Garré e Payet, o atacante Rayan foi deslocado para atuar centralizado. Uma alternativa que o próprio Carille indicou que pode ser possível com os treinamentos e mais tempo de trabalho.

– O Rayan não trabalhou comigo ainda como nove. Ele estava na seleção, está há poucos dias comigo aqui e já veio sem muito tempo para treinar. Sei que ele fez um jogo (centralizado) contra o Bahia e foi muito bem. Mas ainda quero trabalhar mais para ver se ele pode ser esse jogador, na ausência do Vegetti, ou se potencializo ele mais ainda aberto, que ele tem força, tem chegada, tem presença de área. Eu preciso preencher melhor a área, não só com o Vegetti, mas esses jogadores chegando também. Eu sei que ele tem isso. Daqui um pouquinho talvez eu tenha uma resposta melhor sobre isso – disse Carille na coletiva de imprensa após o jogo

O Vasco ainda teve chances de ampliar com Payet, em cabeçada dentro da área, aos 32 minutos. Um gol que poderia dar novo gás e renovar a confiança do meia francês, que ainda não balançou as redes em 2025.

A última substituição aconteceu aos 37 minutos, com a saída de Paulinho, que ainda trabalha com controle de carga e minutagem neste início de ano. Mateus Carvalho foi o escolhido para ocupar a vaga no meio-campo. As mudanças feitas pelo treinador mantiveram a boa partida do time, que não deu chances para o azar e venceu com autoridade.

Belo cartão de visitas português

Estreante na noite desta quarta-feira, Nuno Moreira causou uma bela impressão ao torcedor vascaíno presente no Nilton Santos. O português fez boas associações pelo lado esquerdo e parecia já dialogar com fluidez com Philippe Coutinho e Lucas Piton pelo setor.

O reforço de 25 anos foi o autor de uma linda assistência para o gol de Rayan, que abriu o placar para o Vasco na primeira etapa. Na coletiva de imprensa, Carille rasgou elogios ao jogador e definiu algumas das características do atleta.

– O Nuno é um meia que ocupa bem o espaço, que joga tanto por dentro quanto pela direita. Eu gosto de ter um lado mais agudo e outro mais pensador dando bastante amplitude com o lateral. O que mais me deixa feliz é o quanto o Coutinho cresceu dando essa liberdade de ser um armador. Ter um jogador que sabe movimentar, posicionar e trabalhar com poucos toques, que foi o caso do Nuno hoje, cresceu muito o futebol do Coutinho.

“O Nuno é um jogador muito bom para o equilíbrio da equipe. Um meia que faz o jogo ser rápido através de passes e não de drible”, definiu Carille

Após o jogo, o atacante também falou com a imprensa na zona mista do estádio Nilton Santos e se mostrou entusiasmado com a boa estreia pelo clube. Ao ser perguntado sobre o próximo compromisso do Vasco e as chances de classificação diante do Flamengo, Nuno foi sucinto:

– Não acho que seja nenhum bicho papão, hoje mostramos que temos muita qualidade e estou muito confiante de que podemos reverter o resultado – afirmou o jogador português.

Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 17h45, no Maracanã, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Carioca. Após perder a ida por 1 a 0, a equipe de Fábio Carille necessita vencer por dois gols de diferença para garantir uma vaga na decisão do estadual.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Felipe desconversa sobre novo técnico do Vasco

Interino contra o Operário-PR, Felipe desconversa sobre novo técnico do Vasco da Gama; Clube negocia com Diniz.

Cassio Barros comemora vaga na final da CB e vitórias contra o Flamengo

O técnico Cassio Barros exaltou trabalho coletivo do Sub-17 após terceira vitória consecutiva sobre o Flamengo.

Comentarista critica VAR de Operário-PR x Vasco e discorda de Daronco

Comentarista Paulo Caravina critica VAR por lance entre Operário-PR x Vasco da Gama e discorda do árbitro Anderson Daronco.

Capasso se manifesta após crítica de Felipe

O zagueiro Manuel Capasso se manifestou após declaração de Felipe sobre situação do jogador no Vasco da Gama.

Felipe se incomoda com postura do Vasco contra o Operário-PR

Interino no comando do Vasco da Gama contra o Operário-PR, Felipe não gosta da postura do time em Ponta Grossa.

Felipe é direto sobre Capasso: ‘Não faz parte do elenco’

Felipe descarta utilizar Capasso, afirma que o zagueiro não faz parte do elenco do Vasco da Gama e cita propostas.

Felipe analisa empata do Vasco contra o Operário-PR; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco e afirmou que o time poderia ter conquistado a vitória contra o Operário-PR.

PC Vasconcellos critica decisão de Alex Teixeira e manda recado ao Vasco

O comentarista PC Vasconcellos questionou a decisão de Alex Teixeira no segundo tempo do jogo contra o Operário-PR.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Operário-PR

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira contra o Operário-PR, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Paulo Henrique analisa atuação do Vasco e vê empate como bom resultado

O lateral-direito Paulo Henrique elogiou a atuação da equipe e afirmou que o Vasco poderia ter buscado a vitória.

Sair da versão mobile