Em 2021, Vasco levou quase o dobro de gols do que na Série B de 2009

O Vasco da Gama teve a defesa vazada 52 duas vezes na edição de 2021, enquanto na sua melhor campanha, em 2009, levou apenas 29 gols.

Leandro Castan em jogo contra o Remo
Leandro Castan em jogo contra o Remo (Foto: André Durão)

No jogo de despedida da temporada, o Vasco perdeu para o Londrina por 3 a 0 e evidenciou a melancolia da trajetória do clube na Série B. Se chegou cotado como um dos candidatos ao acesso para a elite do Campeonato Brasileiro em 2022, terminou a temporada com frustração e com a pior campanha na competição, sem figurar ao menos uma vez no G-4.

A derrota na última rodada fez com que o Vasco concluísse o Brasileirão na décima colocação, com 49 pontos somados. Nas 38 partidas que disputou foram 13 vitórias, dez empates e 16 derrotas, com 43 gols marcados e 52 sofridos, a segunda pior defesa. Comparada às outras campanhas do clube na Série B, os números de 2021 figuram entre os piores.

O levantamento do Espião Estatístico ilustra como foi a trajetória do Vasco em todas as campanhas na Série B. Os números que mais chamam atenção são os da quantidade de gols sofridos e da quantidade de gols feitos, um desequilíbrio enorme entre ataque e defesa que culminou na permanência do clube na segunda divisão. Esta foi a única vez em que o clube não conseguiu o acesso para a Série A.

Números das campanhas do Vasco na Série B

Números do Vasco nas Séries B
Números do Vasco nas Séries B (Foto: Guilherme Marcal e Espião Estatístico)

O clube enfrentou muitos problemas na temporada com troca de treinadores, elenco limitado e falta de sincronismo entre jogadores. A defesa também foi um deles. Com os 52 gols sofridos na Série B nesta temporada, ele teve a segunda pior defesa do campeonato. Em 2009, ano de melhor campanha da equipe na competição, foram apenas 29 gols sofridos. Quase a metade.

O declínio no returno foi evidente. A arrancada para garantir pelo menos uma colocação no G-4 era precisa, mas o Vasco conquistou apenas cinco vitórias em todo segundo turno. O clube terminou o campeonato com a 16ª campanha do período, com 21 pontos conquistados.

Como visitante, a campanha do time também deixou a desejar. Foram apenas quatro vitórias fora do Rio de Janeiro, além de seis empates e nove derrotas. Com 18 pontos conquistados em todo o campeonato, o clube de São Januário teve a 13ª campanha como visitante.

Com a permanência na Série B, o Vasco intensifica os trabalhos e planeja a próxima temporada. A ideia do clube é fazer uma reformulação em todo o departamento de futebol, com a saída e chegada de dirigentes, membros da comissão técnica e jogadores.

O diretor-executivo Alexandre Pássaro e o técnico Fernando Diniz saíram antes mesmo do fim da competição. O clube ainda busca substitutos. Além de um novo diretor, há negociação com Fernando Prass para o cargo de coordenador. O técnico Zé Ricardo está apalavrado, mas antes tem pendências e precisa resolver sua situação contratual com o Qatar SC.

Fonte: Globo Esporte

Leia mais sobreSérie B
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
26 de janeiro de 2022
Vasco vence o Volta Redonda por 4 x 2 na estreia pelo Carioca 2022

O Vasco da Gama venceu o Volta Redonda pelo placar de 4×2, no Raulino de Oliveira, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca.

Vasco tem Nenê, Gabriel Pec e 7 reforços para enfrentar o Volta Redonda

O Vasco da Gama já escalou os 12 jogadores que enfrentará o Volta Redonda na noite nesta quarta-feira, pelo Carioca.

Vasco anuncia patrocínio com a VRAUU Energy Drink; Salgado comenta

O Vasco da Gama anunciou na tarde desta quarta-feira o patrocínio com a VRAUU Energy Drink, válido por dois anos.

Escalação do Vasco contra o Volta Redonda

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta quarta-feira, contra o Volta Redonda, às 19h, pelo Carioca.

Barcelona estaria interessado em Andrey Santos

O volante Andrey Santos, do Vasco da Gama, vem chamando atenção do Barcelona, que tenta a sua contratação.

Ronaldinho Gaúcho manda recado à torcida do Vasco

Assista ao vídeo que mostra Ronaldinho Gaúcho, embaixador do energético Vrauu Energy Drink, mandando recado para a torcida Vasco da Gama.

Há 30 anos Edmundo iniciava sua trajetória no Vasco

No dia 26 de janeiro de 1992, Edmundo iniciou sua trajetória com a camisa do Vasco da Gama, onde se tornou um dos ídolos do futebol nacional.

Vasco comunica reajuste nos valores dos planos de sócios

Nesta quarta-feira o Vasco da Gama comunicou que os valores dos planos de sócios do Clube serão reajustados.

Novo contrato de Vanderlei com o Vasco é publicado no BID da CBF

O novo vínculo do goleiro Vanderlei com o Vasco da Gama foi publicado no BID da CBF na tarde desta quarta-feira.

Relacionados do Vasco contra o Volta Redonda

Confira os jogadores relacionados por Zé Ricardo para o jogo do Vasco da Gama contra o Volta Redonda no Raulino de Oliveira.

Veja mais notícias