Em 2021, Vasco levou quase o dobro de gols do que na Série B de 2009

O Vasco da Gama teve a defesa vazada 52 duas vezes na edição de 2021, enquanto na sua melhor campanha, em 2009, levou apenas 29 gols.

Leandro Castan em jogo contra o Remo
Leandro Castan em jogo contra o Remo (Foto: André Durão)

No jogo de despedida da temporada, o Vasco perdeu para o Londrina por 3 a 0 e evidenciou a melancolia da trajetória do clube na Série B. Se chegou cotado como um dos candidatos ao acesso para a elite do Campeonato Brasileiro em 2022, terminou a temporada com frustração e com a pior campanha na competição, sem figurar ao menos uma vez no G-4.

A derrota na última rodada fez com que o Vasco concluísse o Brasileirão na décima colocação, com 49 pontos somados. Nas 38 partidas que disputou foram 13 vitórias, dez empates e 16 derrotas, com 43 gols marcados e 52 sofridos, a segunda pior defesa. Comparada às outras campanhas do clube na Série B, os números de 2021 figuram entre os piores.

O levantamento do Espião Estatístico ilustra como foi a trajetória do Vasco em todas as campanhas na Série B. Os números que mais chamam atenção são os da quantidade de gols sofridos e da quantidade de gols feitos, um desequilíbrio enorme entre ataque e defesa que culminou na permanência do clube na segunda divisão. Esta foi a única vez em que o clube não conseguiu o acesso para a Série A.

Números das campanhas do Vasco na Série B

Números do Vasco nas Séries B
Números do Vasco nas Séries B (Foto: Guilherme Marcal e Espião Estatístico)

O clube enfrentou muitos problemas na temporada com troca de treinadores, elenco limitado e falta de sincronismo entre jogadores. A defesa também foi um deles. Com os 52 gols sofridos na Série B nesta temporada, ele teve a segunda pior defesa do campeonato. Em 2009, ano de melhor campanha da equipe na competição, foram apenas 29 gols sofridos. Quase a metade.

O declínio no returno foi evidente. A arrancada para garantir pelo menos uma colocação no G-4 era precisa, mas o Vasco conquistou apenas cinco vitórias em todo segundo turno. O clube terminou o campeonato com a 16ª campanha do período, com 21 pontos conquistados.

Como visitante, a campanha do time também deixou a desejar. Foram apenas quatro vitórias fora do Rio de Janeiro, além de seis empates e nove derrotas. Com 18 pontos conquistados em todo o campeonato, o clube de São Januário teve a 13ª campanha como visitante.

Com a permanência na Série B, o Vasco intensifica os trabalhos e planeja a próxima temporada. A ideia do clube é fazer uma reformulação em todo o departamento de futebol, com a saída e chegada de dirigentes, membros da comissão técnica e jogadores.

O diretor-executivo Alexandre Pássaro e o técnico Fernando Diniz saíram antes mesmo do fim da competição. O clube ainda busca substitutos. Além de um novo diretor, há negociação com Fernando Prass para o cargo de coordenador. O técnico Zé Ricardo está apalavrado, mas antes tem pendências e precisa resolver sua situação contratual com o Qatar SC.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.