Em 2013, Ramón Díaz foi provocado por torcida do Boca sobre Série B do River

Na ocasião, novo técnico do Vasco da Gama fez gesto de que não tinha nada a ver com a situação, o que ''pegou mal'' na Argentina.

Ramón Díaz em Boca Juniors x River Plate em 2013
Ramón Díaz em Boca Juniors x River Plate em 2013

Nome histórico do River Plate, goleador e campeão como jogador e segundo treinador mais vitorioso do clube (atrás apenas de Marcelo Gallardo), Ramón Díaz, novo técnico vascaíno, teve sua carreira marcada pelas constantes provocações ao rival Boca Juniors – o que inclusive o teria distanciado de Maradona, célebre torcedor xeneize.

Em 2013, Ramón Díaz envolveu-se em um episódio de troca de gracejos com a torcida do Boca Juniors, em plena Bombonera, devido ao rebaixamento millonario, dois anos antes. O descenso do River Plate configurou-se como um evento de abissais proporções no futebol argentino, especialmente porque o Boca Juniors tornava-se, a partir daquele momento, o único dos cinco clubes considerados grandes a nunca ter caído.

Campeão da Libertadores de 1996, o técnico voltava ao clube de seus amores após a peregrinação millonaria pelas canchas da B Nacional e conseguiria ser campeão em 2014, interrompendo um jejum de seis anos do River sem títulos nacionais. Mas na época as feridas do rebaixamento ainda latejavam em forma de trovão em cada bodegón e degrau de arquibancada da Argentina. Eis que, após ser expulso num superclásico, a torcida do Boca Juniors começa a cantar ”Sos de la B! Sos de la B!” (Tu é da série B!), ao que Ramón Díaz responde aos tablones, fazendo sinal de negativo com o dedo: ”Yo no! Yo no!”.

Um tanto cômico, o gesto ganhou repercussão porque parecia motivado por um desdenhoso ”eu não tenho nada a ver com isso”, o que surpreendia partindo de uma figura tão vinculada ao River Plate, sendo que a questão do pertencimento ao clube e suas cores, bem sabemos, é assunto muito grave para os argentinos, Obviamente, acabou adotado pelo folclore futebolístico porteño e passou a perseguir Ramón Díaz. Depois de ser campeão, ”El pelado” daria lugar a Marcelo Gallardo, que quase alcançaria a quimera de relegar o descenso ao esquecimento (”quase” porque, por mais títulos que se volte a conquistar, esse tipo de coisa não se apaga jamais).

Anos atrás, Ramón Díaz tentou explicar o episódio, afirmando que o gesto não havia sido compreendido. ”Eu não sou da série B como técnico. Caímos todos (os torcedores do River)”, era sua intenção dizer, segundo ele. Uma justificativa um pouco gardeliana, convenhamos. Entre provocações e discursos enviesados, no entanto, uma coisa é certa: ao fim do ano, tudo que o torcedor vascaíno deseja, quando seu técnico for perguntado sobre rebaixamento, é ouvir Ramón Díaz dizer: ”Eu não! E nem o Vasco”.

Fonte: Blog Meia Encarnada – Globo Esporte

Comente

Veja também
Puma mira duelo com o Coritiba após classificação do Vasco na Sul-Americana

Lateral destaca importância do confronto com o Coritiba e afirma que elenco já virou a chave após a classificação na Copa Sul-Americana.

Vasco terá reforços contra o Boca Juniors na semifinal da Sul-Americana

Lescano e Gabriel Pereira poderão ser inscritos para os duelos com o Boca Juniors, enquanto Colidio ficará fora por uma regra da Conmebol.

Vasco enfrentará o Boca Juniors na semi da Sul-Americana; saiba datas

Vasco terá o Boca Juniors pela frente na próxima fase da Sul-Americana; Veja datas e mandos de campo do confronto.

Pedro Emanuel comenta momento de Saldivia no Vasco após boa atuação

Após ganhar uma oportunidade entre os titulares, Saldivia foi elogiado pelo técnico Pedro Emanuel na entrevista coletiva.

Bruno Duarte e David comemoram gols decisivos pelo Vasco

Heróis da classificação do Vasco da Gama diante do Santa Fe, Bruno Duarte e David celebram gols e exaltam força do grupo.

Coutinho é criticado por torcedor do Vasco em São Januário; veja

A torcida do Vasco da Gama segue protestando contra a decisão de Philippe Coutinho em fechar com o Santos; veja o vídeo.

Pedro Emanuel analisa classificação do Vasco contra o Santa Fe; veja declarações

Pedro Emanuel destaca a classificação do Vasco da Gama, a força da torcida e a atuação da equipe na vitória sobre o Santa Fe.

Saldivia desabafa após boa atuação e vibra com volta por cima no Vasco

Ovacionado pela torcida do Vasco da Gama após outro boa atuação contra o Santa Fe, Alan Saldivia comemora volta por cima.

Pedro Emanuel chega a 10 jogos invicto em Copas com o Vasco

Pedro Emanuel coloca o Vasco da Gama na semifinal da Sul-Americana e segue invicto em Copas pela equipe; veja números.

Bruno Duarte é decisivo e marca em classificação do Vasco; veja números

Atacante precisou de apenas uma finalização para marcar na vitória por 2×0 do Vasco da Gama sobre o Santa Fe, pela Copa Sul-Americana.