Em 2013, Ramón Díaz foi provocado por torcida do Boca sobre Série B do River

Na ocasião, novo técnico do Vasco da Gama fez gesto de que não tinha nada a ver com a situação, o que ''pegou mal'' na Argentina.

Ramón Díaz em Boca Juniors x River Plate em 2013
Ramón Díaz em Boca Juniors x River Plate em 2013

Nome histórico do River Plate, goleador e campeão como jogador e segundo treinador mais vitorioso do clube (atrás apenas de Marcelo Gallardo), Ramón Díaz, novo técnico vascaíno, teve sua carreira marcada pelas constantes provocações ao rival Boca Juniors – o que inclusive o teria distanciado de Maradona, célebre torcedor xeneize.

Em 2013, Ramón Díaz envolveu-se em um episódio de troca de gracejos com a torcida do Boca Juniors, em plena Bombonera, devido ao rebaixamento millonario, dois anos antes. O descenso do River Plate configurou-se como um evento de abissais proporções no futebol argentino, especialmente porque o Boca Juniors tornava-se, a partir daquele momento, o único dos cinco clubes considerados grandes a nunca ter caído.

Campeão da Libertadores de 1996, o técnico voltava ao clube de seus amores após a peregrinação millonaria pelas canchas da B Nacional e conseguiria ser campeão em 2014, interrompendo um jejum de seis anos do River sem títulos nacionais. Mas na época as feridas do rebaixamento ainda latejavam em forma de trovão em cada bodegón e degrau de arquibancada da Argentina. Eis que, após ser expulso num superclásico, a torcida do Boca Juniors começa a cantar ”Sos de la B! Sos de la B!” (Tu é da série B!), ao que Ramón Díaz responde aos tablones, fazendo sinal de negativo com o dedo: ”Yo no! Yo no!”.

Um tanto cômico, o gesto ganhou repercussão porque parecia motivado por um desdenhoso ”eu não tenho nada a ver com isso”, o que surpreendia partindo de uma figura tão vinculada ao River Plate, sendo que a questão do pertencimento ao clube e suas cores, bem sabemos, é assunto muito grave para os argentinos, Obviamente, acabou adotado pelo folclore futebolístico porteño e passou a perseguir Ramón Díaz. Depois de ser campeão, ”El pelado” daria lugar a Marcelo Gallardo, que quase alcançaria a quimera de relegar o descenso ao esquecimento (”quase” porque, por mais títulos que se volte a conquistar, esse tipo de coisa não se apaga jamais).

Anos atrás, Ramón Díaz tentou explicar o episódio, afirmando que o gesto não havia sido compreendido. ”Eu não sou da série B como técnico. Caímos todos (os torcedores do River)”, era sua intenção dizer, segundo ele. Uma justificativa um pouco gardeliana, convenhamos. Entre provocações e discursos enviesados, no entanto, uma coisa é certa: ao fim do ano, tudo que o torcedor vascaíno deseja, quando seu técnico for perguntado sobre rebaixamento, é ouvir Ramón Díaz dizer: ”Eu não! E nem o Vasco”.

Fonte: Blog Meia Encarnada – Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.