Em 2000, Romário teve média de 1 gol por jogo considerando Vasco e Brasil; relembre

O Baixinho disputou 73 jogos e balançou as redes adversárias 73 vezes; pelo Vasco da Gama, foram 71 partidas, com 66 gols e 16 assistências.

Romário celebrando gol pelo Vasco contra o Palmeiras pela Copa Mercosul 2000
Romário celebrando gol contra o Palmeiras pela Copa Mercosul 2000

Um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama, Romário teve, em 2000, segundo ele próprio, a melhor temporada de sua brilhante carreira.

O eterno camisa 11 teve participação fundamental nos títulos cruzmaltinos do Campeonato Brasileiro (nessa edição chamado de Copa João Havelange) e da Copa Mercosul.

Considerando toda a temporada, foram 71 jogos disputados pelo Vasco, balançando as redes adversárias 66 vezes e contribuindo ainda com 16 assistências, ou seja, participação direta em 82 gols marcados pelo Gigante da Colina.

Em meio a isso, o Baixinho foi artilheiro da própria Mercosul (11 gols) e de outros três torneios que o Vasco foi vice-campeão: Mundial de Clubes (3), Rio-São Paulo (12) e Carioca (19).

Vale ressaltar que, além do desempenho pelo Cruzmaltino, Romário também teve performance satisfatória, considerando números, pela seleção brasileira. Em apenas 2 jogos disputados, foram 7 gols. Isso significa uma média de 3,5 por partida.

Time inesquecível

Junto com Juninho Pernambucano, Juninho Paulista e Euller, Romário formou um quadrado mágico que encantou o País no ano 2000.

Num elenco que contava ainda com nomes importantes como Helton, Odvan, Mauro Galvão, Jorginho, Felipe, Pedrinho, Viola, entre outros, o Vasco faturou a João Havelange após vencer o São Caetano no Maracanã por 3×1 e a Mercosul na eterna ”Virada do Século”, isto é, um 4×3 heroico contra o Palmeiras no antigo Parque Antártica, após terminar o primeiro tempo perdendo por 3×0.

Mais sobre:Romário
Comente

Veja também
Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Domínguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.