Em 1º jogo fora de casa, Ramon buscará quebrar tabu do Vasco no Castelão

O técnico do Vasco da Gama, Ramon Menezes, vai comandar a equipe pela 1ª vez fora de casa nesta quinta-feira contra o Ceará.

Ramon orientando time durante o jogo contra o Sport
Ramon orientando time durante o jogo contra o Sport (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Embalado com as 2 vitórias nas 2 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama enfrenta o Ceará na noite desta quinta-feira (20), às 20h, na Arena Castelão. O jogo marcará a 1ª vez que o técnico Ramon Menezes comadará a equipe fora de São Januário.

Muitos pensarão logo na vitória por 2×1 sobre o Volta Redonda, no estádio do São Cristóvão, mas além de se tratar apenas de um jogo-treino, o Vasco era o mandante, por ter alugado o espaço para treinos enquanto não tem o CT à disposição. A questão aqui é partidas oficiais.

Nas 4 partidas em que o Vasco foi comandado por Ramon Menezes até o momento, todas foram em São Januário e com resultados positivos. Vitória por 3×1 sobre o Macaé e 1×0 sobre o Madureira, pelo Campeonato Carioca, e 2×0 diante do Sport e 2×1 diante do São Paulo, já no Campeonato Brasileiro.

Mesmo que sem público, jogar em seus domínios tem feito a diferença no Campeonato Brasileiro. Em 26 partidas disputadas até o momento, foram 14 vitórias de times mandantes, 8 empates e apenas 4 vitórias de visitantes. Nada melhor que jogar num ambiente onde conhece, não é mesmo?

Vale ressaltar também que nas 3 rodadas disputadas até agora, ainda restam 4 jogos atrasados da 1ª, incluindo o confronto entre Vasco e Palmeiras, no Allianz Parque, que assim como Botafogo x Bahia e Corinthians x Atlético-GO, foram adiados por causa das decisões dos estaduais. Já Goiás x São Paulo, não aconteceu por causa dos casos de Covid-19 no elenco esmeraldino.

Já em seu 1º desafio distante da Colina Histórica, Ramon Menezes terá pela frente um tabu a superar. Entre Série A e Série B, o Vasco não vence no Castelão desde o Campeonato Brasileiro 2010, quando ainda não havia passado pela reforma que o transformou em arena para a Copa do Mundo de 2014.

Na ocasião, o Vasco era comandado por PC Gusmão, hoje integrantrante da transição entre base e profissional do Clube. Com gols de Zé Roberto e Fellipe Bastos, o Gigante venceu o Vozão por 2×0, o que não se repete desde então, seja o adversário o Ceará ou o Fortaleza.

Não existe, no entanto, um motivo de grande preocupação em relação ao retrospecto. O motivo é que, apesar de não vencer desde 2010, o Vasco perdeu apenas 1 vez na Arena Castelão desde então, sendo que o restante foram empates, entre 1 a 1 e 0 a 0

2019

Fortaleza 1×1 Vasco

Ceará 1×1 Vasco

2018

Ceará 0x0 Vasco

2016

Ceará 0x0 Vasco

2014

Ceará 2×0 Vasco

2010

Ceará 0x2 Vasco

O vascaíno com boa memória vai lembrar que o Vasco venceu o Ceará como visitante no ano seguinte, em 2011, naquela que foi a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro inesquecível para a torcida. O resultado foi 3×1, gols de Bernardo (2x) e Jéferson, mas a partida foi disputada no estádio Presidente Vargas.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Dúvida, Hugo Moura treina com o elenco nesta sexta; veja trechos da atividade

Tratado como dúvida, o volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, treinou com o elenco nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa.

Rafael Paiva segue com dúvidas na escalação contra o Athletico-PR

O técnico interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva, ainda vai decidir a escalação para o jogo contra o Athletico-PR.

Vasco é o 3º clube brasileiro que mais vende camisas em 2024, de acordo com loja

Com modelos produzidos pela Kappa, o Vasco da Gama está atrás apenas de Flamengo e Corinthians no ranking de camisas vendidas.

Vasco pode alcançar seu 3º pior começo de Brasileiro de pontos corridos

Caso não pontue contra o Athletico-PR, o Vasco da Gama vai ficar com apenas três e ficará à frente apenas de 2004 e 2019.

Vasco é multado e funcionário suspenso por confusão contra o Água Santa

Nesta sexta-feira (3), o Vasco da Gama foi julgado pela confusão no duelo diante do Água Santa e pagará uma multa; funcionário é suspenso.

Sair da versão mobile