Em 1º jogo fora de casa, Ramon buscará quebrar tabu do Vasco no Castelão

O técnico do Vasco da Gama, Ramon Menezes, vai comandar a equipe pela 1ª vez fora de casa nesta quinta-feira contra o Ceará.

Ramon orientando time durante o jogo contra o Sport
Ramon orientando time durante o jogo contra o Sport (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Embalado com as 2 vitórias nas 2 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama enfrenta o Ceará na noite desta quinta-feira (20), às 20h, na Arena Castelão. O jogo marcará a 1ª vez que o técnico Ramon Menezes comadará a equipe fora de São Januário.

Muitos pensarão logo na vitória por 2×1 sobre o Volta Redonda, no estádio do São Cristóvão, mas além de se tratar apenas de um jogo-treino, o Vasco era o mandante, por ter alugado o espaço para treinos enquanto não tem o CT à disposição. A questão aqui é partidas oficiais.

Nas 4 partidas em que o Vasco foi comandado por Ramon Menezes até o momento, todas foram em São Januário e com resultados positivos. Vitória por 3×1 sobre o Macaé e 1×0 sobre o Madureira, pelo Campeonato Carioca, e 2×0 diante do Sport e 2×1 diante do São Paulo, já no Campeonato Brasileiro.

Mesmo que sem público, jogar em seus domínios tem feito a diferença no Campeonato Brasileiro. Em 26 partidas disputadas até o momento, foram 14 vitórias de times mandantes, 8 empates e apenas 4 vitórias de visitantes. Nada melhor que jogar num ambiente onde conhece, não é mesmo?

Vale ressaltar também que nas 3 rodadas disputadas até agora, ainda restam 4 jogos atrasados da 1ª, incluindo o confronto entre Vasco e Palmeiras, no Allianz Parque, que assim como Botafogo x Bahia e Corinthians x Atlético-GO, foram adiados por causa das decisões dos estaduais. Já Goiás x São Paulo, não aconteceu por causa dos casos de Covid-19 no elenco esmeraldino.

Já em seu 1º desafio distante da Colina Histórica, Ramon Menezes terá pela frente um tabu a superar. Entre Série A e Série B, o Vasco não vence no Castelão desde o Campeonato Brasileiro 2010, quando ainda não havia passado pela reforma que o transformou em arena para a Copa do Mundo de 2014.

Na ocasião, o Vasco era comandado por PC Gusmão, hoje integrantrante da transição entre base e profissional do Clube. Com gols de Zé Roberto e Fellipe Bastos, o Gigante venceu o Vozão por 2×0, o que não se repete desde então, seja o adversário o Ceará ou o Fortaleza.

Não existe, no entanto, um motivo de grande preocupação em relação ao retrospecto. O motivo é que, apesar de não vencer desde 2010, o Vasco perdeu apenas 1 vez na Arena Castelão desde então, sendo que o restante foram empates, entre 1 a 1 e 0 a 0

2019

Fortaleza 1×1 Vasco

Ceará 1×1 Vasco

2018

Ceará 0x0 Vasco

2016

Ceará 0x0 Vasco

2014

Ceará 2×0 Vasco

2010

Ceará 0x2 Vasco

O vascaíno com boa memória vai lembrar que o Vasco venceu o Ceará como visitante no ano seguinte, em 2011, naquela que foi a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro inesquecível para a torcida. O resultado foi 3×1, gols de Bernardo (2x) e Jéferson, mas a partida foi disputada no estádio Presidente Vargas.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Neto, apresentador de TV
Neto decreta destino do Vasco no Campeonato Brasileiro

Apresentador demonstrou preocupação com o início da campanha do Vasco da Gama neste começo de Campeonato Brasileiro.

Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Confira desempenho dos 10 reforços contratados pelo Vasco em 2024

Veja como andam as atuações dos dez jogadores que o Vasco da Gama trouxe para reforçar o elenco nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vasco se torna ‘refém’ de jogadas pelo alto no Brasileiro

Com duas derrotas seguidas, Vasco da Gama tem abusado das bolas aéreas neste começo de Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Datas, horários e locais de Vasco x Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil

Vasco da Gama já conhece o dia e a hora em que irá enfrentar o Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti se torna protagonista no Vasco durante ausência de Payet

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, se tornou a referência ofensiva durante a ausência do meio-campista Dimitri Payet.