Ely do Amparo estaria completando 100 anos nesta sexta-feira

Um dos principais nomes do Expresso da Vitória, time lendário na história do Vasco da Gama, Ely faleceu em março de 1991, então com 69 anos.

Ely do Amparo, ex-jogador do Vasco
Ely do Amparo, ex-jogador do Vasco

Caso ainda estivesse vivo, o ex-meia Ely do Amparo, um dos principais nomes do icônico Expresso da Vitória, considerado o maior time da história do Vasco da Gama, completaria 100 anos de idade nesta sexta-feira (14).

Nascido em 14 de maio de 1921, o ex-jogador, que também era conhecido apenas como Ely, faleceu em 09 de março de 1991, no Rio de Janeiro,

Natural de Paracambi, município pertencente à região do Vale do Café, no Sul Fluminense, Ely do Amparo foi revelado pelo America-RJ, em 1939, chegando ao Vasco em 1943.

No Gigante da Colina, permaneceu até 1954, conquistando o Campeonato Sul-Americano de Campeões (1948) e cinco vezes o Carioca (1945, 1947, 1949, 1950 e 1952).

Durante esse tempo, vale destacar, formou um chamado ”trio de ouro” no meio de campo vascaíno junto a Danilo Alvim e Jorge.

Ao todo, segundo dados do perfil no Twitter Estude Vasco, foram 367 jogos disputados com a camisa cruzmaltina, com 238 vitórias, 68 empates e 61 derrotas.

Pela seleção brasileira, participou das Copas do Mundo de 1950 (quando foi vice-campeão) e 1954. Em 1949, por sua vez, conquistou o Campeonato Sul-Americano.

Após encerrar sua carreira de atleta, tornou-se treinador, comandando o Vasco em duas oportunidades que, somadas, totalizaram 37 partidas.

Mais sobre:Ely do Amparo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Eli do Amparo, jogador de meio campo – volante de hoje – grande nome do Vasco – Expresso da Vitoria – campeão Sul Americano, vice campeão da Copa de 50, tricampeão carioca (1949/50/51) titular absoluto do Vasco e da Copa de 50, junto com Moacir Barbosa, Augusto, Danilo, Maneca, Ademir Menezes e Chico !!!

Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco completa penúltima etapa da preparação para o jogo contra o Criciúma; assista

O Vasco da Gama treino nesta quinta-feira, no CT Moacyr Barbosa, pela penúltima vez antes do jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.