Elton relembra dia de heroi contra o Athletico; saiba onde anda o ex-Vasco
Recém-aposentado, ex-atacante do Vasco da Gama, Elton relembra confronto com o Athletico-PR pela Copa do Brasil.
Aos 39 anos e recém-aposentado, Elton continua avesso a entrevista. Foi assim ao longo dos 20 anos da carreira marcada por muitos gols e passagens marcantes por clubes como Vasco, Sport e Cuiabá. Sempre foi difícil falar com o homem.
A esposa Gabriela, que vive com receio de que confundam a timidez do marido com nariz em pé, intercedeu. E, com a ajuda dela, Elton abriu uma exceção para conversar com o ge sobre o dia em que foi herói em um Vasco x Athletico pela Copa do Brasil, confronto que volta a acontecer nesta quinta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final – a volta, em Curitiba, está marcada para o dia 11 de setembro.
– Eu procuro ser sempre o mais discreto possível, mas sei que às vezes é bom falar, aparecer um pouquinho – admite Elton.
Elton encerrou a carreira em junho do ano passado, após passagem pelo Remo. Ele e a família moram em Salvador, de onde Elton toca ao lado da esposa a empresa Pivô Sports, que agencia novos talentos do futebol. “A gente fala, orienta e dá um caminho para eles”, explica o agente Elton. Os filhos Enzo, de nove anos, e Gabriel, de oito, jogam na base do Bahia.
Com mais de 20 clubes no currículo, Elton preserva uma identificação e um carinho muito grande pelo Vasco, time pelo qual mais atuou: foram 119 jogos e 52 gols marcados entre 2009 e 2011. Também é ídolo no Cuiabá, clube do qual é o segundo maior artilheiro histórico, com 36 gols.
– Eu só queria agradecer o carinho que o torcedor vascaíno tem por mim – conta Elton, antes de encerrar a chamada por telefone. – Onde eu vou, todo mundo aborda, reconhece o trabalho que a gente conseguiu fazer. Eles me deram aquele apelido Pelélton, é bacana (risos). Eu fico muito feliz. É isso que fica no futebol, você marcar e fazer história.
“Foi uma explosão em São Januário”
Em 2011, Elton marcou apenas um gol na campanha do título da Copa do Brasil do Vasco. Para ele, o gol mais importante de toda a sua carreira.
No jogo da ida, na Arena da Baixada, Elton não saiu do banco de reservas. Alecsandro e Diego Souza marcaram os gols do Vasco, e Paulo Baier e Guerrón fizeram pelo Athletico no empate em 2 a 2. O gol fora de casa ainda era considerado critério de desempate.
Na volta, em um jogo complicado em São Januário, o Furacão abriu o placar aos 28 minutos do segundo tempo com Nieto. O gol do empate e da classificação saiu da cabeça de Elton, completando cruzamento de Fagner pela direita.
– Lembro que nós saímos atrás. E, com aquele resultado, a gente estava saindo fora. Eu tinha entrado um pouco antes no lugar do Diego Souza. Sabe como é, time precisando do gol, pressão grande, o Athletico era um time muito qualificado, a gente sendo eliminado em casa… Vinha toda a pressão – recorda.
– Aos 35, 36 minutos, teve uma falta do lado esquerdo. O Felipe acabou invertendo a bola para o Fagner, que fez um belo cruzamento. Tive a felicidade de cabecear bem. Quando vi a bola dentro do gol, foi uma alegria enorme. Foi uma explosão em São Januário.
– Aquela sensação é muito marcante, fiquei feliz por poder contribuir. Aquele time tinha plenas condições de ser campeão, a gente conversava isso. Não podia deixar escapar a classificação. Principalmente dentro de casa, São Januário lotado – completou Elton.
Elton explicou por que, de todos os 240 gols marcados na carreira, esse foi o mais importante:
– Eu passei quase três anos no Vasco, cheguei em uma época muito difícil, com o Vasco na Série B. Era muito complicado, pressão muito grande. Quando cheguei, me senti muito abraçado pela torcida, pelos jogadores. Eu tenho um carinho enorme pelo Vasco, uma gratidão gigantesca por tudo. Foi o clube que abriu as portas para o cenário nacional.
– Quando você chega num clube grande como o Vasco, tem que fazer o seu melhor. E buscar títulos é superimportante para ficar com o nome na história. Naquele gol, eu sabia que o Vasco vinha em um processo de evolução muito grande. Aquele gol, junto com o título, ficaram muito marcados. Então eu falo para todo mundo que foi o gol mais importante por tudo que envolveu.
Encanto com Vegetti
Elton é daqueles ex-jogadores que não largam o futebol e continuam acompanhando jogos sempre que possível. Os do Vasco ele e a família assistem a praticamente todos: “Minha esposa também adora futebol, meus filhos, todo mundo é apaixonado”. Não precisou nem perguntar por quem eles vão torcer no confronto contra o Athletico.
O ex-atacante estava ligado na TV na segunda-feira passada, na vitória do Vasco sobre o Furacão, no Brasileiro. O gol da virada foi marcado por Pablo Vegetti.
– O Vegetti é um baita jogador, um cara que conhece muito bem a área, se posiciona muito bem. O gol que ele fez… A gente que tem uma visão diferente vê que ele sabe onde a bola vai chegar. Ele domina muito bem a área, tem leitura de jogo, de posicionamento e cabeceia muito bem mesmo – comentou Elton.
– Na minha opinião, já é ídolo. Vem ajudando muito o Vasco. A gente fica torcendo para que ele faça mais gols e ajude o Vasco a conquistar títulos – concluiu.
Fonte: Globo Esporte