Elenco do Vasco participa de debate sobre racismo no futebol no CT do Almirante

Debate sobre o racismo aconteceu nesta quarta (05) e foi conduzido pelo professor de História e torcedor do Vasco da Gama José Nilton Júnior.

Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante
Professor de História José Nilton Júnior em palestra sobre racismo no CT do Almirante

O elenco profissional do Vasco da Gama participou, nesta quarta-feira (05), antes do treinamento comandado pelo técnico Marcelo Cabo no CT do Almirante, de uma roda de debate em relação ao racismo no futebol.

A ação faz parte do projeto de formação integral do atleta-cidadão, idealizado pela vice-presidência de Relações Públicas do Gigante da Colina em parceria com o Departamento de Futebol.

O bate-papo foi conduzido pelo professor de História e torcedor cruzmaltino José Nilton Júnior, que sofreu racismo em 2020 durante uma aula on-line da escola onde atua, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Na conversa, o professor contou um pouco de sua vida, ressaltou a importância de que os jogadores sejam engajados no enfretamento à discriminação racial e lembrou a própria história do Vasco, Clube precursor no combate ao racismo no esporte brasileiro.

– Foi muito significativo para mim, como professor, vascaíno e negro, que vivencia atitudes racistas com uma certa frequência, vir no CT e contar um pouco da minha experiência. Feliz também por ver que o Vasco, com sua história e sua tradição, segue engajado nessa luta contra o racismo – disse o educador.

– Passei aos atletas que é muito importante eles conhecerem essa história, aderirem a essa luta, pois só dessa forma conseguiremos atingir mais pessoas, combater o problema e transformar o mundo num lugar melhor para viver, sem discriminação – concluiu José Nilton.

Após a palestra, o elenco cruzmaltino presenteou o professor com uma camisa All Black personalizada com o número 8, em alusão a Juninho Pernambucano, ídolo do educador, além de um quadro da Resposta Histórica, documento assinado pelo Vasco em 07 de abril de 1924, considerado até hoje um marco na luta contra a desigualdade racial no Brasil.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco é o 4º clube brasileiro mais citado como rival por torcedores

Em pesquisa, o Vasco da Gama está atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e Flamengo entre os clubes mais citados como rivais por torcedores.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.