Eduardo Paes sanciona lei que viabilizará reforma de São Januário

A cerimônia ocorreu nas tribunas de São Januário nesta quarta-feira e contou com o grito de "casaca!", após o evento.

Pedrinho e Eduardo Paes durante cerimônia São Januário
Pedrinho e Eduardo Paes durante cerimônia São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Com muita festa e presença de vários torcedores, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sancionou nesta quarta-feira a lei do potencial construtivo de São Januário, que vai permitir a reforma do tradicional estádio do Vasco. Essa é a última etapa de um longo processo iniciado ainda no ano passado.

A cerimônia de assinatura da lei ocorreu nas tribunas de São Januário, momento antes de rolar a bola para Vasco x Fortaleza, jogo válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Pedrinho, presidente do Vasco, participou da solenidade e também discursou.

Ao final do evento, Eduardo puxou o grito de “casaca!”, acompanhado vascaínos que entraram cedo no estádio para acompanhar a partida de logo mais.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O que é potencial construtivo?

O potencial construtivo diz o quanto você pode construir em seu próprio terreno respeitando a zona da cidade em que ele está localizado. Toda cidade tem um plano diretor com as características de cada região. E cada uma dessas áreas tem regras próprias para construção.

O terreno onde está localizado São Januário, por exemplo, é enorme e tem um grande potencial construtivo, mas um estádio não demanda a utilização de todo esse potencial. A negociação com a prefeitura visa a autorização para que essa capacidade de construir a mais seja transferida para o Vasco em outro local. A ideia é que o clube receba um terreno na Barra da Tijuca.

– A Transferência do Direito de Construir (TDC) é o instrumento urbanístico que confere ao proprietário de um lote a possibilidade de utilizar seu potencial construtivo em outro lote, vendê-lo a outro proprietário ou doá-lo ao poder público – diz a norma da Prefeitura do Rio.

Quando o proprietário quer construir a mais do que a área permitida para aquele terreno é possível ainda requisitar um espaço maior até o limite máximo definido na lei. Ou seja, se seu terreno permite a construção de Xm² e você deseja construir 2Xm², você pode adquirir essa capacidade de construir a mais.

No caso de São Januário é o contrário. O terreno permite, a grosso modo, a construção de 2Xm², mas o Vasco só utilizou Xm². Aí que entra a fonte de recursos para o clube reformar seu estádio.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.