Eduardo Paes menciona Lula e pede a sauditas investimento no Vasco em evento

Eduardo Paes fez um pedido bem-humorado por auxílio ao Vasco da Gama, quebrando o protocolo em evento com investidores.

Lula ao lado de Eduardo Paes durante evento no Rio
Lula ao lado de Eduardo Paes durante evento no Rio (Foto: Reprodução Youtube)

Diante de investidores estrangeiros e de representantes do governo da Arábia Saudita, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quebrou o protocolo nesta quarta-feira e fez um apelo bem-humorado por socorro ao Vasco da Gama, clube do qual é torcedor. Paes disse aos visitantes que qualquer investimento no Vasco seria bem-vindo, por considerar a situação atual do clube “muito crítica”.

Paes discursou na abertura do FII Priority Summit, evento organizado pelo Future Investment Initiative Institute (“Instituto Iniciativa de Investimento no Futuro”, em tradução literal). O instituto é uma entidade sem fins lucrativos financiada pelo Fundo de Investimento Público (FIP), ligado ao governo da Arábia Saudita. O evento pela primeira vez é realizado no Rio, no hotel Copacabana Palace.

Em sua fala, o prefeito do Rio elencou possíveis frentes de investimento no Rio e destacou, entre outras áreas, a “icônica economia do carnaval, do futebol e da celebração da vida”. Neste momento, Paes fez um pedido bem-humorado por auxílio ao Vasco.

– É óbvio que alguns investidores, nossos visitantes, não vão entender, mas se alguém aqui quiser investir no Vasco da Gama eu e o presidente Lula agradecemos muito. A situação é muito crítica nesse momento – afirmou Paes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também compareceu ao evento e assistia ao discurso do prefeito, reagiu com um sorriso. Lula, torcedor do Corinthians, já manifestou diversas vezes que tem simpatia pelo Vasco no Rio.

Quem também sorriu com a mensagem de Paes foi o gestor do Fundo de Investimento Público saudita, Yasir Al-Rumayyan, que estava sentado ao lado de Lula. Rumayyan também está à frente de diferentes empresas sauditas, como a petrolífera Aramco, além de ser o atual presidente do clube de futebol Newcastle, da Inglaterra.

Em sua fala, pouco depois de Paes, Rumayyan lembrou que cerca de 20% do orçamento do Fundo de Investimento Público saudita é voltado para projetos no exterior, em países como o Brasil. Nos cálculos de Rumayyan, a verba totaliza cerca de US$ 200 bilhões.

O fundo saudita comprou participação majoritária no Newcastle em 2021. Ao citar que um de seus enfoques é o investimento em entretenimento e esportes, Rumayyan afirmou, referindo-se ao Brasil, que estava “no melhor lugar para estar discutindo futebol”. O ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa, que atuava como moderador da palestra de Rumayyan, aproveitou a deixa para engrossar o coro em favor do Vasco.

— Também faço parte da turma do Vasco, junto com o prefeito Eduardo Paes – brincou Barbosa.

Com o mote “investir em dignidade”, o FII Priority Summit discute iniciativas como inclusão social, transição energética e sustentabilidade.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Eduardo PaesLula
Comente

Veja também
Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.