Eduardo Paes menciona Lula e pede a sauditas investimento no Vasco em evento

Eduardo Paes fez um pedido bem-humorado por auxílio ao Vasco da Gama, quebrando o protocolo em evento com investidores.

Lula ao lado de Eduardo Paes durante evento no Rio
Lula ao lado de Eduardo Paes durante evento no Rio (Foto: Reprodução Youtube)

Diante de investidores estrangeiros e de representantes do governo da Arábia Saudita, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quebrou o protocolo nesta quarta-feira e fez um apelo bem-humorado por socorro ao Vasco da Gama, clube do qual é torcedor. Paes disse aos visitantes que qualquer investimento no Vasco seria bem-vindo, por considerar a situação atual do clube “muito crítica”.

Paes discursou na abertura do FII Priority Summit, evento organizado pelo Future Investment Initiative Institute (“Instituto Iniciativa de Investimento no Futuro”, em tradução literal). O instituto é uma entidade sem fins lucrativos financiada pelo Fundo de Investimento Público (FIP), ligado ao governo da Arábia Saudita. O evento pela primeira vez é realizado no Rio, no hotel Copacabana Palace.

Em sua fala, o prefeito do Rio elencou possíveis frentes de investimento no Rio e destacou, entre outras áreas, a “icônica economia do carnaval, do futebol e da celebração da vida”. Neste momento, Paes fez um pedido bem-humorado por auxílio ao Vasco.

– É óbvio que alguns investidores, nossos visitantes, não vão entender, mas se alguém aqui quiser investir no Vasco da Gama eu e o presidente Lula agradecemos muito. A situação é muito crítica nesse momento – afirmou Paes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também compareceu ao evento e assistia ao discurso do prefeito, reagiu com um sorriso. Lula, torcedor do Corinthians, já manifestou diversas vezes que tem simpatia pelo Vasco no Rio.

Quem também sorriu com a mensagem de Paes foi o gestor do Fundo de Investimento Público saudita, Yasir Al-Rumayyan, que estava sentado ao lado de Lula. Rumayyan também está à frente de diferentes empresas sauditas, como a petrolífera Aramco, além de ser o atual presidente do clube de futebol Newcastle, da Inglaterra.

Em sua fala, pouco depois de Paes, Rumayyan lembrou que cerca de 20% do orçamento do Fundo de Investimento Público saudita é voltado para projetos no exterior, em países como o Brasil. Nos cálculos de Rumayyan, a verba totaliza cerca de US$ 200 bilhões.

O fundo saudita comprou participação majoritária no Newcastle em 2021. Ao citar que um de seus enfoques é o investimento em entretenimento e esportes, Rumayyan afirmou, referindo-se ao Brasil, que estava “no melhor lugar para estar discutindo futebol”. O ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa, que atuava como moderador da palestra de Rumayyan, aproveitou a deixa para engrossar o coro em favor do Vasco.

— Também faço parte da turma do Vasco, junto com o prefeito Eduardo Paes – brincou Barbosa.

Com o mote “investir em dignidade”, o FII Priority Summit discute iniciativas como inclusão social, transição energética e sustentabilidade.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Eduardo PaesLula
Comente

Veja também
Jair recebe homenagem por completar 50 jogos pelo Vasco
Jair recebe camisa comemorativa de 50 jogos pelo Vasco

O volante Jair recebeu das mãos de Pedrinho uma camisa personalizada por completar 50 jogos pelo Vasco da Gama.

Rayan em jogo contra o Internacional
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Internacional

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Internacional, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Escalação do Vasco contra o Internacional

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Internacional, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Defesa vira principal desafio do Vasco na reta final do Brasileiro

O Vasco da Gama é o terceiro clube com mais gols sofridos neste Campeonato Brasileiro e busca melhora nesta reta final.

Carlos Germano era preparador de goleiros do Vasco em 2013
Carlos Germano acredita em classificação do Vasco à Libertadores

Ídolo do Vasco da Gama, Carlos Germano diz que time tem condições e se mantém confiante no retorno do Clube à Libertadores