Eduardo Freeland ganha força para o cargo de diretor executivo do Vasco

O nome de Eduardo Freeland está na mesa do presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, que espera definir situação o quanto antes.

Eduardo Freeland, cogitado no Vasco
Eduardo Freeland, cogitado no Vasco (Foto: Reprodução)

A fim de resolver o substituto de Alexandre Pássaro e definir o novo organograma do futebol, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, tem em sua mesa o nome de Eduardo Freeland, atual diretor executivo do Botafogo. O clube pretende preencher essas lacunas ainda nesta semana. O interesse em Freeland foi noticiado pelo canal “Fanático Vascaíno”, do jornalista Fábio Azevedo, e confirmado pelo ge.

Freeland é um nome que ganhou força dentro do Vasco pelo trabalho de reconstrução que promoveu dentro do futebol do Botafogo, no início da temporada visto como um clube que teria dificuldades para conseguir o acesso – o obteve com três rodadas de antecedência.

A diretoria vascaína conhece bem Freeland, pois sempre trataram de temas que são de interesse comum entre Vasco e Botafogo, como clube-empresa, refinanciamento de dívida e a Série B por exemplo.

Freeland, de 42 anos, tem longa trajetória dentro do Botafogo, sobretudo em cargos na base do clube. Sua primeira passagem foi constituída entre 2008 e 2016, período em que foi treinador, coordenador, gerente técnico e gerente geral das categorias inferiores.

Em 2017, transferiu-se para o Cruzeiro como diretor de futebol, mas no ano seguinte voltou ao Botafogo para desempenhar mesma função. Meses depois, trocou o Alvinegro pelo Flamengo, onde foi contratado como coordenador da base.

Ainda em 2018, foi eleito presidente do Movimento de Formação de Futebol de Base (MFFB). Depois de duas temporadas e meia no Flamengo, voltou ao Botafogo no início de 2021 para pela primeira vez exercer um cargo gerencial na categoria profissional.

Executivo de futebol do Botafogo desde janeiro, Freeland fez um trabalho pautado em enxugamento de folha e muitas contratações no planejamento que levou o clube ao tranquilo acesso à Série A. Recentemente, disse a pessoas próximas que seu objetivo era permanecer em General Severiano, porém o interesse vascaíno ainda não tinha aparecido.

Apesar de muito bem avaliado, Freeland tem atritos com Jorge Braga, CEO do Botafogo. A intenção do Vasco é definir essa questão rapidamente.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Eduardo Freeland
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.