Edital obriga que o Maracanã seja liberado a outros clubes; entenda

O consórcio que vencer a licitação para os próximos 20 anos seguirá com a obrigação de liberar o Maracanã para outros clubes.

Estádio do Maracanã
Estádio do Maracanã (Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio)

O Vasco da Gama está na disputa pela licitação e existe a possibilidade que não vença. Caso isso aconteça, será o fim dos jogos do Gigante no estádio? Segundo o edital do Maraca isso não é possível, como explicou o site Globo Esporte.

Quem vencer a licitação e ficar com a administração do estádio por 20 anos terá a obrigação de cedê-lo para outros clubes, conforme manda o formato do Termo de Permissão de Uso (TPU), que mantém Flamengo e Fluminense à frente do Maraca desde 2019.

Precisamente, no documento está previsto que a concessionário vencedora está proibida de favorecer a uma ou mais agremiações do uso do Complexo do Maracanã. Qualquer outro clube, mediante do pagamento de aluguel e a não existência de conflito de datas, poderá mandar jogo no estádio.

Trecho do edital do Maracanã

A CONCESSIONÁRIA, sem prejuízo de outras vedações estabelecidas neste CONTRATO, no EDITAL e seus ANEXOS, ou na legislação aplicável, não poderá favorecer a uma ou mais agremiações, clubes, associação ou confederação desportiva, por meio de oferta de utilização exclusiva do Complexo, em especial do Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, assim como impor tratamento comercial injustificadamente distinto, discriminatório ou sem critérios técnicos, que represente ônus excessivo e ou a prática de atos que resultem, em vedação de acesso à utilização do Complexo às agremiações, clubes, associação ou Confederação.

Trecho do edital do Maracanã
Trecho do edital do Maracanã

Outra regra ao vencedor da licitação que merece destaque é que não será permitido que sejam mudadas as cores das áreas comuns de circulação ou cadeiras de setores do estádio com o objetivo de identificar com clube A ou B. Portanto, será obrigatória que a coloração atual seja preservada.

A disputa

O Cruzmaltino forma o Consórcio Maracanã Para Todos, em parceria com a WTorre, e compete com o Consórcio Fla-Flu, de Flamengo e Fluminense, e com o Consórcio RNGD, da Arena 360, empresa que administra o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O processo está andamento e os interessados apresentaram suas propostas.

Mais sobre:Maracanã
Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Cruzeiro pelo Brasileiro 2025

Cruzeiro e Vasco se enfrentam pela 6ª rodada do Brasileiro será no dia 27 de abril no Estádio Parque do Sabiá.

Ana Thaís e André Rizek questionam prioridade do Vasco na temporada

Para a dupla de comentaristas, a escolha do Vasco da Gama é arriscada devido à dificuldade do Campeonato Brasileiro.

Vegetti é o artilheiro entre os clubes da Série A em 2025

Aos 36 anos, Vegetti tem 11 gols e duas assistências pelo Vasco da Gama nesta temporada e já alcançou marcas importantes.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Operário-PR

O Vasco da Gama vai enfrentar o Operário-PR pela terceira fase da Copa do Brasil e decidirá o duelo em casa.

Carille explica ausência de Jair contra o Puerto Cabello

O volante Jair ficou de fora da partida entre Vasco da Gama e Puerto Cabello, na última quarta-feira, pelo Sul-Americana.

Vasco faz sondagem por Pedrinho e se assusta com valores

O Vasco da Gama só conseguirá a contratação por empréstimo do atacante Pedrinho se desembolsar US$ 5 milhões.

Coutinho tranquiliza torcida após ser substituído em jogo do Vasco

Coutinho pediu para ser substituído após sentir dores, mas estará à disposição para o próximo jogo do Vasco.

Marcelo Sant’Ana admite pressão em Carille no Vasco

O diretor Marcelo Sant’Ana citou a cultura do futebol no Brasil para responde sobre a situação de Fábio Carille no Vasco.

Garré engata sequência como titular e dá 1ª assistência no Vasco

Titular do Vasco da Gama, Benjamin Garré tem boa atuação contra o Puerto Cabello e cede 1ª assistência com a camisa do Clube.

Cicinho concorda com revolta da torcida do Vasco e defende chegada de reforços

Ex-jogador Cicinho dá razão para as reclamações da torcida do Vasco da Gama, culpa Carille e defende chegada de reforços.