É mole? Pesquisa coloca torcidas de Cruzeiro e Atlético-MG maiores que a do Vasco

Levantamenro feito pela CNN/Itatiaia coloca Cruzeiro e Atlético-MG à frente do Vasco da Gama no ranking de maiores torcidas do Brasil.

Torcida do Vasco durante o jogo contra o CRB em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A dobradinha entre Atlético Mineiro e Cruzeiro fechando o Top 5 de torcidas brasileiras é mais uma surpresa do “O Maior Raio-x do Torcedor”. Isso porque a dupla mineira tirou do grupo dos cinco primeiros colocados o Vasco, que historicamente sempre esteve presente ali.

Outro ponto a se destacar é que na eterna batalha entre Rio Grande o Sul e Minas Gerais pela condição de terceira força do futebol brasileiro, no que se refere ao tamanho das torcidas, os mineiros estão à frente, pois Galo e Raposa superam Grêmio e Internacional acima da margem de erro.

Pela Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, atleticanos e cruzeirenses têm 5%, cada, dos torcedores brasileiros. O Vasco aparece com 4%, portanto dentro da margem de erro, que é de 1,4 ponto percentual, mas numericamente abaixo dos dois rivais mineiros.

Quando se faz a análise levando em consideração os números nas cinco regiões do Brasil fica evidente que o clube de São Januário tem uma torcida nacional.

Por outro lado, no Sudeste, região que concentra 42% da população brasileira, sendo Minas Gerais o segundo estado mais populoso, Atlético e Cruzeiro têm números impressionantes.

Menos da metade da torcida do Vasco está no Sudeste

São 98% dos atleticanos concentrados no Sudeste e 97% dos cruzeirenses. Da torcida do Vasco, menos da metade, 46%, está na região mais populosa do Brasil.

A segunda região com mais vascaínos é a Norte, onde estão 24% dos torcedores do time de São Januário, mas lá tem apenas 8,8% da população brasileira.

Esses números mostram que a fidelidade dos mineiros aos clubes do seu estado faz a diferença. Outro ponto que precisa ser destacado é que algumas das pesquisas anteriores mais recentes, que mostravam o time de São Januário à frente da dupla mineira, consideravam também o segundo clube do torcedor, o que não acontece na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.

E Norte, com 55%, e Nordeste (34%), são as regiões onde os torcedores mais declararam torcer por dois clubes neste levantamento.

Minas x Sul

Apesar de terem perdido para os gaúchos no ranking da fidelidade, pois 82% dos gremistas e colorados garantiram torcer apenas para seus clubes, com 70% dos atleticanos e 69% dos cruzeirenses tendo um “coração dividido”, pois declaram que torcem para outra equipe brasileira, os mineiros levam a melhor nos números absolutos justamente pela força das suas torcidas dentro do próprio estado.

Com Minas Gerais tendo quase o dobro da população do Rio Grande do Sul, e Atlético e Cruzeiro tendo 98% e 97%, respectivamente, das suas torcidas, dentro do Sudeste, isso justifica Galo e Raposa apareceram à frente dos rivais gaúchos no levantamento.

Metodologia

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Top 12 maiores torcidas do Brasil

  • Flamengo – 24%
  • Corinthians – 18%
  • Palmeiras – 9%
  • São Paulo – 8%
  • Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
  • Vasco – 4%
  • Grêmio e Santos – 3%
  • Bahia, Internacional e Sport – 2%

O Vasco é muito forte ainda no Nordeste, que concentra 27% dos brasileiros, com 22% da sua torcida na região, contra apenas 2% do Cruzeiro e 1% do Atlético.

Fonte: Itatiaia

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
11 comentários
  • Responder

    Pesquisa mineira mente muito uai.se juntar o Atlético mineiro.e o Cruzeiro os 2 juntos não chega nem perto do vasco. O vasco sempre foi vítima de mentiras. Desde 1998.

  • Responder

    A realidade é doída, porém ela está aí , escancarada , doa a quem doer , sabem porque os paulistas e cariocas têm a preferência das grandes massas , é óbvio , A GRANDE MÍDIA , sempre foi e sempre será assim , se você quer acompanhar jogos de Atlético, Grêmio, Inter ou Cruzeiro (e clubes como Bahia , Fortaleza , Sport e outros do nordeste ) , VOCÊ VAI TER QUE PAGAR POR ISTO (canais fechados) , Agora os do eixo, estão na tela das TVs abertas desde que o mundo da bola existe , eles tem ampla cobertura esportiva , e no nordeste têm divulgação maior que os locais ! Nós programas esportivos então nem se fala , É UMA GRANDE COVARDIA !

    • A quanto tempo que o Corinthians e o São Paulo não rapaz nada é a mídia os divulga incessantemente? O Atlético foi campeão de uma libertadores , que sequer teve transmissão pra todo país!

  • Responder

    Torcida do Vasco está chateada,mas é só ler direitinho como a pesquisa foi feita,e entenderá o motivo de atlético e cruzeiro está na frente. E a Itatiaia não faz pesquisa ela e a CNN contratou a maior pesquisa sobre futebol já feita no Brasil

    • E mole ? Tá de brincadeira o time só anda na série b não ganha nada os torcedores mais velhos estão tudo morrendo e assim vai ninguém que torce pro time desse aí não o time caiu junto com a torcida e acordem pra realidade quem vive de passado é museu esse time e Horroroso

  • Responder

    essa pesguisa é mentirosa vasco têm uma grande torcida fiel e claro gue tem vira casaca mais mais tem mais fiel ,atorcida do vasco e mundial e uma nação

  • Responder

    Pesquisa feita pela Itatiaia de minas? Vejam ser tão tendenciosa que até os times de lá empataram…só faltava ter empatado em primeiro kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk , e o América em segundo….
    Mas…nesse nível essas pesquisas ainda chegarão lá!!!!

  • Responder

    Só uma coisa para essa pesquisa… Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

  • Responder

    BOM DIA. PREFIRO UMA TORCIDA PEQUENA MAIS FIEL, DO QUE TORCEDORES QUE VIRARAM CASACA E MUDARAM DE TIME. SÃO UNS BABACAS……

  • Responder

    Não está longe desta realidade de hoje , torcida cresce com as vitorias e conquistas de títulos ,pois as gerações vão se sucedendo . Flamengo e Vasco nas décadas passadas até os anos 70 ,graças ao rádio principal meio de comunicação principalmente até o ano 60 ,tendo o Rio como Capital do País tinham a radio Nacional que dominava o Brasil de ponta a ponta , assim como hoje a tv Globo que ainda tem a maior audiência embora tenha perdido muito quando ela deixou de ser imparcial nas notícias politicas .Voltando a era do raio , além da Nacional , havia a Continental que tinha sua programação toda voltado para todos os esportes ,ainda a radio Tupi e a extinta Mayrink Veiga com seus programas humorísticos e musicais .Pouco si ouvia falar do futebol mineiro ou gaúcho e, isto si deu com o abrangente dos campeonatos no Brasil , como a Taça de Prata , torneio Rio -São Paulo . Vale ressaltar que o Vasco vem perdendo parte de sua torcida ,mesmo dentro do Rio de Janeiro em relação aos Estados de São Paulo e Minas Gerais onde a dupla Atletico e Cruzeiro arrebatam grande número de torcedores principalmente na chamada grande Belo Horizonte que congrega grande numeros de cidades . A torcida do Vasco ainda é forte e , sempre foi no Norte e nordeste graças aos seus grandes feitos no passado .

  • Responder

    O pesquisador pegou o estado de Minas e dividiu por dois!!

Comente

Veja também
Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo sai em defesa de Medel: ‘Injustiçado’

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo espera que Medel e o Clube se resolvam e que o chileno volte a ser titular.

Rodrigo Capelo é especialista em finanças do esporte
Rodrigo Capelo vê decisão ‘inusitada’ e prevê ‘batalha judicial’ entre Vasco e 777 Partners

Especialista em negócios no esporte, o jornalista Rodrigo Capelo analisou o movimento do Vasco da Gama de afastar a 777 Partners do Clube.

Álvaro Pacheco na Ilha do Governador em 2023
Jornalistas e jogadores revelam como jogam os times de Álvaro Pacheco

Possível novo técnico do Vasco da Gama, Álvaro Pacheco é aguardado pelo Clube até este fim de semana para assinar contrato.

Josh Wander, sócio da 777 Partners
Contrato entre Vasco e a 777 Partners prevê mediação da FGV em caso de litígios

Vasco da Gama conseguiu na Justiça tirar a 777 Partners do controle do Clube: grupo americano informou que vai recorrer.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Vasco emite nota e esclarece sobre ação judicial contra a 777 Partners

O Vasco da Gama destacou que a ação foi motivada por preocupações sobre a capacidade financeira da 777 Partners.