Duelo entre Dedé e Leandro Euzébio

Na contramão dessa história, dois zagueiros vivem momentos semelhantes.

Ganhar a confiança do torcedor é difícil, ainda mais dentro de uma competição tão parelha como o Campeonato Brasileiro. Muitos jogadores chegam aos clubes e passam como se nunca tivessem vestido a camisa e entrado em campo, caindo no esquecimento do público. Na contramão dessa história, dois zagueiros vivem momentos semelhantes e tornaram-se unanimidade em seus times. Dedé, do Vasco, e Leandro Euzébio, do Fluminense, são titulares absolutos e têm encontro marcado neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, para confirmarem o bom momento na carreira.

Após o bom desempenho no Estadual 2009 vestindo a camisa do Volta Redonda, Dedé foi contratado pelo Vasco com a missão de ajudar a defesa a sofrer poucos gols na Série B do Brasileiro. Foi campeão, mas a carreira começou a alavancar mesmo em 2010.

Talvez, o único grande problema nessa passagem pelo Vasco, até agora, foi uma dividida com Carlos Alberto em um treino ocorrido no mês de fevereiro, que deixou o meia fora de muitas partidas do Campeonato Carioca prejudicando o Gigante da Colina na disputa pelo título. O incidente irritou os torcedores, a diretoria e quase motivou a saída do zagueiro.

Mesmo assim, ele deu a volta por cima e mostrou que tinha condições de ajudar. Hoje, Dedé é um dos jogadores que mais desarmam no Brasileiro, com 112 roubadas, em 31 jogos disputados. A boa fase pode ser percebida nas notas recebidas no Troféu Armando Nogueira. Até a 18ª rodada, por exemplo, sua pontuação chegava no máximo até 6, mas a partir da 19ª, quando teve nota 7,5, a média começou a crescer e está em torno dos 6,5. Pontuação alta para um zagueiro.

– A desconfiança da torcida é normal. Mas, o importante é corresponder dentro de campo e trabalhar duro ao longo da semana. Consegui isso no Vasco.

Quanto ao adversário de domingo, Dedé lembrou que a boa fase de Leandro Euzébio vem desde o Brasileiro do ano passado. Para ele, além das seguras apresentações, o fato de o rival fazer gols também ajuda.

– O Leandro é bom zagueiro e teve méritos de ter chegado ao Fluminense. Ano passado ele fez um ótimo Brasileiro pelo Goiás, e acredito que por isso teve uma chance em um clube grande. Além disso, já fez até gols este ano. Acredito que por isso, ganhou respeito da torcida do Fluminense.

Zagueiro tricolor chegou a ser considerado o melhor do Brasileiro

Com 30 jogos pelo Fluminense neste Brasileiro e 60 roubadas de bola, Leandro Euzébio tem presença garantida no time titular de Muricy Ramalho. A confiança do treinador é tanta que, na entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, o comandante chegou a declarar que o zagueiro era o melhor do Brasil na atualidade.

Muita gente não sabe, mas Leandro é oriundo das categorias de base do Fluminense. Em 2001, foi promovido ao time principal pelo então técnico Valdir Espinosa, mas uma divergência entre a diretoria e seus empresários acabou tirando o jogador do clube. Com um jeito calmo e de poucas palavras, o zagueiro se diz muito feliz com a possibilidade de viver um momento tão especial na carreira e se compara ao rival vascaíno.

– Venho crescendo de produção com os jogos no campeonato e isso é fruto de muito trabalho. O Dedé também chegou ao Vasco com a desconfiança da torcida e conseguiu ganhar seu espaço. E um grande jogador e merece o reconhecimento que vem tendo no clube – disse ele, que tem uma média entre 5,5 e 6 no Troféu Armando Nogueira.

Os dois voltam a campo no próximo domingo e querem mostrar que a boa fase não é passageira. Pelo Fluminense, Leandro Euzébio ainda sonha com o título para entrar na história do clube e coroar a boa temporada. No Vasco, Dedé tenta ajudar o time a acabar o ano de uma forma digna e respeitosa, com uma vaga na Sul-Americana.

globoesporte.com

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.