Dudu Cearense destaca características e diz que Ricardo Sá Pinto pode dar certo no Vasco

Dudu Cearense já trabalhou com Ricardo Sá Pinto no OFI-GRE e diz que treinador pode dar certo no Vasco da Gama.

Ricardo Sá Pinto já passou por diversos clubes
Ricardo Sá Pinto já passou por diversos clubes (Foto: João Lima)

Alvo do Vasco para o lugar de Ramon Menezes, que foi demitido na semana passada, o português Ricardo Sá Pinto é conhecido pela personalidade marcante.

Contemporâneo de Figo, Rui Costa e Vítor Baía, o ex-atacante começou a carreira como treinador como auxiliar em 2009 no União de Leiria-POR e foi diretor-técnico do Sporting. Pediu demissão depois de uma briga com Liédson – a mídia portuguesa noticiou que ele trocou socos com o atacante.

Em quase dez anos como treinador, Ricardo Sá Pinto passou por Sporting-POR, Estrela Vermelha-SER, OFI-GRE, Atromitos-GRE, Beleneses, Standard Liege-BEL, Légia Varsóvia-POL e Braga-POR. Conhecido pelo jeito enérgico e muitas vezes explosivo dentro do gramado, o treinador cobra muito seus comandados.

“Se um atleta quiser aparecer mais do que ele, ele vai dar no meio do cara (risos)”, disse Dudu Cearense, que trabalhou com Ricardo Sá Pinto no OFI-GRE na temporada 2013-14, ao ESPN.com.br.

Bastante conhecido na Grécia por ter defendido o Olympiacos – entre 2008 e 2011 – e jogado na seleção brasileira, Dudu se surpreendeu quando recebeu uma mensagem do treinador.

Ricardo Sá Pinto queria tomar café com o meia para conversar antes de começarem o trabalho juntos. O time brigava naquele momento contra o rebaixamento para a segunda divisão.

“Ele me perguntou: ‘Qual a sua intenção aqui, Dudu?’ Eu respondi: ‘A minha intenção é a mesma que a sua: crescer no futebol europeu. Preciso fazer uma grande competição e, com a tua ajuda, irmos para um time mais forte ou fazermos história aqui’”, contou.

Dudu acredita que Ricardo Sá Pinto tem tudo para dar certo no Vasco, desde que os jogadores entendam a mentalidade do treinador e sigam o que ele pede.

“Ele é um cara que cobra demais dos jogadores e é muito perfeccionista (risos). Mas também é muito amigo dos jogadores, desde que você trabalhe sério e seja profissional”, explicou.

“Ele falava: ‘Se vocês derem a vida e se dedicarem ao máximo com o time virando uma unidade mesmo, vocês vão ter muitos privilégios comigo’. Quando a gente vencia uma partida difícil no final de semana, ele mandava a gente voltar só na quarta-feira”, contou Dudu.

O técnico e o meia levaram a pequena equipe ao sexto lugar da Liga Grega e à semifinal da Copa da Grécia.

‘Futebol europeu está avançado’

O único título de expressão de Ricardo Sá Pinto como treinador é a Copa da Bélgica pelo Standard Liège-BEL, clube no qual encerrou a carreira de jogador.

“O Brasil percebeu que, infelizmente, o futebol europeu está muito mais avançado do que o brasileiro. Temos que agradecer por eles estarem trazendo esse tipo de trabalho por aqui. O pessoal precisa aprender com esses caras porque é um futebol, uma cultura e uma forma de viver diferentes”, explicou.

Em seu último trabalho no Braga, ele foi demitido em dezembro de 2019, depois vencer o Paços de Ferreira por 4 a 1, pela Taça da Liga. Depois de sua saída, o time – oitavo colocado na Liga Portuguesa – terminou a competição em terceiro.

Fonte: Espn

3 comentários
  • Responder

    SEJA BEM VINDO BOA SORTE PARABÉNS DIRETORIA E?ASSIM Q TIME GRANNDE PENSA. VAMOS TORCE PRA Q?DE SERTO. AQUI E VASCO

  • Responder

    Boa tarde!
    Esses jovens do Vascooooooo tem que ter formação dura de cobranças nos resultados e na vida profissional estão brincando de jogar. Seja bem vindo Ricardo e vamos quebrar paradigma das mesmas caras. Boa Sorte! Vamos vascooooooo!

  • Responder

    Pelo menos ele metendo o pinto no rabo dessa diretoria bosta , já ta de bom tamanho.!!

Comente

Veja também
Bap barra negociação de Everton Cebolinha com o Vasco

Presidente do Flamengo, Bap rejeitou a possibilidade de negociar o atacante Everton Cebolinha com o Vasco da Gama.

Pedrinho dispara contra Bap e nega participação de Leila na compra da SAF

Pedrinho rebate Bap, nega participação de Leila Pereira na compra da SAF do Vasco da Gama e defende a legalidade da negociação.

Leila Pereira reage e ameaça processar Bap após falas sobre a SAF do Vasco

Leila Pereira ameaça processar Bap após declarações sobre a SAF do Vasco da Gama e nega qualquer participação na negociação.

Meia de Curaçao revela homenagem a Juninho Pernambucano em estreia na Copa

Jogador de Curaçao contou em entrevista que mãe era grande fã do futebol brasileiro e de craque do Vasco da Gama.

Bap, do Flamengo, ameaça ir à Justiça contra venda da SAF do Vasco

Presidente do Flamengo afirma que a negociação pode ferir a legislação por conta da relação familiar entre Marcos Lamacchia e Leila Pereira

Hugo Moura recebe proposta do Japão e pode deixar o Vasco nesta janela

Volante tem contrato com o Vasco da Gama até o fim da temporada e avalia oferta que prevê valorização salarial no futebol japonês.

Vasco volta ao mercado por zagueiro mesmo após reformular a defesa

Vasco da Gama busca um novo zagueiro mesmo após reformular a defesa. Entenda os motivos que levaram o Clube a voltar ao mercado.

Demora por reforços aumenta pressão sobre diretoria do Vasco

Vasco da Gama segue sem anunciar reforços, e demora nas negociações aumenta a pressão sobre a diretoria e a comissão técnica.

Gols e jogadas de Tomás Pochettino, meia especulado no Vasco

Vasco da Gama tem interesse em Tomás Pochettino. Veja gols, assistências e principais jogadas do meia argentino do Fortaleza.

Vasco goleia o Nova Iguaçu e garante vaga na semifinal do Carioca Sub-17

Vasco da Gama goleou o Nova Iguaçu por 5 a 0 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca Sub-17, contra o Botafogo.