Douglas Luiz reforça desejo de voltar ao Vasco no futuro e projeta Andrey na Europa

Volante do Aston Villa, revelado pelo Vasco da Gama em 2016, afirmou ter objetivos a realizar no futebol europeu antes de voltar ao Gigante.

Douglas Luiz em ação pelo Aston Villa
Douglas Luiz em ação pelo Aston Villa

Douglas Luiz foi um dos brasileiros de maior destaque na última temporada na Inglaterra. Vice-líder em assistências do Aston Villa na Premier League, com seis passes para gol, o volante brasileiro estufou as redes outras seis vezes. Dessas, duas foram em lindos gols olímpicos – lance que tem se tornado ”especialidade da casa” para o ex-Vasco da Gama.

O brilho de Douglas Luiz pelos Villains, especialmente desde a chegada de Unai Emery na última temporada, não passou despercebido ao mercado da Premier League. Recentemente, o brasileiro foi apontado como possível reforço do Tottenham.

Em meio ao auge da carreira até aqui, Douglas Luiz falou com com a PL Brasil de forma exclusiva sobre sua vida na Inglaterra e seus planos para o futuro.

O brasileiro deve entrar em campo nesta segunda-feira (24), na estreia do Aston Villa na Premier League Summer Series, diante do Newcastle, em Filadélfia, capital da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Desde que chegou ao Aston Villa, Douglas Luiz tem visto sua evolução casar com o progresso do time. Anunciado no Villa Park em julho de 2019, o meia chegou ao clube que havia acabado de ser promovido à Premier League. Em seu primeiro ano, viu os Villans escaparem de um novo rebaixamento por pouco. Na temporada seguinte a equipe comandada por Dean Smith terminou o Campeonato Inglês no meio da tabela. Em 2021-22, os Lions eram comandados por Steven Gerrard e acabaram na parte de baixo da tabela novamente.

Já na última temporada, o Aston Villa teve um grande progresso com Unai Emery no comando e conseguiram uma vaga na Conference League, ficando na frente de gigantes como Tottenham e Chelsea. Um dos protagonistas dessa bela campanha foi Douglas Luiz, que dobrou o número de gols em relação a seu ano de estreia.

– Cada treinador teve sua contribuição nessa minha evolução. O Unai é um treinador que soube chegar e implementar rapidamente a ideia de jogo que ele tem. Com certeza foi um treinador que me ajudou e me passou bastante confiança para que eu pudesse fazer essa temporada tão boa – comentou.

Douglas Luiz utilizou bem sua pontaria na última temporada e marcou dois gols de fora da área, sendo um deles de falta. O brasileiro contou como Gerrard, especialista em arremates de longe como jogador, contribuiu para lhe dar confiança e arriscar alguns chutes.

”Sempre temos que buscar boas referências na posição e o Gerrard foi um grande jogador com essa característica”.

O Aston Villa disputará uma competição europeia após 12 anos e terá quatro competições difíceis na próxima temporada: Premier League, Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e Conference League. Douglas Luiz vê esse calendário cheio como uma evolução da equipe.

– A gente vai ter um foco grande na Conference, é uma oportunidade de uma conquista continental. Vai ser um calendário mais pesado, mas o clube, como um todo, tem se preparado para seguir evoluindo nesse processo. Acredito que o Villa vem subindo degrau a degrau em cada temporada e queremos ser mais fortes nesse próximo ano – disse.

A Premier League nunca teve tantos brasileiros quanto agora. São 34 no total. Douglas Luiz contou como é a relação entre ele e seus compatriotas, para além de Philippe Coutinho e Diego Carlos, que são seus colegas de clube.

– Acabamos nos vendo nos jogos em que nos enfrentamos e colocamos algum papo em dia na ocasião. Já no dia a dia, com Coutinho e Diego Carlos, que são meus companheiros de time, temos mais proximidade naturalmente, inclusive fora de campo – afirmou.

Seleção brasileira

A seleção brasileira iniciou um novo ciclo com Fernando Diniz, que vai treinar a Canarinho interinamente até que se defina o treinador definitivo do Brasil. Em relação à CBF, há uma expectativa de que Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegue no início ou na metade do ano que vem.

Após o ouro olímpico em Tóquio, Douglas Luiz teve oportunidades com Tite, jogando seis partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar e duas pela Copa América de 2021. Com sua evolução no Aston Villa, o volante quer reconquistar seu espaço pela seleção.

– Eu nunca trabalhei com o Diniz, mas já escutei bastante sobre ele e é um treinador que eu assisto bastante, pelo estilo de jogo. Acredito que tenha sido uma boa escolha e espero ter a oportunidade de fazer parte das convocações. Meu objetivo é poder dar prosseguimento a minha trajetória na seleção brasileira – comentou.

Relação de Douglas Luiz com o Vasco

Douglas Luiz foi revelado pelas categorias de base do Vasco. Jogou nas categorias de base do clube de 2012 a 2016 e, pelo profissional, de 2016 a 2017. Pelo Gigante da Colina, o volante marcou dois gols em 14 jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro e estufou a rede uma vez em 11 partidas no Brasileirão. O jogador disse sobre sua identificação pelo time e que tem planos de, no futuro, vestir a camisa da equipe carioca novamente.

– Eu tenho muita gratidão ao Vasco, é o clube que me formou como jogador e homem. Se eu estou aqui onde estou, é por causa do Vasco. Continuo acompanhando e tenho vontade de retornar ao Vasco, sim, mas ainda quero realizar mais coisas aqui na Europa antes de voltar – afirmou.

Companheiro de Coutinho no Aston Villa, Douglas Luiz agora vê Andrey Santos, mais uma cria do Vasco, indo para um clube da Premier League. O volante dos Villans expressou sua felicidade ao ver mais um jogador formado no Gigante da Colina ganhando espaço na liga mais competitiva do mundo.

– Fico feliz pelo Andrey, espero que ele possa ter sucesso no futebol europeu. É uma transição que não é fácil, principalmente quando se é muito novo, mas acredito que ele tem capacidade para desempenhar bem. E o Vasco, é o que eu disse, um clube formador muito forte e certamente o Andrey tem orgulho de ter vindo de lá, como eu tenho – finalizou.

Fonte: Premier League Brasil

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Olho no rival! Escalação do Grêmio contra o Vasco

Confira a escalação do Grêmio para o jogo contra o Vasco da Gama neste domingo, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Lucas Piton e Suárez em Grêmio x Vasco
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Grêmio às 16h em São Januário

Em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca estrear com vitória em São Januário.

Árbitro Flávio Rodrigues de Souza
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Grêmio

Arbitragem para o jogo entre Grêmio e Vasco da Gama nesta domingo, em São Januário, pela Série A do Brasileiro.

Jogadores do Vasco na Arena do Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Grêmio

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Grêmio neste domingo, às 16h, pela estreia do Brasileiro.

Treino do Vasco com campo reduzido
Escalação do Vasco contra o Grêmio

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Grêmio neste domingo, em São Januário, pela Série A do Brasileiro.