Do 0 ao 8: Fellipe Bastos e o grande mérito de Ramon Menezes

Com forte presença ofensiva, o volante Fellipe Bastos mudou os seus status no Vasco da Gama no comando de Ramon Menezes.

Fellipe Bastos durante o jogo contra o Sport
Fellipe Bastos durante o jogo contra o Sport (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Ídolo presente na vencedora do Vasco da Gama nos fim dos anos 90, Ramon Menezes assumiu o comando do Gigante com a missão de reeguer uma equipe que vinha em baixa com Abel Braga.

Sem experiência como técnico, mas com profundo conhecimento do elenco, Ramon Menezes, que era auxiliar-técnico desde 2019, começou o seu trabalho no Vasco em meio à pandemia, sem partidas e com muitos treinos.

Inicialmente, o Vasco de Ramon Menezes venceu Macaé e Madureira, ainda pelo Campeonato Carioca, resultados que, no entanto, não evitaram a eliminação precoce do Cruzmaltino, o que ainda era consequência do antigo trabalho.

À espera do Campeonato Brasileiro, o Vasco ficou mais de 1 mês sem partidas oficiais. Para manter a equipe com ritmo de jogo e realizar alguns testes, foram realizados alguns jogos-treinos, contra Porto Velho-RO, Macaé e Volta Redonda

O Vasco goleou Porto Velho-RO e Macaé por 5×0, e superou o Volta Redonda de virada por 2×1. Apesar dos bons resultados nos jogos-treinos e nas partidas restantes do Campeonato Carioca, ainda havia uma grande desconfiança acerca do trabalho de Ramon Menezes, considerando a qualidade dos adversários em questão.

A desconfiança quase zerou com a vitória por 2×0 sobre o Sport, na última quinta-feira (13), pela estreia no Campeonato Brasileiro, o que se tratou do 1º grande teste de Ramon Menezes no comando do Vasco. O Gigante venceu sem grandes sustos e com uma boa atuação.

Participativo e artilheiro: o Fellipe Bastos de Ramon Menezes

Se há alguns meses fosse perguntar aos torcedores do Vasco o que achavam sobre Fellipe Bastos, a grande maioria o colocaria entre os piores do elenco, até pelo que vinha apresentando. No entanto, a situação mudou desde a chegada de Ramon Menezes, que colocou o volante entre os titulares.

A torcida estranhou de início, mas compreendeu a opção pelos desfalques na posição. A questão é que Fellipe Bastos começou a fazer boas atuações e se encaixou bem no esquema tático de Ramon Menezes, com o detalhe de assou a atuar mais no setor de armação e chegando com frequência na área do adversário.

Ramon Menezes conseguiu extrair o melhor que Fellipe Bastos possui, que é a participação ofensiva com lançamentos, assistências e finalizações. O último quesito, inclusive, já tem rendido alguns gols para o volante, inicialmente nos jogos-treinos realizados pelo Gigante às vésperas do Campeonato Brasileiro.

O problema é que da mesma forma que havia uma desconfiança sobre o próprio Ramon Menezes por causa da qualidade dos adversários, existia o mesmo com Fellipe Bastos, só que mais potencializado. Porém, o volante provou que realmente teve uma evolução com a grande atuação e os 2 gols na vitória sobre o Sport.

Em relação ao 2º gol, Fellipe Bastos marcou numa bela cobrança de falta, o que ganhou destaque de Ramon Menezes em parte da entrevista coletiva após o término da partida.

– Bastos vem trabalhando muito. Ele tem trabalhado muito. Hoje, sem dúvida nenhuma, fez um gol de falta maravilhoso. Poderia ter feito outro porque cobrou muito bem. É fruto de treinamento, ele sabe o quanto treina. Chega cedo para treinar e está de parabéns. A gente tem evoluído muito nisso, e a bola parada decide jogo. Hoje ele foi muito bem e conseguiu fazer um gol espetacular.

É essencial para qualquer profissão se ter confiança, e é isso que Ramon Menezes tem passado não apenas para Fellipe Bastos, como a equipe como um todo. O que se viu contra o Sport foi uma equipe que sabe o que fazer em campo, o que um dedo essencial do novo comandante.

Sobre o título desta matéria, o 8 equivale ao número que o Fellipe Bastos veste junto ao seu nível de evolução desde a chegada de Ramon Menezes até o jogo contra o Sport. Espera-se agora que o volante siga sendo importante para a equipe, e assim espantando de vez as críticas que eram comuns.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.