Do 0 ao 8: Fellipe Bastos e o grande mérito de Ramon Menezes

Com forte presença ofensiva, o volante Fellipe Bastos mudou os seus status no Vasco da Gama no comando de Ramon Menezes.

Fellipe Bastos durante o jogo contra o Sport
Fellipe Bastos durante o jogo contra o Sport (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Ídolo presente na vencedora do Vasco da Gama nos fim dos anos 90, Ramon Menezes assumiu o comando do Gigante com a missão de reeguer uma equipe que vinha em baixa com Abel Braga.

Sem experiência como técnico, mas com profundo conhecimento do elenco, Ramon Menezes, que era auxiliar-técnico desde 2019, começou o seu trabalho no Vasco em meio à pandemia, sem partidas e com muitos treinos.

Inicialmente, o Vasco de Ramon Menezes venceu Macaé e Madureira, ainda pelo Campeonato Carioca, resultados que, no entanto, não evitaram a eliminação precoce do Cruzmaltino, o que ainda era consequência do antigo trabalho.

À espera do Campeonato Brasileiro, o Vasco ficou mais de 1 mês sem partidas oficiais. Para manter a equipe com ritmo de jogo e realizar alguns testes, foram realizados alguns jogos-treinos, contra Porto Velho-RO, Macaé e Volta Redonda

O Vasco goleou Porto Velho-RO e Macaé por 5×0, e superou o Volta Redonda de virada por 2×1. Apesar dos bons resultados nos jogos-treinos e nas partidas restantes do Campeonato Carioca, ainda havia uma grande desconfiança acerca do trabalho de Ramon Menezes, considerando a qualidade dos adversários em questão.

A desconfiança quase zerou com a vitória por 2×0 sobre o Sport, na última quinta-feira (13), pela estreia no Campeonato Brasileiro, o que se tratou do 1º grande teste de Ramon Menezes no comando do Vasco. O Gigante venceu sem grandes sustos e com uma boa atuação.

Participativo e artilheiro: o Fellipe Bastos de Ramon Menezes

Se há alguns meses fosse perguntar aos torcedores do Vasco o que achavam sobre Fellipe Bastos, a grande maioria o colocaria entre os piores do elenco, até pelo que vinha apresentando. No entanto, a situação mudou desde a chegada de Ramon Menezes, que colocou o volante entre os titulares.

A torcida estranhou de início, mas compreendeu a opção pelos desfalques na posição. A questão é que Fellipe Bastos começou a fazer boas atuações e se encaixou bem no esquema tático de Ramon Menezes, com o detalhe de assou a atuar mais no setor de armação e chegando com frequência na área do adversário.

Ramon Menezes conseguiu extrair o melhor que Fellipe Bastos possui, que é a participação ofensiva com lançamentos, assistências e finalizações. O último quesito, inclusive, já tem rendido alguns gols para o volante, inicialmente nos jogos-treinos realizados pelo Gigante às vésperas do Campeonato Brasileiro.

O problema é que da mesma forma que havia uma desconfiança sobre o próprio Ramon Menezes por causa da qualidade dos adversários, existia o mesmo com Fellipe Bastos, só que mais potencializado. Porém, o volante provou que realmente teve uma evolução com a grande atuação e os 2 gols na vitória sobre o Sport.

Em relação ao 2º gol, Fellipe Bastos marcou numa bela cobrança de falta, o que ganhou destaque de Ramon Menezes em parte da entrevista coletiva após o término da partida.

– Bastos vem trabalhando muito. Ele tem trabalhado muito. Hoje, sem dúvida nenhuma, fez um gol de falta maravilhoso. Poderia ter feito outro porque cobrou muito bem. É fruto de treinamento, ele sabe o quanto treina. Chega cedo para treinar e está de parabéns. A gente tem evoluído muito nisso, e a bola parada decide jogo. Hoje ele foi muito bem e conseguiu fazer um gol espetacular.

É essencial para qualquer profissão se ter confiança, e é isso que Ramon Menezes tem passado não apenas para Fellipe Bastos, como a equipe como um todo. O que se viu contra o Sport foi uma equipe que sabe o que fazer em campo, o que um dedo essencial do novo comandante.

Sobre o título desta matéria, o 8 equivale ao número que o Fellipe Bastos veste junto ao seu nível de evolução desde a chegada de Ramon Menezes até o jogo contra o Sport. Espera-se agora que o volante siga sendo importante para a equipe, e assim espantando de vez as críticas que eram comuns.

Nenhum comentário ainda.

Deixe sua opinião

Últimas notícias

9 de maio de 2021

Feliz, Germán Cano posa com placa e projeta final da Taça Rio

Germán Cano esbanja felicidade ao exibir placa e projeta vencer a final da Taça Rio, contra Botafogo ou Nova Iguaçu.

Confira os próximos 5 jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Jogadores comemoram vitória contra o Madureira; veja publicações

Jogadores do Vasco da Gama comemoraram a vitória contra o Madureira com publicações em seus perfis nas redes sociais.

8 de maio de 2021

Cabo explica estratégia contra o Madureira e projeta final da Taça Rio: ‘Estamos prontos’

Marcelo Cabo falou sobre a tática adotada contra o Madureira e disse que o Vasco da Gama está preparado para a final da Taça Rio.

Cabo destaca domínio do Vasco, cita placar injusto e prevê times fechados na Série B

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo falou do domínio Cruzmaltino contra o Madureira, lamentou placar magro e projetou Série B.

Cabo exalta DNA ofensivo do Vasco e diz que busca por evolução defensiva continua

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo diz que a postura ofensiva do time é fruto de muito trabalho e que o sistema defensivo está evoluindo.

Cabo elogia o ‘camisa 10’ Marquinhos Gabriel: ‘Jogador de muita qualidade’

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo teceu elogios ao meia Marquinhos Gabriel e afirmou que enxerga o jogador como na função de camisa 10.

Léo Matos exalta classificação e comenta assistências contra o Madureira

Autor de duas assistências no jogo contra o Madureira, Léo Matos exaltou a classificação do Vasco da Gama na Taça Rio.

Léo Matos brinca com Marquinhos Gabriel e pede Pix por ‘gol roubado’

Lateral-direito do Vasco da Gama, Léo Matos pediu, em tom irreverente, um depósito via Pix para Marquinhos Gabriel por ter ‘roubado seu gol’

Castan faz 111º jogo pelo Vasco e iguala número obtido no Corinthians

Capitão do Vasco da Gama, Leandro Castan chegou fez seu jogo de número 111 pelo Cruzmaltino contra o Madureira, neste sábado (08).

Veja mais notícias