DM do Vasco tenta recuperar jogadores na semana de estreia na Série B

Departamento Médico do Vasco da Gama corre contra o tempo para colocar atletas à disposição do técnico Zé Ricardo neste início de Série B.

Matheus Barbosa em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Matheus Barbosa em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco iniciou, na última segunda-feira, semana decisiva de preparação às vésperas da estreia na Série B, às 19h de sexta, contra o Vila Nova, em São Januário. Além das atividades técnicas e táticas, o treinador Zé Ricardo conta com o trabalho do Departamento de Saúde e Performance para ter mais opções à disposição para o pontapé inicial no principal objetivo da temporada.

Atualmente, cinco jogadores estão em tratamento no clube. A situação mais relevante para o técnico é a de Juninho, que vem sendo titular na temporada. O quadro não é grave, mas o volante não está garantido no jogo de sexta-feira. O departamento médico (DM) corre para recuperar o jogador a tempo, e ele será observado de perto durante a semana. Ele atuou em 14 dos 15 jogos do Vasco em 2022.

Já Matheus Barbosa tem menos chances de jogar a estreia. O volante, que tem nove partidas na temporada, perdeu espaço com Zé Ricardo nos últimos confrontos do Carioca e acabou ficando fora das semifinais do estadual devido a dores na panturrilha esquerda. O atleta chegou a ser liberado, mas voltou para o DM nas últimas semanas e está em processo de transição. Na segunda, apareceu no campo do CT Moacyr Barbosa para trabalhar à parte, assim como Juninho.

Por outro lado, o também volante Yuri Lara não preocupa. O jogador ficou fora do jogo-treino contra o Olaria, no último sábado, em razão de um resfriado, mas voltou aos treinos com o elenco. As situações menos simples no momento são as do goleiro Halls, do zagueiro Ulisses e do atacante Laranjeira, que seguem em tratamento no DM.

  • Halls: sofreu trauma no pé esquerdo no dia 29 de março. Previsão de retorno aos treinamentos entre quatro e seis semanas;
  • Ulisses: foi submetido a uma cirurgia no dia 15 de março em virtude de uma lesão ligamentar no pé esquerdo. Iniciou fisioterapia, com previsão de recuperação de 12 a 16 semanas;
  • Juninho: sentiu incômodo na coxa direita e está em transição;
  • Matheus Barbosa: reclamou de dores na panturrilha esquerda há três semanas e segue em transição;
  • Laranjeira: em recuperação de um edema ósseo na perna direita, próximo ao tornozelo.

As semanas sem jogos após a eliminação no Carioca foram fundamentais para amenizar o desgaste físico de alguns jogadores e recuperar outros que estavam entregues aos cuidados dos médicos. Nos últimos dias, Anderson Conceição, Léo Matos e Getúlio se juntaram ao grupo após finalizarem o tratamento.

O zagueiro sofreu uma fissura na última costela direita no jogo contra o Flamengo, enquanto o lateral-direito teve um trauma na região posterior da coxa direita e, apesar de não ter lesão confirmada, ficou afastado dos treinamentos com o elenco durante um período. Já o atacante teve constatada uma lesão muscular na coxa direita no dia 14 de março e perdeu os jogos das semifinais. Todos entraram em campo no jogo-treino contra o Olaria, que o Vasco venceu por 3 a 2 em São Januário.

O início de semana é de muito trabalho para o DM em função também dos novos reforços do Vasco. O lateral-direito Gabriel Dias e os atacantes Erick, Zé Vitor e Carlos Palacios, contratados recentemente, estão no Rio de Janeiro para realizar exames médicos e finalizar a parte burocrática antes de serem anunciados pelo clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
2 comentários
  • Responder

    Esse time do Vasco é médio, tem que entrar mordendo em todos os jogos. Na série B tem que mostrar força e conjunto.

  • Responder

    Espero por um início de série B bem melhor, acredito na subida.

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.