Dita como covarde, estratégia de Zé Ricardo no Vasco, nesse contexto, não está errada

O técnico do Vasco da Gama, Zé Ricardo, tem sido criticado pela falta de poder ofensivo da equipe, mas prioridade à defesa não é erro.

Zé Ricardo durante jogo contra o Brusque em São Januário
Zé Ricardo durante jogo contra o Brusque em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Ninguém ou quase ninguém gosta de ver o seu time do coração jogar recuado. Isso é fato. Porém, o primeiro passo para se ter resultados é conhecer a si próprio ou aquilo que comanda. É o caso de Zé Ricardo, que se encontra numa situação complicada no Gigante.

O profissional é cobrado que a equipe vascaína seja mais ofensiva, mas ele possui as peças para isso? Pode-se questionar a participação errônea na indicação dos nomes para compor o elenco, mas o que se tem visto nesse começo de Série B é que, enfim, Zé Ricardo encontrou o caminho.

Não é um trabalho brilhante, mas, nesse ritmo, será o suficiente para o acesso ou até mesmo levar o título da competição. O técnico observou que o maior potencial do time estava no sistema defensivo e tem apostado nisso desde então. Um bom time começa por uma boa defesa, e um grande exemplo disso é o Corinthians na década passada.

Outro bom exemplo é o próprio Vasco de Zé Ricardo em 2017. Quando assumiu o time, deu prioridade ao sistema defensivo e tirou o Gigante do flerte com o Z4 para beliscar uma vaga na Libertadores. Na ocasião, ele assumiu a equipe vascaína na 23ª rodada e, em 16 partidas, foram apenas 13 gols sofridas, média inferior a um por jogo, isso na Série A.

Sobre os resultados, foram sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Lá na frente, o Cruzmaltino balançou as redes 17 vezes nesse período, média de quase um por jogo, o que ilustra a prioridade à defesa em detrimento do ataque. Na Série B deste ano, o Vasco levou apenas três gols em 10 rodadas e, ao mesmo tempo, marcou somente oito vezes, média inferior a um por partida.

Em entrevista nesta semana, Thiago Rodrigues reconheceu: “Nós temos conseguido metas importantes. Ano passado algumas situações não foram interessantes ao clube. Dentro do nosso fundamento defensivo conseguimos o quinto jogo sem ser vazado. Acho que é isso, há um crescimento ali atrás. Desde o começo nossa parte defensiva tem se mostrado muito forte, muito sólida”, disse o goleiro, que completou:

“A tendência é essa, Série B é isso. A gente não pode vender uma expectativa para o nosso torcedor de que vai ser 4 a 0, placares elásticos. Não vai ser”.

Em 2021…

Para se ter uma noção, o Cruzmaltino já está próximo de alcançar o número de jogos sem levar gol da edição passada inteira. Em 2021, foram oito partidas em 38 rodadas sem ser vazado, enquanto em 2022, são sete em 10 oportunidades, ou seja, falta um para a marca. No ano passado foram 50 gols sofridos ao longo da competição.

Dito isso e considerando a qualidade do sistema ofensivo, Zé Ricardo não erra com a estratégia que te adotado e o que mostra isso é que, diferente do ano passado, o time não apenas entrou no G4, como está se mantendo lá dentro, sonhando também com o título da competição. Vale ressaltar, inclusive, que o Vasco é o único invicto.

Mais sobre:Zé Ricardo
1 comentário
  • Responder

    Eu havia dito la atrás quando o Vasco entrou entre os quatros primeiros, que se tratando de série B, o time não era tão ruim como algumas pessoas vinham falando, e a prova ta ai, esse time atual é competitivo, corre o tempo todo, e é totalmente novo, eu acredito sim no acesso. l

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Puerto Cabello-VEN contra o Vasco

Confira a escalação do Puerto Cabello-VEN para o jogo desta terça-feira, contra o Vasco da Gama, pela Sul-Americana.

Renato Maurício Prado discorda de Pedrinho e crítica elenco do Vasco

Renato Maurício Prado criticou a estratégia do Vasco no início da temporada e alertou sobre possível rebaixamento no Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Relacionados do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Veja os bastidores da situação de Carille no Vasco

Fábio Carille terá sua permanência no Vasco da Gama reavaliada após confrontos contra Puerto Cabello e Sport.

Flu e Fla rebatem informação e esclarecem acordo com Vasco por Maracanã

Fluminense e Flamengo desmentem informação de que o Vasco da Gama integraria o consórcio do Maracanã e esclarecem acordo.

Vasco encaminha rescisão de contrato com De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para 2025, o volante De Lucca encaminha rescisão de contrato com o Vasco da Gama.

Vasco confia na força de São Januário em reencontro com copa internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Adson está fora do jogo contra o Puerto Cabello-VEN

Adson voltou a sentir dores na perna direita, mesmo local em que passou por cirurgia por causa da fratura na tíbia.

Maxime Dominguez se manifesta sobre saída do Vasco: ‘Não estava feliz’

O suíço Maxime Dominguez disputou 14 jogos com a camisa do Vasco da Gama, fez um gol e deu uma assistência.