Dirigente do América-MG dispara contra a arbitragem e ironiza: ‘Operação salva Vasco’

Presidente da SAF do América-MG, Marcus Salum detonou a atuação da arbitragem na partida vencida pelo Vasco da Gama no Independência.

Salum faz pronunciamento após derrota do América para o Vasco
Salum faz pronunciamento após derrota do América para o Vasco (Foto: Pedro Miguel)

A arbitragem de Ramon Abatti Abel, no jogo entre América-MG e Vasco, irritou a diretoria do clube mineiro. Depois da partida, Marcus Salum, presidente da SAF americana, esperou a equipe deixar o gramado e desferiu xingamentos à equipe de arbitragem. Também fez um pronunciamento na sala de imprensa, sugerindo favorecimento ao clube carioca: “Operação Salva Vasco”.

Além de Salum, vários outros dirigentes e também alguns jogadores aguardaram a saída da equipe de arbitragem, à beira do gramado, sob xingamentos. A Polícia Militar escoltou o quarteto de campo até o vestiário.

“Safado, safado! Vai lá vibrar, seu ladrão” (Marcus Salum)

O apito ficou por conta do árbitro Ramon Abatti Abel, que foi auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Alex dos Santos. O quarto árbitro foi Maurício Francisco Misson Júnior. E o VAR, também alvo das críticas de Salum, estava por conta de Daniel Nobre Bins.

Na sala de imprensa, Marcus Salum fez um posicionamento curto. Não respondeu perguntas. Na declaração, o dirigente caracterizou a atuação da arbitragem como “vergonhos”a e sugeriu que o Vasco está sendo favorecido para evitar que o clube seja rebaixado.

– Tenho mais de 30 anos no futebol. Vivi por muitos anos o que está acontecendo aqui. Nos últimos quatro cinco anos, passou a ser equilibrado com decisões do VAR, para todos os lados.

“Mas, hoje, vimos a operação salva Vasco. A camisa pesa de novo no futebol brasileiro. Foi uma vergonha o que foi feito com o América. Nem prestam atenção quando vamos reclamar. O critério não é igual.”

A principal reclamação de Marcus Salum está relacionada à expulsão de Iago Maidana, expulso no fim do primeiro tempo. O árbitro foi chamado no VAR e mostrou cartão vermelho sob alegação de que o zagueiro acertou Vegetti com o cotovelo.

– Na expulsão, o Maidana entrou na bola e caiu sobre o jogador, mas foi expulso. O América amassou o Vasco, o goleiro foi a melhor figura.

Mas o dirigente americano também questionou outras decisões de Ramon Abatti no segundo tempo. Segundo ele, houve uma falta sofrida pelo jogador do América antes do escanteio que gerou o gol da vitória vascaína. Salum também citou o choro dos jogadores no vestiário, após a derrota.

– É só ir no VAR e olhar o gol do Vasco. Antes do gol, nosso goleiro sofreu uma falta com sola. O árbitro disse que não era para expulsão. Se não era expulsão, pelo menos era falta, para anular o gol.

“Infelizmente, vou dizer a alguns times que estão sofrendo: a camisa pesa, de novo, no futebol brasileiro. É uma vergonha. É duro ver os jogadores chorando. Jogamos muito mais que o Vasco. No primeiro tempo, não deram um chute no gol. Está uma vergonha. Vamos luta até o fim, mas se deixarem, porque todo jogo é a mesma coisa.”
As reclamações do dirigente se estenderam após a coletiva. Em novo pronunciou, Salum disse que Abbati fez um “serviço completo”.

– Ele expulsou o Maidana, amarelou o Martínez e expulsou o Felipe (Azevedo). Ele fez um strike, fez um serviço completo. Hoje eu não tenho condição de mandar recado para ninguém (da torcida), porque até para colocar a cabeça no travesseiro fica difícil dormir. A gente trabalha muito para sofrer isso aqui.

Com o resultado no Independência, o Vasco chegou a 26 pontos e saiu da zona de rebaixamento. O time carioca voltou da Série B nesta temporada e estava no Z-4 praticamente desde o início da competição. A derrota dificultou ainda mais a vida do Coelho, que está na penúltima colocação, com 17 pontos, a nove do Goiás, primeiro time fora do grupo da degola.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:América-MG
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    Conveniente esse discurso já que ele tem no elenco o Juninho, que somente num país com dirigentes incompetentes ele tem vaga como jogador profissional.

  • Responder

    Agora vai ser assim ,se o Vasco ganhar foi ajudado pela arbitragem.
    O Vasco foi ajudado no jogo contra o Fluminense pela arbitragem.
    Fala besteira não mequinha .
    Vocês não ganharam quando pode .
    Perde e agora a culpa é do juiz.
    Onde vocês estão se for rebaixado a culpa vai ser do sistema .
    O cara que ia pra vocês foi para no Vasco porque vocês não tinha dinheiro pra bancar o cara .
    Então a culpa é do Vegett que foi.pro Vasco .
    Vamos dizer assim .
    O América jogou muito no primeiro tempo mas o erro tá no técnico do América tinha que continuar com a mesma pegada .
    Fez isso depôs que levou o gol.
    Aí foi tarde .
    Mano tem que ter o plano bê.
    Não é ficar reclamando o tempo todo com o juiz.
    O Vasco jogou pra caramba cotra o Bragantino e o Bahia.
    Pelo sei a estrutura do Bragantino e o Bahia nem se compara com o América Mineiro.
    Vocês queriam empatar .
    Até merecia ganhar mas dentro de casa jogar pra impate prendendo a bola pro tempo passar é burrice .
    Agora vir reclamar que o juiz ajudou o Vasco .
    Então vamos ter que mudar a modelidade do esporte MMA e futebol.
    O capitão do time do América mas reclamava do que jogava no segundo tempo .
    Como que fazendo isso ia mudar alguma coisa .
    É isso.
    Vamos vascão !!

  • Responder

    Não foi uma falta comum, foi uma agressão
    Quanto a favorecer o Vasco, é só acompanhar os últimos acontecimentos e ver que o Vasco foi um dos times mais prejudicado neste campeonato e mesmo assim vem se superando.

  • Responder

    Esses chorões do Ameriquinha estão na ZONA DE REBAIXAMENTO desde o início do campeonato e a culpa é da arbitragem? Será se entendi direito?🤭🤭🤭🤭🤭

  • Responder

    A expulsão foi clara, mas o Vasco não jogou bem no primeiro tempo, não consegui finalizar um chute a gol.
    Temos que melhorar.
    Força Vasco!!!

  • Responder

    O choro é livre, se o Vasco não cair, vai ser pelo esforço da diretoria e principalmente dos nossos jogadores. O Vasco errou no começo do ano por querer renovar o elenco trazendo jogadores jovens, e um técnico inesperiente. Com a chegada do Romon Diaz, e dos jogadores mais cascudos, o time está crescendo campeonato, se continuar a jogar esse bom futebol, vamos permanecer na série A.

  • Responder

    Entendo o desespero dos jogadores e dirigentes do América MG , mas seria mais maduro reconhecer que perderam no campo. Mesmo jogando melhor no primeiro tempo, não foram competentes para furar a atuação de Léo Jardim. O jogador deles foi maldoso e imprudente, por isso foi expulso. O Vasco aproveitou de uma das poucas chances que criou, mérito.
    Fica feio jogar a culpa na arbitragem…

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Rafael Paiva durante Athletico x Vasco
Rafael Paiva comenta expulsão de Hugo Moura e elogia atuações de Adson e João Victor

Treinador interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou a derrota da equipe para o Athletico-PR, pela quinta rodada do Brasileiro.

João Victor em campo pelo Vasco
João Victor lamenta derrota do Vasco para o Athletico-PR, mas crê em volta por cima

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi um dos poucos destaques da equipe na derrota para o Athletico-PR.

Rafael Paiva durante Athletico x Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Athletico; veja a entrevista coletiva

Rafael Paiva explicou a mudança do sistema tático ao analisar a atuação do Vasco da Gama e lamentou a expulsão Hugo Moura.

João Victor em campo pelo Vasco
João Victor recebe oportunidade e mostra que não pode ser reserva no Vasco

Maior contratação do Vasco da Gama em 2024, João Victor perde espaço no time, mas se destaca no duelo contra o Athletico-PR.