Diretor Paulo Roberto Santos detalha trabalho no Colégio Vasco da Gama

Colégio Vasco da Gama completa 20 anos, tem atualmente 140 alunos e diretor explica sobre a forma de trabalho da escola.

Colégio Vasco da Gama
Colégio Vasco da Gama

Primeira escola dentro de um clube de futebol, o Colégio Vasco da Gama completou 20 anos recentemente. Inaugurada em março de 2024, a instituição de ensino já teve como alunos grandes nomes do futebol brasileiro, entre eles Philippe Coutinho.

Em uma entrevista exclusiva ao Globo Esporte, o diretor do Colégio, Paulo Roberto Santos detalhou qual é a rotina dos alunos na escola. Assim, o primeiro requisito para estudar na instituição é ser um atleta do Vasco da Gama. No entanto, o local aceita todas as modalidades.

Atualmente, o Colégio conta com aproximadamente 140 alunos e do total apenas duas mulheres, ambas disputam a modalidade natação e estão no sétimo ano. Sobre administração, a instituição está sob o comando do Associativo do Clube, ou seja, o presidente Pedrinho. Por outro lado, a 777 Partners é responsável pela parte financeira.

A escola do Gigante da Colina é como as outras, na questão grade curricular e professores. No entanto, tem um diferencial, uma maior flexibilidade no horário dos alunos e até paralisação para os jogos da Champions League. Então, em entrevista ao Globo Esporte, Paulo Roberto falou sobre o aprendizado seguindo a linha do futebol e outros assuntos do interesse do Vasco.

– Se o menino vai entender a geografia da Europa, eu quero que ele entenda a partir da Champions League, a partir das ligas europeias. Se a professora de Português vai fazer a análise de um texto, eu quero que use do Nelson Sargento, que é vascaíno e que fala de comunidade – disse Paulo Roberto Santos, em entrevista ao ge.

O diretor do Colégio também explicou que a flexibilização nos horários não é mordomia para os alunos, mas uma forma de entender que eles também são atletas. Então, o objetivo é contribuir para uma jornada mais leve.

Material didático exclusivo do Vasco

Uma novidade revelada pelo diretor do Colégio é o desenvolvimento do material didático que coloca o Vasco e o esporte como temáticas centrais. Assim, a ideia principal é que os alunos entendam os conteúdos com base na realidade que eles vivenciam.

Comente

Veja também
Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.

DESP do Vasco se moderniza e reduz número de lesões

Com Gustavo Caldeira, Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco da Gama reduz número de lesões após se modernizar.

Diniz analisa vitória do Vasco nos pênaltis contra o Operário-PR; veja a entrevista

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama abaixo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Léo Jardim é eleito o ‘Craque Betano’ Vasco 1 x 1 Operário-PR

Em noite de herói, Léo Jardim classifica o Vasco da Gama para as oitavas de final da Copa do Brasil e recebe o prêmio ‘Craque Betano’.

Diniz põe panos quentes e ameniza polêmica com Loide Augusto

Atacante do Vasco da Gama, Loide Augusto colocou a mão no ouvido depois de supostamente ignorar Diniz no jogo diante do Operário-PR.

Herói da noite, Léo Jardim destaca trabalho de análise do Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim defendeu três cobranças de pênalti e garantiu a classificação contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Atitude de Loide viraliza e divide opiniões da torcida do Vasco

Opção para a etapa complementar, Loide Augusto tem atitude com Fernando Diniz e divide opiniões da torcida do Vasco da Gama.

Vasco oscila e Léo Jardim brilha em classificação suada na Copa do Brasil

Vasco da Gama flerta com eliminação, mas vê Léo Jardim brilhar e garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil.