Diretor de vôlei repudia e trata agressão como ‘injustificável’

Telon Bernardes, diretor do vôlei de base do Vasco da Gama, comentou a agressão o técnico Andre Gava durante partida do Sub-17.

André Gava agride jogadora do Sub-15 de vôlei do Vasco
André Gava agride jogadora do Sub-15 de vôlei do Vasco

Diretor das categorias de base de vôlei do Vasco, Telon Bernardes falou sobre a agressão do técnico André Gava durante um jogo do sub-17. O treinador empurrou um de seus atletas e foi demitido logo após a partida .

Em entrevista ao UOL , o diretor — que comparaceu ao jogo em questão — criticou duramente a postura do treinador. Telon contorno ainda recebeu o apoio dos pais das atletas após demitirem o comandante.

‘A gente abomina isso. É inadmissível’

– Ele [André Gava] já tinha pensado. Naquele exato momento, o jogo estava pegado e a discussão era a permanência da menina agredida na quadra, a Bia, se ela ficasse ou não. Ele tinha dito que era para ficar, e não sei se outros tinham falado para sair. Parece que ela estava sem saber o que era para fazer, perguntaram para ela e, na atitude impensada, [o André] empurrou ela para estar dentro da quadra.

– Fui rigorosamente na demissão. Não negociei. A gente prega muito por isso, ainda mais o Vasco. Abominamos o desrespeito. Fiquei arrasado, totalmente destruído.

– É injustificável. Ele já estava meio nervoso com a arbitragem, se perdeu um pouco, e em ato impulsivo, deu aquele empurrão para [a jogadora] ficar dentro da quadra. A partir daquele momento, o juiz o desclassificou. Eu tive que apagar todos os incêndios.

– Ele ficou muito atordoado. Tem 20 anos de profissão, o grupo adora ele, mas a partir daquele momento, daquela cena, não tinha o que fazer. Pedi para que ele saísse da quadra. Naquele momento foi decretado WO Ele saiu da quadra, foi para os fundos. Me dirigi a ele, desliguei, pedi para ir para casa dele.

– O que me restou foi dar toda a atenção para os pais e para os atletas. Fiz uma reunião com as meninas e os responsáveis, coloquei-me à disposição. Algumas meninas quiserem falar. Expliquei que nossos valores não são negociáveis, respeito e dignidade. Recebi contrapontos dos próprios atletas, ‘a gente sabe que André errou, mas a gente gosta dele, foi um fato isolado’. Ele tem o grupo nas mãos. A partir daí tive que ser bem enfático, expliquei que não estava dando o direito para eles decidirem, que naquele momento eles talvez não entendessem, mas que ele já tinha sido desligado.

– O grupo de pais me apoiou integralmente, não esperavam outra coisa. Alguns pais até tiveram uma certa tolerância, entenderam que as filhas deles queriam a continuidade no André. Talvez estivessem chateadas comigo, mas os pais me deram razão. Coloca até o projeto em risco, pela gravidade disso.

– O pai [da jogadora agredida] veio falar comigo, teve empatia . A Bia nem estava muito sentida, a mãe [dela] disse que já conversou com o André, que não ia registrar nenhum tipo de BO por agressão, porque a maior tristeza é a consciência dele. Conheci ele. A Bia, a agredida, jogou [a segunda partida do dia], entrou em quadra como se nada tivesse acontecido.

– O cara [André Gava] saiu chorando, completamente desolado, sem direção. Estou preocupado com o profissional, enviei áudio chorando e se desculpando. É o projeto da vida dele, que jogou no lixo. Já trabalhou no Vasco há 13 anos, é vascaíno. Falei que o que ele fez foi grave, ele sabe disso. Ele nunca agrediu ninguém. Ele estava arrasado [depois do empurrão], sem chão. Quando falei pra que tinha que se retirar, ele aceitou. Abaixou a cabeça, falou: ‘nem sei o que te falar, o que aconteceu’.

O jovem projeto do vôlei

Os jogadores chegaram ao Vasco há três semanas e os pais já conheciam André Gava. O clube não tinha vôlei nesta categoria desde 2013.

Tanto os atletas quanto o treinador são encarregados de serviço, e não funcionários do clube. O tempo surgiu de uma parceria com o Grajaú e tem a chancela do Vasco.

Telon é diretor da base do vôlei há três meses. Ele foi nomeado por Pedrinho, presidente do Cruzmaltino.

Fonte: Uol

Mais sobre:Vôlei Feminino
Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile