Diretor da Quaest tenta explicar pesquisa que mostra torcida do Vasco em 7º no Brasil

Executivo esmiuçou os critérios do polêmico levantamento que colocou o Vasco da Gama apenas em sétimo lugar no ranking de torcidas do Brasil

Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã
Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A metodologia utilizada na pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest explica o motivo da queda do Vasco no ranking das maiores torcidas do Brasil em relação a outros levantamentos já feitos. De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, foi levada em consideração apenas a primeira opção respondida pelos entrevistados, o que afetou a posição do cruzmaltino.

Segundo o responsável pela escolha das perguntas, a intenção era identificar qual seria a escolha prioritária dos torcedores. O clube carioca teria sido afetado por ter sido citado muitas vezes como o segundo time do coração, o que não foi considerado.

“O Quaest optou por separar o que é torcedor do que é simpatizante. Isso tem significância sobre o que é o resultado. A gente chegou na casa das pessoas e perguntou se ela se considera uma torcedora de futebol. Depois a gente perguntou ‘para qual time você torce”, disse.

“A gente precisava identificar qual é a prioridade da pessoa na hora de consumir, de assistir ao jogo, de ouvir no radinho, o que ela vai ouvir primeiro. Isso tem um impacto, sobretudo, na torcida do Vasco. O Vasco é o típico time que tem muita gente de segunda opção. Isso impactou no resultado. Nas outras pesquisas, o Vasco aparece maior porque somava a primeira e segunda escolha. A gente não fez isso”, completou.

A pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest aponta que o Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, seguido por Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Atlético e Cruzeiro, com 5% das menções, dividem a quinta colocação no ranking.

Diretor da Quaest fala sobre ranking de torcidas

Fonte: Itatiaia

Mais sobre:BrasilQuaest
2 comentários
  • Responder

    Continua sendo a segunda maior do Brasil. …

  • Responder

    Pura besteira essa explicação da contratada pela rádio Itatiaia. Parece que todo mundo é idiota. Tenho 59 anos e até hoje não conheci nenhum torcedor que tem o Vasco como “segunda opção”.
    Além disso, imagine chegar em Manaus, por exemplo, e perguntar aleatoriamente: qual seu primeiro clube? E alguém – que não seja de Belo Horizonte – responder Cruzeiro ou atlético!!!
    Simplesmente ridículo.

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.