Diniz explica força máxima no clássico e garante time inteiro contra o Bahia
Fernando Diniz decide escalar força máxima para o duelo entre Vasco da Gama e Botafogo, explica estratégia e rechaça risco de lesões.

De olho nas quartas de final do Campeonato Carioca 2026, o Vasco da Gama entrou em campo com força máxima diante do Botafogo. No clássico, a equipe de Fernando Diniz teve um bom desempenho, apesar da forte chuva, e venceu por 2×0.
Assim, em entrevista coletiva após o confronto, o técnico do Gigante da Colina explicou o motivo de mandar o que tem de melhor a campo. Além disso, Diniz destacou que os titulares também estão preparados para o compromisso do meio de semana, contra o Bahia. Assim, ele entende que sua estratégia nesta noite foi correta.
– O planejamento foi para um jogo importante. Colocamos o time mais forte para vencer o jogo. É um time que tem saúde para jogar hoje e contra o Bahia. Se estivesse definido ontem (os confrontos das quartas de final), entraríamos diferente. Para o cenário de hoje, foi a estratégia mais acertada – destacou Diniz, que completou:
– O mais importante foi a vitória. Eu queria vencer. Contra a Chapecoense, foi uma das melhores partidas que fiz aqui no Vasco, mas não conseguimos. Hoje, o campo não oferecia condições razoáveis para fazer um jogo parecido com o de quinta-feira, mas a equipe se adaptou rápido ao campo e fez o necessário para vencer. Tivemos um número de chances muito inferior ao jogo de quinta-feira, mas conseguimos vencer.
Diniz cita força física
Ainda em entrevista coletiva, Diniz afirmou que os jogadores estão bem preparados fisicamente desde a temporada passada. O treinador relembrou que em 2025, apesar do calendário apertado, não fez grandes mudanças na sua equipe, que teve histórico baixo de lesões.
– O cuidado com a parte física a gente tem sempre. No ano passado, a gente mexeu pouco no time, jogamos jogo em cima de jogo e tivemos pouquíssimas lesões. Não achei que a gente expôs os jogadores à lesão na quarta-feira por conta de jogo de hoje, os jogadores vão aguentar bem. E é verdade que a gente precisava vencer, por causa do ambiente, que fica melhor, da torcida e o respeito ao campeonato também. Terminamos em segundo, a gente vai jogar em São Januário. Se você pensar para frente, tem toda uma questão também que envolve a parte física – concluiu Diniz.
O Vasco volta a campo para enfrentar o Bahia, nesta quarta-feira (11), às 21h30min, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.