Dinamite relembra golaço contra Santos em 73 e revela elogio de Pelé: ‘Belo gol’
O grande ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, anotou um golaço de voleio contra o Santos de Pelé no Campeonato Brasileiro de 1973.
Roberto Dinamite participou do 11º episódio do GiganteCast, o podcast oficial do Vasco da Gama. Em trecho antecipado pelo Gigante, o grande ídolo relembrou o golaço de voleio contra o Santos, em 1973. Segundo ele, o feito rendeu um belo elogiou do Rei Pelé.
– Lembro de estar jogando contra o Santos de Pelé, eu fiz um gol, o Paulo César Curuca meteu a bola da direita e eu peguei de voleio. Foi um golaço. Lembro que passei pelo Pelé e ele virou para mim e disse: “Parabéns, garoto! Belo gol”. Ouvir isso do Pelé é brincadeira, né? Quer dizer, coisa séria. Eu Gravei: “Pô, o Pelé disse isso para mim”. São essas coisas que marcam a vida da gente e acho que aquilo foi o início de tudo.
Era o último ano de Pelé com a camisa Peixe, e o confronto aconteceu exatamente em 14 de março de 1973, válido pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O gol de dinamite saiu aos 34 minutos da primeira etapa e o Santos empatou no finalzinho, aos 44 do segundo, com Eusébio, e terminou no 1×1.
Assista
Escalações
Vasco
- Andrada, Paulo César, Miguel, Renê e Pedrinho; Alcir, Zanata (Gaúcho), Ademir (Dé); Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos.
- Técnico : Mário Travaglini
Santos
- Cejas, Carlos Alberto Torres, Hermes, Vicente, Zé Carlos, Clodoaldo, Léo (Brecha), Mazinho, Euzébio, Pelé e Ferreira (Cláudio Adão).
- Técnico: Pepe
As informações sobre o jogo histórico são canal Acervodvd10 Vasco, no Youtube. Nessa época, Roberto Dinamite era apenas uma jovem promessa de 19 anos, que mais tarde se tornaria o maior ídolo do Gigante. No ano seguinte ao jogo contra o Rei Pelé, em 1974, ele conquistou o Campeonato Brasileiro pelo Clube, título que completou 47 anos recentemente.