Dias Toffoli recusa ADPF do Solidariedade e Salgado segue como presidente do Vasco

O ministro Dias Toffoli recusou a ADPF proposta pelo Solidariedade, que pedia o reconhecimento de Leven Siano como presidente do Vasco.

Jorge Salgado, presidente do Vasco da Gama
Jorge Salgado, presidente do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro)

Dias Toffoli, relator da ação do partido Solidariedade, negou, nesta quinta-feira, a ADPF que solicitava a posse imediata de Leven Siano como presidente do Vasco. O ministro do Supremo Tribunal Federal mandou arquivar o processo e afirmou que o assunto cabe ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Com a decisão, Jorge Salgado continua sendo considerado pela Justiça o presidente eleito – a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) assim decidiu em dezembro de 2020 e em recente análise de recurso movido por Leven.

No despacho, Tofolli ressalta “a necessidade de não se ampliar desmedidamente o âmbito de cabimento da ADPF, sob pena de banalizar o instituto e, assim, esvaziar seu elevado significado de instrumento vocacionado à tutela objetiva de preceitos fundamentais da Constituição de 1988”

No começo de janeiro, o Solidariedade ingressou com a ação no STF. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cujo número é 780, pedia a suspensão da posse de Salgado (mais votado no pleito online de 14 de novembro) e a posse de Leven (mais votado no pleito presencial de 7 de novembro) por, no entender do partido, estatuto do Vasco ter sido desrespeitado. Ele não prevê eleição online, mas a legislação foi alterada, durante a pandemia, liberando este tipo de votação. O PT, outro partido político, ingressou como interessado, mas depois desistiu.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
16 comentários
  • Responder

    Nenhum Órgão da Justiça, seja estadual.ou STF, jamais analisou o merito.e as provas do grande golpe do Salgado, Mussa e outros pilantras do Vasco. Do Toffoli não se podia esperar outra coisa, um individuo reprovado 2 vezes para concurso de juiz e ali colocado por um PT sujo e podre. Esperar o que? Salgado certamente vai se beneficiar financiamento do Vasco,, mas não queria estar na sua pele dele quando a torcida voltar aos estádios. Vai ser xingado, ofendido e olhe lá se um doido torcedor não chegar a extremos. No fim de seu.mandato o Vasco estará sepultado. Acabou. E estes juízes veem tudo que foi feito de errado e nem sequer analisam o processo, simplesmente ignoram. Será por que?

  • Responder

    so espero que nao seja tarde demais porque a tendencia e com essa corja querendo reduzir a folha salarial mais ainda de um time com jogadores mediocres so piore com o Vasco indo parar ate numa 3 ou 4 divisão e praticamente deixe de existir igual o que aconteceu com a Portuguesa tem torcedores que tem mais e que tomar no cu me desculpem a expressao obgg!

  • Responder

    esse Marconi deve acreditar em papai noel so pode a tragedia anunciada ta ai pra quem quiser ver o Vasco a beira do abismo e o alienado cego a favor da mumia do Salgado um presidente que ja ta na cara sem a menor a capacidade sem projeto nenhum pra tirar o Vasco dessa situação muito pelo contrario ele entrou e tudo esta identico a gestao Campelo um golpista alias o Salgado um outro golpista o mais e triste e a justiça ate o STF e alguns torcedores da mente fraca aprovarem essa indecencia eu vou dar um tempo de Vasco chega cansei acho dificil mais vou torcer pra que um dia o Vasco volte a ser grande que acabem com o sistema que impera no clube querendo o poder a qualquer custo que se respeite o estatuto e a vontade do socio e deixem o presidente eleito legitimamente e que tenha um projeto de fato pra oferecer pro clube o que era o caso do Leven possa ser assumir nosso amado clube o Salgado nao nos representa nem eu e a maioria dos Vascainos racionais que nao se conformam com esse Vasco do tamanho do Bangu

  • Responder

    Time fraquinho do Vasco com esse salgado ..kk tenho vergonha de ser vascaíno com esse presidente.

  • Responder

    Acabou a palhaçada da disputa na justiça, Salgado ou Docinho é o futuro do Vasco, agora que o circo tá armado, porque a oposição não apoia a atual situação e ajuda na solução de problemas em vez de só criticar,para quem tem ambição política tem 3 anos para participar outra vez, agora quem tem amor ao Vasco o momento é agora de fazer alguma coisa de participar na reconstrução do clube e principalmente do futebol , que está atravessando uma péssima fase, vemos como exemplo a base,o fut 7,Beach só ver,e até às meninas dando show, só o futebol da equipe A está caindo para B.
    É hora de dos vascaínos de verdade colocar o Vasco na trilha de glórias, para um futuro mais doce,no momento o presente é Salgado

  • Responder

    Esses bostas tão mais preocupados com o poder , enquanto o clube vai agonizando.

  • Responder

    Eu sou Vascaíno e não Salgadete, ou levensete ou Euriquete ou qualquer outro político ou benemérito de bosta.
    O Salgado MENTIU seu retardado!!! Não tem dinheiro nenhum. É UM AGIOTA QUE JA DEIXOU BEM CLARO QUE VAI USAR O CLUBE PARA ENRIQUECER A SI E SEUS AMIGOS AGIOTAS.
    Quando o Vasco estiver na série C , fica lá gritando Salgado seu retardado.

  • Responder

    Se Campelo fez uma péssima gestão no Vasco , tu imagina essa múmia que aí está no Vasco agora, vai ser o decreto da falência do Clube. O último que sair apague a luz. O velho está mais perdido do que cego em tiroteio.

  • Responder

    No momento o certo é a torcida abonar o time até que o presidente reinicie..

  • Responder

    Entao, é cobrar o novo presidente. Que ele cumpra o que prometeu.

  • Responder

    Isso é fake vai no canal vascaíno do cerrado !!!

  • Responder

    Senhores, isso é uma grande mentira!
    Toffoli não negou nada, apenas encaminhou o PGR. Esta tem 48 hs para dar um parecer, retornando ao Ministro…
    Resultado só com a definição final. Jogo só termina quando acaba… E será para o bem ou para o mal…
    Imprensa lixo!!!
    Jornalistas de terceira classe.

  • Responder

    Mais um revés do grupo dos LEVIANOS, desta vez no STF, terminando as investidas ardilosas pra ocupar a presidência do VASCO, se já não bastasse a derrota nas urnas eleitorais do pleito que sequer disputou com medo de perder, ficando, assim, o Sr. Jorge Salgado com as rédeas pra administrar e reerguer o gigante da Colina neste terrível momento de crise, evitar o rebaixamento e, quiçá voltar a ser grande, como sempre foi.

    • Tomara que aconteça isso, não sou a favor de candidato nenhum, mas sou vascaíno, esse foi mais um golpe, espero que não repita a administração anterior

  • Responder

    Até que enfim acabou, essa palhaçada tanto para o bem quanto para o mal. Chega vamos tocar a vida já que todos queriam o leven(eu tambem), agora quero ve o que vai virar o vasco. Agora só nos restas chorar mais 3 anos se continuar nessas mentiras. E outra se cai não levanta mais.

    • Fake news isso aí, ministro enviou para PGR e depois de 2 dias úteis ele irá decidir monocrática ou vai levar para a turma decidir

Comente

Veja também
Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.