Dias Toffoli recusa ADPF do Solidariedade e Salgado segue como presidente do Vasco

O ministro Dias Toffoli recusou a ADPF proposta pelo Solidariedade, que pedia o reconhecimento de Leven Siano como presidente do Vasco.

Jorge Salgado, presidente do Vasco da Gama
Jorge Salgado, presidente do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro)

Dias Toffoli, relator da ação do partido Solidariedade, negou, nesta quinta-feira, a ADPF que solicitava a posse imediata de Leven Siano como presidente do Vasco. O ministro do Supremo Tribunal Federal mandou arquivar o processo e afirmou que o assunto cabe ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Com a decisão, Jorge Salgado continua sendo considerado pela Justiça o presidente eleito – a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) assim decidiu em dezembro de 2020 e em recente análise de recurso movido por Leven.

No despacho, Tofolli ressalta “a necessidade de não se ampliar desmedidamente o âmbito de cabimento da ADPF, sob pena de banalizar o instituto e, assim, esvaziar seu elevado significado de instrumento vocacionado à tutela objetiva de preceitos fundamentais da Constituição de 1988”

No começo de janeiro, o Solidariedade ingressou com a ação no STF. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cujo número é 780, pedia a suspensão da posse de Salgado (mais votado no pleito online de 14 de novembro) e a posse de Leven (mais votado no pleito presencial de 7 de novembro) por, no entender do partido, estatuto do Vasco ter sido desrespeitado. Ele não prevê eleição online, mas a legislação foi alterada, durante a pandemia, liberando este tipo de votação. O PT, outro partido político, ingressou como interessado, mas depois desistiu.

Fonte: Globo Esporte

16 comentários
  • Ademir de Moraes Ferreira - 12 de fevereiro de 2021

    Nenhum Órgão da Justiça, seja estadual.ou STF, jamais analisou o merito.e as provas do grande golpe do Salgado, Mussa e outros pilantras do Vasco. Do Toffoli não se podia esperar outra coisa, um individuo reprovado 2 vezes para concurso de juiz e ali colocado por um PT sujo e podre. Esperar o que? Salgado certamente vai se beneficiar financiamento do Vasco,, mas não queria estar na sua pele dele quando a torcida voltar aos estádios. Vai ser xingado, ofendido e olhe lá se um doido torcedor não chegar a extremos. No fim de seu.mandato o Vasco estará sepultado. Acabou. E estes juízes veem tudo que foi feito de errado e nem sequer analisam o processo, simplesmente ignoram. Será por que?

    Responder
  • Ricardo - 12 de fevereiro de 2021

    so espero que nao seja tarde demais porque a tendencia e com essa corja querendo reduzir a folha salarial mais ainda de um time com jogadores mediocres so piore com o Vasco indo parar ate numa 3 ou 4 divisão e praticamente deixe de existir igual o que aconteceu com a Portuguesa tem torcedores que tem mais e que tomar no cu me desculpem a expressao obgg!

    Responder
  • Ricardo - 12 de fevereiro de 2021

    esse Marconi deve acreditar em papai noel so pode a tragedia anunciada ta ai pra quem quiser ver o Vasco a beira do abismo e o alienado cego a favor da mumia do Salgado um presidente que ja ta na cara sem a menor a capacidade sem projeto nenhum pra tirar o Vasco dessa situação muito pelo contrario ele entrou e tudo esta identico a gestao Campelo um golpista alias o Salgado um outro golpista o mais e triste e a justiça ate o STF e alguns torcedores da mente fraca aprovarem essa indecencia eu vou dar um tempo de Vasco chega cansei acho dificil mais vou torcer pra que um dia o Vasco volte a ser grande que acabem com o sistema que impera no clube querendo o poder a qualquer custo que se respeite o estatuto e a vontade do socio e deixem o presidente eleito legitimamente e que tenha um projeto de fato pra oferecer pro clube o que era o caso do Leven possa ser assumir nosso amado clube o Salgado nao nos representa nem eu e a maioria dos Vascainos racionais que nao se conformam com esse Vasco do tamanho do Bangu

    Responder
  • Jefferson Almeida - 12 de fevereiro de 2021

    Time fraquinho do Vasco com esse salgado ..kk tenho vergonha de ser vascaíno com esse presidente.

    Responder
  • Tó Zé - 11 de fevereiro de 2021

    Acabou a palhaçada da disputa na justiça, Salgado ou Docinho é o futuro do Vasco, agora que o circo tá armado, porque a oposição não apoia a atual situação e ajuda na solução de problemas em vez de só criticar,para quem tem ambição política tem 3 anos para participar outra vez, agora quem tem amor ao Vasco o momento é agora de fazer alguma coisa de participar na reconstrução do clube e principalmente do futebol , que está atravessando uma péssima fase, vemos como exemplo a base,o fut 7,Beach só ver,e até às meninas dando show, só o futebol da equipe A está caindo para B.
    É hora de dos vascaínos de verdade colocar o Vasco na trilha de glórias, para um futuro mais doce,no momento o presente é Salgado

    Responder
  • junin - 11 de fevereiro de 2021

    Esses bostas tão mais preocupados com o poder , enquanto o clube vai agonizando.

    Responder
  • ALMEIDA - 11 de fevereiro de 2021

    Eu sou Vascaíno e não Salgadete, ou levensete ou Euriquete ou qualquer outro político ou benemérito de bosta.
    O Salgado MENTIU seu retardado!!! Não tem dinheiro nenhum. É UM AGIOTA QUE JA DEIXOU BEM CLARO QUE VAI USAR O CLUBE PARA ENRIQUECER A SI E SEUS AMIGOS AGIOTAS.
    Quando o Vasco estiver na série C , fica lá gritando Salgado seu retardado.

    Responder
  • Márcio Mendes Pacheco - 11 de fevereiro de 2021

    Se Campelo fez uma péssima gestão no Vasco , tu imagina essa múmia que aí está no Vasco agora, vai ser o decreto da falência do Clube. O último que sair apague a luz. O velho está mais perdido do que cego em tiroteio.

    Responder
  • Raimundo - 11 de fevereiro de 2021

    No momento o certo é a torcida abonar o time até que o presidente reinicie..

    Responder
  • Alair Souza - 11 de fevereiro de 2021

    Entao, é cobrar o novo presidente. Que ele cumpra o que prometeu.

    Responder
  • Arthur Barbosa Doria Gonçalves Cunha - 11 de fevereiro de 2021

    Isso é fake vai no canal vascaíno do cerrado !!!

    Responder
  • Mauricio - 11 de fevereiro de 2021

    Senhores, isso é uma grande mentira!
    Toffoli não negou nada, apenas encaminhou o PGR. Esta tem 48 hs para dar um parecer, retornando ao Ministro…
    Resultado só com a definição final. Jogo só termina quando acaba… E será para o bem ou para o mal…
    Imprensa lixo!!!
    Jornalistas de terceira classe.

    Responder
  • Marconi Chianca - 11 de fevereiro de 2021

    Mais um revés do grupo dos LEVIANOS, desta vez no STF, terminando as investidas ardilosas pra ocupar a presidência do VASCO, se já não bastasse a derrota nas urnas eleitorais do pleito que sequer disputou com medo de perder, ficando, assim, o Sr. Jorge Salgado com as rédeas pra administrar e reerguer o gigante da Colina neste terrível momento de crise, evitar o rebaixamento e, quiçá voltar a ser grande, como sempre foi.

    Responder
    • Selso Luiz dos Santos - 11 de fevereiro de 2021

      Tomara que aconteça isso, não sou a favor de candidato nenhum, mas sou vascaíno, esse foi mais um golpe, espero que não repita a administração anterior

  • sebastiao - 11 de fevereiro de 2021

    Até que enfim acabou, essa palhaçada tanto para o bem quanto para o mal. Chega vamos tocar a vida já que todos queriam o leven(eu tambem), agora quero ve o que vai virar o vasco. Agora só nos restas chorar mais 3 anos se continuar nessas mentiras. E outra se cai não levanta mais.

    Responder
    • Alexandre - 11 de fevereiro de 2021

      Fake news isso aí, ministro enviou para PGR e depois de 2 dias úteis ele irá decidir monocrática ou vai levar para a turma decidir

Deixe sua opinião

Últimas notícias
17 de junho de 2021
Marcelo Cabo tem mais que o dobro de vitórias em comparação a derrotas no Vasco

Em 21 jogos comandando o Vasco da Gama, Cabo tem 9 vitórias, 8 empates e 4 derrotas; aproveitamento é de 55,5%.

Vasco encerra 4ª rodada da Série B em 15º lugar e a apenas 1 ponto do Z4

Com 4 pontos conquistados em 12 disputados, o Vasco da Gama está a apenas 1 do Vitória, primeira equipe da zona de rebaixamento da Série B.

4-4-2 ou outro! Vasco precisa sair do 4-3-3 de ‘conforto’ e testar um esquema diferente

As opções são limitadas, mas qualidade não é o único problema do Vasco da Gama, que precisa sair da zona de conforto testar outro esquema.

Werley consegue rescisão na Justiça e não é mais jogador do Vasco

Fora dos planos da diretoria, o zagueiro Werley conseguiu uma liminar na Justiça para rescisão indireta com o Vasco da Gama.

Cabo mantido e cobrança interna: clima no Vasco esquenta após derrota para o Avaí

Sem Jorge Salgado, Alexandre Pássaro se reuniu com elenco e comissão técnica, e futuro de Marcelo Cabo depende do resultado contra o CRB.

Confira a agenda de jogos das categorias de base nesta semana

Base do Vasco da Gama terá a agenda cheia nesta semana com jogos em várias categorias e competições nacionais.

Delacruz coloca para fora sentimento sobre o momento do Vasco: ‘Eu te odeio!’

O rapper vascaíno Delacruz botou para fora o seu sentimento sobre o momento ruim que o Vasco da Gama vem passando nos últimos anos.

Vasco viaja para o Rio Grande do Sul; equipe feminina enfrenta o Brasil de Farroupilha

O Vasco da Gama viajou nesta quinta-feira para o Rio Grande do Sul, onde enfrentará o Brasil de Farroupilha pelo Brasileiro Feminino A2.

Sarah Borborema acompanha Carlos Brazil e troca o Vasco pelo Corinthians

Sarah Borborema, assessora de imprensa da base, deixou o Vasco da Gama e acertou com o Corinthians, assim como Carlos Brazil.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e CRB

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e CRB, neste sábado, em São Januário, pela 5ª rodada da Série B.

Veja mais notícias