Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Flamengo às 18:10 no Maracanã pelo Carioca

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste domingo às 18h10min, no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca.

Arrascaeta e Nenê disputando bola em Flamengo x Vasco pelo Carioca 2022
Arrascaeta e Nenê disputando bola em Flamengo x Vasco pelo Carioca 2022 (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Após quase um ano, Flamengo e Vasco voltam a se encontrar em uma partida de futebol. Neste domingo, pela 10ª rodada da Taça Guanabara, fase classificatória do Campeonato Carioca, o estádio do Maracanã irá receber o “Clássico das Multidões”, que reúne as duas maiores torcidas do Estado. O confronto está marcado para às 18h10 (de Brasília).

O Rubro-Negro é líder invicto com 23 pontos, quatro à frente do Fluminense. Desta forma, com uma vitória, a equipe da Gávea pode garantir o título da Taça Guanabara. Já o Cruzmaltino, em terceiro com 17 pontos, também está na briga pelo título, embora com menores chances e dependendo de uma combinação de resultados.

Favorito no papel, pelo elenco estrelado, o Flamengo, vive um momento conturbado. A equipe acumula fracassos em 2023 e, em dois meses, já desperdiçou a chance de conquistar três títulos: Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana. Este último na terça-feira passada, em pleno Maracanã, quando caiu nos pênaltis para o Independiente del Valle-EQU.

A pressão sobre os jogadores e o técnico português Vitor Pereira é grande. Derrotas diante do Vasco e do Fluminense, adversário da última rodada, na próxima quarta-feira, podem provocar mudanças na comissão técnica.

O Vasco, por sua vez, está em ascensão. Com os investimentos feitos pela SAF, o elenco foi bastante qualificado em relação ao que disputou a Série B em 2022. O time, agora comandado por Maurício Barbieri, está crescendo de produção e o torcedor está empolgado.

O retrospecto recente é amplamente favorável ao Flamengo, que vem de três vitórias consecutivas e não perde o clássico desde 2021. Na verdade, o triunfo cruzmaltino em abril daquele ano foi o único desde o Carioca de 2016, em 21 partidas disputadas.

Escalações

Vítor Pereira terá um importante desfalque para o jogo de domingo. O atacante Pedro, com dores no músculo adutor da coxa, não estará disponível.

A tendência é que o treinador opte por escalar a equipe com três volantes no meio de campo, Thiago Maia, Arturo Vidal e Gerson, com o primeiro assumindo o papel de quase um terceiro zagueiro. A dúvida é se Ayrton Lucas atuará como um lateral avançado, como aconteceu contra o Del Valle na terça-feira, ou se Everton Cebolinha ganhará a vaga.

No Vasco, a novidade deve ser a estreia de Andrey Santos. Vendido ao Chelsea, da Inglaterra, o jovem volante retornou ao clube por empréstimo até junho e está bem fisicamente e regularizado. Para o clássico, ele deve formar um trio no meio com Rodrigo e Jair. Na frente, Barbieri deve escalar Gabriel Pec, Pedro Raul e Alex Teixeira.

Ficha técnica

Flamengo x Vasco

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de março de 2023 (domingo)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

Flamengo: Santos, Guillermo Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Everton Cebolinha); Thiago Maia, Arturo Vidal e Gerson; Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Gabriel Barbosa
Técnico Vitor Pereira

Vasco: Léo Jardim, Puma, Miranda, Léo e Piton; Rodrigo, Andrey Santos (Barros) e Jair; Gabriel Pec, Pedro Raul e Alex Teixeira
Técnico: Maurício Barbieri

Fonte: Gazeta Esportiva

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.