Destaque na base, Rayan está sendo lapidado para brilhar no profissional do Vasco

Aos 16 anos, o atacante Rayan empolga a torcida do Vasco da Gama e pode ser solução para o ataque vascaíno.

Rayan comemorando gol contra o Internacional
Rayan comemorando gol contra o Internacional (Foto: Maxi Franzoi/AGIF)

Amargando a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com seis pontos e sem vencer desde a primeira rodada, o Vasco tenta dar a volta por cima na temporada nesta quinta-feira (22), contra o Goiás. Apesar da derrota para o Internacional, no último compromisso antes da pausa para a data Fifa, o Cruzmaltino voltou do Beira-Rio com as esperanças em alta – e tudo por conta de uma joia de apenas 16 anos.

Titular pela primeira vez contra o Colorado, o atacante Rayan foi o responsável por marcar o gol em Porto Alegre e empolgou a torcida. E a história da promessa, que é mais uma das que surgiram na base, tem relação com o Vasco desde o berço.

Nascido no Rio de Janeiro, Rayan é cria da Barreira do Vasco, comunidade que fica nos arredores de São Januário e que é símbolo para os torcedores. E tudo começou por lá com os seus avós paternos, Ademir e Taninha, que se mudaram para lá na década de 1970 e tiveram Valkmar, ex-zagueiro que também foi revelado na base do clube carioca e atuou no profissional entre 1995 a 2000, período que ficou marcado por grandes conquistas, como a CONMEBOL Libertadores de 1998 e os Brasileiros de 1997 e 2000.

Durante o período em que jogou no Vasco, Valkmar conheceu Vanessa, mãe de Rayan, que também era funcionária do clube. Depois de se aposentar, o ex-zagueiro trabalhou por um tempo no departamento de futebol de base, enquanto a esposa atuou no setor de esportes aquáticos.

Rayan é o segundo fruto da relação, que primeiro teve Rayanna, de 24 anos, irmã mais velha da promessa cruzmaltina. A joia chegou à Colina Histórica ainda com 6 anos e, em 2023, completa 11 de clube. E também é aluno do Colégio Vasco da Gama, que inclusive formou outras joias, como o meia Philippe Coutinho, ex-Liverpool e Barcelona, atualmente no Aston Villa.

E a expectativa depositada no jovem atacante não é por acaso. Com os seus 1,85m, Rayan sempre se destacou pela sua explosão e finalização e, com apenas 11 anos, já tinha 292 gols marcados. Uma marca e tanto na carreira que estava apenas começando.

Depois de passar pelo futsal do Vasco, como a maioria dos jogadores, Rayan migrou para o campo e continuou tendo destaque. Em 2019, no sub-13, foi campeão do ICC Futures, uma espécie de Mundial da categoria. Na disputa, o Cruzmaltino venceu outros clubes de camisa pesada como Juventus, Benfica e Paris Saint-Germain, que derrotou nos pênaltis na grande decisão.

No ano passado, ainda com 15 anos, disputou pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior e marcou logo na estreia. Pelo sub-17, Rayan fechou a última temporada com 29 gols e 5 assistências em 34 jogos.

Em 2023, Rayan segue colecionando outras marcas. No Campeonato Carioca, por exemplo, atuou durante 18 minutos no empate por 1 a 1 com o Audax-RJ, ainda na primeira fase, e se tornou o jogador mais jovem do Vasco a estrear no profissional no século XXI.

Já contra o Inter, com o gol marcado o atacante deixou Paulinho, revelado pelo clube carioca e atualmente no Atlético-MG, para trás e se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Vasco como profissional no século XXI.

Rayan também foi o quarto mais jovem a ter balançado as redes no Brasileirão na era dos pontos corridos, com 16 anos, 10 meses e 8 dias, ficando atrás apenas de Endrick, do Palmeiras, Jô, ex-Corinthians, e Anderson, ex-Grêmio.

E a joia também já vem se destacando pelas seleções de base do Brasil. Em abril, a seleção brasileira sub-17 conquistou o Sul-Americano da categoria, no Equador, e Rayan terminou a disputa na artilharia, ao lado de Kauã Elias, do Fluminense, os dois com cinco gols marcados.

Aos poucos, o jovem atacante vai sendo lapidado para, assim como outros grandes nomes que saíram de São Januário e rodaram o mundo, como Romário e Edmundo, se tornar um dos pilares do Vasco, que vive um momento de reformulação após se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) gerida pela 777 Partners.

Em dezembro do ano passado, a joia assinou o seu primeiro contrato profissional com o Vasco e assinou até o fim de 2025. Rayan tem multa rescisória estipulada em 80 milhões de euros (R$ 419 milhões nas cifras atuais).

Próximos jogos do Vasco

  • Goiás (C) – quinta-feira (22/06), 20h – Campeonato Brasileiro
  • Cuiabá (C) – segunda-feira (26/06), 21h – Campeonato Brasileiro
  • Botafogo (F) – domingo (02/07), 16h – Campeonato Brasileiro

Fonte: ESPN

Mais sobre:Rayan
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vasco x Fortaleza na Arena Castelão
Vasco tenta derrubar longo jejum contra o Fortaleza no Castelão

O Vasco da Gama enfrenta o Fortaleza pela terceira fase da Copa do Brasil e deseja encerrar jejum de 21 anos.

Nova camisa de treino do Vasco
Vasco lança novo uniforme de treino; veja fotos

O Vasco da Gama lançou novos uniformes de treino; as peças são nas cores verde e preta para os jogadores e azul para os goleiros.

Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet deve ser poupado em jogos cansativos e pode não enfrentar o Athletico-PR

O Vasco da Gama montou um cronograma especial para o meio-campista Dimitri Payet recuperar completamente a parte física.

Robert Rojas em treino do Vasco no Uruguai
Vasco deve ser escalado com 3 zagueiros e Rojas entre titulares

Com João Victor suspenso, Robert Rojas pode receber nova oportunidade no Vasco da Gama diante do Fortaleza.

Payet está fora por causa de lesão no joelho direito
Payet será desfalque e Vasco terá novidade contra o Fortaleza

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, seguirá trabalhando no DESP e não está entre os relacionados contra o Fortaleza.