Derrota para o Santos transforma festa em protesto em São Januário

Com os ingressos esgotados, torcida do Vasco da Gama fez uma grande festa, mas saiu decepcionada de São Januário.

Provocação da torcida do Vasco a Neymar
Provocação da torcida do Vasco a Neymar (Foto: Reprodução)

A festa preparada pela torcida do Vasco para um duelo tratado como decisão terminou em protestos fortes em São Januário. Neste domingo, o Cruzmaltino foi derrotado pelo Santos por 3×0, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deixou o estádio sob muitas vaias e cobranças da arquibancada.

Com os ingressos esgotados, os vascaínos fizeram uma grande recepção para a entrada das equipes, com dois mosaicos 3D e bandeirões. A expectativa era ainda maior pelo caráter decisivo da partida, que colocava frente a frente dois times que começaram a rodada empatados em pontos na luta contra o rebaixamento.

A presença de Neymar também contribuiu para aumentar a tensão antes do apito inicial. O atacante do Santos foi alvo de diversas provocações dos torcedores, que levaram máscaras com o rosto do jogador chorando e de Bruna Marquezine, sua ex-namorada. Durante o aquecimento, o camisa 10 foi bastante xingado e virou alvo de gritos de “olé” sempre que entrava no centro da roda de “bobinho”.

Gabigol também recebeu provocações dos vascaínos antes da partida. Na saída para o vestiário, o atacante caminhou lentamente pelo gramado, sorrindo de maneira debochada, enquanto era hostilizado pelos torcedores.

O clima de rivalidade também apareceu entre os capitães. Durante o protocolo de entrada das equipes após o hino nacional, Thiago Mendes não cumprimentou Neymar, que estava com a mão estendida. O volante vascaíno passou direto. Na sequência, os dois praticamente se ignoraram durante o procedimento de escolha de campo ou bola com a equipe de arbitragem.

Apesar das provocações antes do jogo, a torcida do Vasco apoiou o time durante boa parte da partida. Mesmo após o primeiro gol do Santos, os vascaínos mantiveram os gritos de “time da virada”. A situação mudou depois do segundo gol santista, marcado após falha de Léo Jardim. A partir daí, começaram os protestos contra a diretoria, principalmente direcionados ao presidente Pedrinho.

Léo Jardim ainda voltou a falhar no terceiro gol do Santos, marcado por Luan Peres após uma rebatida do goleiro. A partir daquele momento, o arqueiro passou a ser vaiado praticamente a cada toque na bola. Tchê Tchê e Spinelli também receberam algumas vaias ao serem substituídos.

Com o fim da partida, o técnico Pedro Emanuel reuniu os jogadores no gramado para uma conversa. O elenco permaneceu junto por alguns minutos, enquanto o Santos comemorava a vitória no outro lado do campo ao lado dos torcedores que acompanharam a equipe no setor visitante.

Quando os jogadores do Vasco seguiram em direção ao túnel dos vestiários, a pressão aumentou. As vaias e os protestos ficaram mais intensos, e copos chegaram a ser arremessados na direção dos atletas. Gabigol, novamente provocado, respondeu aos xingamentos de forma provocativa e apontou para o troféu que havia recebido como melhor jogador da partida.

A derrota agravou a situação do Vasco na tabela. Com 22 pontos, o Cruzmaltino caiu para a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro e voltou a ficar ainda mais pressionado na luta contra o rebaixamento. O Santos, por sua vez, chegou aos 25 pontos e subiu para a 14ª posição, abrindo distância da zona de descenso.

Comente

Veja também
Pedro Emanuel projeta Vasco x Flamengo e manda recado sobre o clássico

Pedro Emanuel projeta o clássico contra o Flamengo, que acontecerá na próxima quinta-feira, no Nilton Santos, pelo Brasileirão.

Assista aos gols de Puma e Marino contra o Corinthians por outro ângulo

Ângulos diferentes mostram os gols da vitória do Vasco da Gama diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro; assista os lances.

Pedro Emanuel analisa vitória do Vasco contra o Corinthinas; veja a coletiva

Pedro Emanuel analisou o desempenho da equipe contra o Corinthians e classificou o resultado como vitória ao estilo Vasco.

CBF confirma clássico Vasco x Flamengo no Nilton Santos

A CBF confirmou que o clássico entre Vasco e Flamengo, pela 33ª rodada do Brasileirão, será no estádio Nilton Santos.

Próximos jogos do Vasco em 2026: agenda atualizada, datas e horários

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama na temporada 2026. Confira datas, horários e a agenda atualizada em competições nacionais e internacionais.

Melhores momentos da vitória do Vasco por 3 x 2 contra o Corinthians em SJ

Assista aos melhores momentos de Vasco 3 x 2 Corinthians, com os gols de Puma Rodríguez e Marino Hinestroza na virada cruzmaltina.

Herói da noite, Marino destaca evolução e faz desabafo sobre rendimento

Atacante do Vasco da Gama, Marino marcou dois gols no fim que deram a vitória ao Cruzmaltino diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Público e renda de Vasco 3 x 2 Corinthians em São Januário

Confira o público e a renda de Vasco da Gama 3 x 2 Corinthians em São Januário, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2026.

Notas dos jogadores do Vasco no 3 x 2 contra o Corinthians em São Januário

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians, com destaque para Marino Hinestroza.

Torcida do Vasco apoia Léo Jardim após falha contra o Boca; veja vídeo

Após falha no Maracanã contra o Boca Juniors, Léo Jardim é aplaudido em São Januário pela torcida do Vasco da Gama; veja vídeo.