Deputados do RJ aprovam ‘Lei Gui’, focada em pacientes com epidermólise bolhosa

Projeto de lei foi aprovado nesta quinta (28) e agora segue para sanção ou veto do governador; Gui é torcedor fanático do Vasco da Gama.

Pequeno Gui em quarto personalizado de Vasco
Pequeno Gui em quarto personalizado de Vasco

Com a presença do pequeno Gui, ilustre torcedor do Vasco, na Assembleia Legislativa do Rio, os deputados aprovaram a ”Lei Gui” nesta quinta-feira (28). Esta norma cria um programa de assistência especializada para pacientes com epidermólise bolhosa na rede de saúde pública e permite que o Governo do Estado conceda uma pensão para as pessoas com a doença ou para seus responsáveis legais.

A mãe de Guilherme Gandra, que ficou conhecido em todo o país após passar 16 dias em coma devido à doença, fez essa proposta por meio do aplicativo LegislAqui da Alerj.

– Esse projeto não vai beneficiar só o Gui, mas também 58 pacientes em tratamento no estado. Até o Gui nascer, eu não tinha conhecimento dessa doença. Os curativos e custos relacionados à doença são muito caros e o acesso à equipe multidisciplinar é muito difícil. O Gui tem nove anos, mas tem o tamanho e o peso de uma criança de cinco, por isso precisa de uma suplementação especial. Ele perde muitos nutrientes por conta da cicatrização, o que impede ele de crescer – disse Tayane, mãe do pequeno Gui.

Além disso, os pacientes com essa doença terão prioridade no atendimento da rede pública de saúde. Eles também terão direito a consultas e exames específicos, acompanhamento de uma equipe de diversos especialistas e aconselhamento genético.

As unidades de saúde também serão responsáveis por realizar o mapeamento genético de bebês que nascerem em hospitais e maternidades públicas e que possam ter essa doença. Os casos suspeitos serão reportados à Secretaria de Saúde para que os pacientes sejam encaminhados para o tratamento adequado.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Gui
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Esse garoto,é um exemplo de vida!!Verdadeiro guerreiro
    Depois de tanto em coma,resistiu ,Graças a Deus!!
    E foi também uma inspiração pra todos no VASCO!
    Pra essa arrancada,pra escapar da série B.
    Obrigado ,Guilherme!!

Comente

Veja também
Kleber em ação pelo Vasco em 2014
Kleber Gladiador detona Villani por exaltar aplausos irônicos da torcida do Vasco

O ex-atacante do Vasco da Gama, Kleber Gladiador, não gostou nada do que disse o narrador Gustavo Villani na goleada para o Criciúma.

Jogadores no protesto da organizada no CT Moacyr Barbosa
Organizadas protestam no CT do Vasco ouvem promessa de Lúcio Barbosa

Torcedores do Vasco da Gama sobem o tom na cobrança aos jogadores, Pedro Martins presencia e Lúcio Barbosa faz promessa.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.