Defesa falha e bola aérea volta a tirar pontos decisivos do Vasco na Série B

O sistema defensivo do Vasco da Gama volta a falhar e time volta a sofrer com gols feitos de bolas aéreas contra o Náutico.

Fernando Diniz conversando com os jogadores nos Aflitos
Fernando Diniz conversando com os jogadores nos Aflitos (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Mais uma vez a rodada foi favorável, mas o Vasco não conseguiu os três pontos em um confronto direto. Durante toda campanha isso tem se repetido e não há mais margem para erros. Nos Aflitos, a equipe não teve uma boa atuação, mas conseguiu abrir 2 a 0. Contudo, novamente a bola aérea deu o ar da graça e a fragilidade defensiva fez o time deixar pontos pelo caminho no empate por 2 a 2 com o Náutico.

No embalo da torcida, o Timbu forçou o erro na saída de bola do Vasco e incomodou desde o início do jogo. Porém, os visitantes conseguiram abrir o placar justamente em um erro da defesa dos pernambucanos. Rafael Ribeiro se enrolou e deu a bola nos pés de Nene. O camisa 77 foi esperto, percebeu o goleiro Anderson fora do gol e finalizou sem chances de defesa.

Dez minutos depois, o Gigante da Colina ampliou o placar em mais um erro na saída de bola do Náutico. Pec aproveitou e tocou de peito para Nene, que de calcanhar, achou Marquinhos Gabriel na área. O meia cruzou para Cano marcar e fazer o L, como de costume. O time se mostrava letal e construía uma boa vantagem para a sequência da partida.

No entanto, os donos da casa apostaram no “calcanhar de Aquiles” da defesa do Vasco na temporada: a jogada aérea. E foi através da força física, que os pernambucanos descontaram e mostraram estar vivos no jogo. Hereda colocou na frente e cruzou. Zeca marcou a bola e só olhou Vinícius cabecear, sem chance para Lucão.

O Timbu teve mais volume e simplesmente cruzou trinta vezes ao longo de todo jogo. Além disso, foram 26 lançamentos, o que mostra a estratégia bem definida da equipe de Hélio dos Anjos. O Vasco, por sua vez, só incomodou em lances esporádicos, nos erros do adversário. No primeiro tempo, Cano ainda teve um lance em que tentou por cima, mas não fez o terceiro.

A partir da volta do intervalo, quem assistia ao jogo percebia a superioridade do Timbu e entendia que o gol de empate era questão de tempo. O Cruz-Maltino praticamente não voltou para a etapa final e ficou nas cordas em vários momentos. Com muitos erros na saída de bola e muita insegurança de Lucão, os cariocas eram pressionados e o Náutico tinha o controle da partida.

Jean Carlos passou a assumir o papel de protagonista dos pernambucanos e foi decisivo. Começou a se destacar nas bolas paradas e foi dos pés dele que saiu a cobrança de falta na cabeça de Yago. Na marcação, Marquinhos Gabriel e Zeca, atletas bem mais baixos que o zagueiro. Falha de execução do sistema defensivo, que mais uma vez pecou no posicionamento e na movimentação.

Na partida, Diniz fez apenas duas substituições e colocou Andrey e Léo Jabá em campo. Contudo, o Vasco não conseguiu ser efetivo para buscar a vitória e atacou pouco. Nene arriscou de longe e assustou a meta alvirrubra. Em seguida, Walber cabeceou, mas o arqueiro fez grande defesa e a bola ainda tocou o poste esquerdo.

A atuação esteve longe de agradar, mas como Diniz disse em entrevista coletiva, fica o “sabor amargo” por ter dois gols de vantagem e não sair com os três pontos. Faltam sete jogos e a diferença é de cinco pontos, o que resume bem o desafio do Vasco. A reta final terá que ser perfeita para garantir o acesso e os deslizes defensivos terão que ser corrigidos. Erros que o torcedor conhece bem e que já perduram por mais de 90% da temporada.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Série B
4 comentários
  • Responder

    Caros concordo plenamente falta malandragem os atletas tem que matar a jogada a defesa tem que usar a malandragem deoca o cara no ar discretamente.

  • Responder

    Esta faltand aos jogadores de defesa malandragem e disposição não tem que ter medo tem que ir pra cima se o inimigo tá dandocporrada da também o quinto não pode é mostrar medo si não eles deitam e rolam como fez o timbre o jogo deles é só ese podem observar e viril pra intimidar o adversário e só não entrar na deles é ir rapaz cima sigam o exemplo do nele leva porcada os 90 minutos mais não tem medo vai pra cima mesmo e por isso que ele é o melhor sejam vocês também melhores.

  • Responder

    Um conselho aos jogadores do Vasco, principalmente a defesa. Bola na área “de bola parada”não marquem a bola, marquem o adversário, vocês vão ver que dificulta o movimentos dos mesmos.

  • Responder

    Torcer com otimismo e paixão ,não pode cegar uma realidade a cada rodada ,o Vasco não consegue sair do CTI da tabela do campeonato ,é sempre assim ,quando os adversários que estão a cima ,perdem ou deixam de ganhar pontos ,o Vasco não aproveita ,quando não perde ,cede empate em um jogo que mesmo dificil e no campo adverso ,consegue colocar dois gols de frente ,mas acaba cedendo empate como este contra o Náutico e ,sempre com bolas altas e, sempre os mesmo erros ,laterais deixam cruzar ,a zaga não sobe e o goleiro não sai debaixo da baliza ,e toma gol ,por sua vez ,o treinador insiste em erros de escalação e substituição ,porque esta insistencia com o Morato e Léo Jabá como opção de banco ,ora tendo sempre uma semana de treinamento não há tempo para fazer mudanças ?.Agora sem Nenê que tem sido o maestro dentro de campo ,vamos ver como o time vai si comportar .O Náutico aproveitou as bolas altas ,porque Diniz não colocou o Amorim no jogo ,ele por ser alto poderia render mais do que o inútil Jabá .

Comente

Veja também
Diniz comanda primeiro treino no Vasco antes de duelo contra o Lanús

Novo técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz comanda primeira atividade antes de viagem para a Argentina.

Diniz terá autonomia em reformulação do elenco do Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama para a temporada, Fernando Diniz participará da reformulação do elenco do Clube.

Veja os motivos que levaram o Vasco a demitir Marcelo Sant’ana

Contratado após a saída da 777 Partners, Marcelo Sant’ana deixa o Vasco da Gama após 10 meses como diretor de futebol.

Vasco chegará a 16 executivos no futebol em pouco mais de uma década

Após sequência negativa, Vasco da Gama demitiu o diretor de futebol, Marcelo Sant’Ana na noite deste domingo (11).

Diniz começa trabalho em meio à reformulação no futebol do Vasco

Novo treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz chega ao Clube em momento de crise e mudanças administrativas.

Vasco mantém Felipe como diretor técnico após saída de Marcelo Sant’Ana

Depois de uma curta passagem como técnico do Vasco da Gama, Felipe retorna ao cargo de diretor técnico do Clube.

Vasco fez 16 contratações em quase 1 ano e meio com Marcelo Sant’ Ana

Executivo foi mandado embora do Vasco da Gama depois de reunião em Salvador e sequência de resultados ruins.

Casimiro revela expectativa com chegada de Diniz ao Vasco

Influenciador digital, Casimiro Miguel falou sobre o momento do Vasco da Gama e da contratação de Fernando Diniz.

Fernando Diniz celebra volta ao Vasco e elogia Pedrinho em chegada ao Rio

Novo técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz desembarcou na cidade do Rio de Janeiro na noite deste domingo (11).

Rodrigo Caetano entra na mira do Vasco

Antigo sonho do presidente Pedrinho, Rodrigo Caetano atualmente ocupa o cargo de diretor de seleções da CBF.