Defesa do Vasco se mostrou o ponto fraco do time em 2024

Com muitas falhas acumuladas ao longo da temporada, zaga do Vasco da Gama foi uma das mais vazadas do Campeonato Brasileiro.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras (Foto: Ricardo Moreira/Getty Images)

Na terceira reportagem sobre o elenco do Vasco, o Lance! vai analisar os zagueiros. O Cruz-Maltino contou com Léo, João Victor, Maicon, Gary Medel, Robert Rojas, Manuel Capasso, Lyncon e Luiz Gustavo nesta temporada. A posição foi o calcanhar de Aquiles da equipe em grande parte do ano.

João Victor, que chegou em definitivo por 6 milhões de euros (R$ 32 milhões na época), foi o principal nome em meio a uma temporada complicada da defesa. No entanto, o zagueiro teve momentos em que não colecionou grandes atuações. Por exemplo: foi o jogador em que mais recebeu cartões vermelhos (2) no ano e colecionou algumas falhas em jogos do Vasco.

O contrato de João Victor com o Vasco ainda tem gatilhos para que o Cruz-Maltino pague mais 2 milhões de euros ao Benfica, de Portugal, caso o clube permaneça na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2025, Pedrinho já terá que pagar 1 milhão de euros (R$ 6,5 milhões na cotação atual) aos portugueses.

Ao contrário de João Victor, Léo e Maicon viveram uma temporada turbulenta ambos foram extremamente contestados pelo torcedor, em razão do desempenho em campo. A tendência, inclusive, é que a dupla não fique no Vasco em 2025.

Léo deve ser vendido pelo Vasco. Já Maicon, discute uma antecipação do final do contrato com o clube. Robert Rojas, que quase não foi aproveitado pelo Cruz-Maltino, foi dispensado antes mesmo do Campeonato Brasileiro acabar. O zagueiro paraguaio sequer provou seu valor.

Se por um lado, Rojas deixou o Vasco de maneira tranquila, Medel saiu do clube deixando uma má impressão. Em 2023, o chileno foi um dos principais pilares do time que garantiu a permanência na elite do futebol brasileiro. Em 2024, o veterano colecionou confusões polêmicas com dirigente e jogador da base. Ao final, o jogador foi para o Boca Juniors, da Argentina.

Vale uma menção ao argentino Manuel Capasso. O zagueiro chegou a entrar em campo pelo Campeonato Carioca e marcou um único gol. O jogador foi emprestado ao Olímpia, onde se destacou e não vai permanecer. O atleta tem o futuro incerto no Cruz-Maltino.

Por último, estão os crias da base: Lyncon e Luiz Gustavo. O primeiro deles mostrou personalidade e garantiu a vitória do Vasco sobre o Internacional, no Beira-Rio. Já o segundo, ainda não estreou entre os profissionais.

O Vasco mostrou desde o início de 2024 que errou ao investir muito alto num jogador que não foi soberano na defesa. E sequer trouxe um companheiro para resolver o problema pelo lado esquerdo da zaga. O clube até que tentou corrigir a rota na janela de meio do ano. Porém, não teve sucesso para achar um companheiro para João Victor.

Nesta temporada, o Vasco sofreu 82 gols. Ao todo, 56 destes foram no Campeonato Brasileiro, 14 na Copa do Brasil e 12 no Campeonato Carioca.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Atriz Luisa Arraes e filho de Cássia Eller marcam presença em feira do Vasco

Casal prestigiou a Feira Autônoma Vascaína, que reuniu torcedores Cruzmaltinos no Centro Cultural Candinho.

Vasco sofre com lei do ex e perde chance de assumir liderança do Brasileiro

Vasco da Gama levou dois gols de Pedro Raul e desperdiçou oportunidade de dormir líder do Campeonato Brasileiro.

Carille critica postura do Vasco em derrota para o Ceará

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille desaprovou o comportamento de sua equipe na partida diante do Fortaleza.

Defesa do Vasco tem jornada infeliz e chega pressionada contra o Flamengo

Com erros crassos do setor defensivo, Vasco da Gama perde para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vegetti questiona linha traçada do VAR em derrota do Vasco para o Ceará

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti não aprovou a atuação da arbitragem na derrota do Cruzmaltino contra o Ceará.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Ceará; veja a entrevista coletiva

Carille analisa atuação do Vasco e disse que ficou muito incomodado com a postura do time em jogo contra o Ceará.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Ceará

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Ceará, na partida desta terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Adson celebra minutos no Vasco e analisa derrota para o Ceará

Atacante do Vasco da Gama, Adson entrou no intervalo da partida contra o Ceará e teve maior minutagem desde o retorno aos gramados.

Payet sente desconforto contra o Ceará e será reavaliado

Titular do Vasco da Gama contra o Ceará, Payet sente desconforto muscular no joelho e passará por exames no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile