Defesa do Vasco se mostrou o ponto fraco do time em 2024

Com muitas falhas acumuladas ao longo da temporada, zaga do Vasco da Gama foi uma das mais vazadas do Campeonato Brasileiro.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras (Foto: Ricardo Moreira/Getty Images)

Na terceira reportagem sobre o elenco do Vasco, o Lance! vai analisar os zagueiros. O Cruz-Maltino contou com Léo, João Victor, Maicon, Gary Medel, Robert Rojas, Manuel Capasso, Lyncon e Luiz Gustavo nesta temporada. A posição foi o calcanhar de Aquiles da equipe em grande parte do ano.

João Victor, que chegou em definitivo por 6 milhões de euros (R$ 32 milhões na época), foi o principal nome em meio a uma temporada complicada da defesa. No entanto, o zagueiro teve momentos em que não colecionou grandes atuações. Por exemplo: foi o jogador em que mais recebeu cartões vermelhos (2) no ano e colecionou algumas falhas em jogos do Vasco.

O contrato de João Victor com o Vasco ainda tem gatilhos para que o Cruz-Maltino pague mais 2 milhões de euros ao Benfica, de Portugal, caso o clube permaneça na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2025, Pedrinho já terá que pagar 1 milhão de euros (R$ 6,5 milhões na cotação atual) aos portugueses.

Ao contrário de João Victor, Léo e Maicon viveram uma temporada turbulenta ambos foram extremamente contestados pelo torcedor, em razão do desempenho em campo. A tendência, inclusive, é que a dupla não fique no Vasco em 2025.

Léo deve ser vendido pelo Vasco. Já Maicon, discute uma antecipação do final do contrato com o clube. Robert Rojas, que quase não foi aproveitado pelo Cruz-Maltino, foi dispensado antes mesmo do Campeonato Brasileiro acabar. O zagueiro paraguaio sequer provou seu valor.

Se por um lado, Rojas deixou o Vasco de maneira tranquila, Medel saiu do clube deixando uma má impressão. Em 2023, o chileno foi um dos principais pilares do time que garantiu a permanência na elite do futebol brasileiro. Em 2024, o veterano colecionou confusões polêmicas com dirigente e jogador da base. Ao final, o jogador foi para o Boca Juniors, da Argentina.

Vale uma menção ao argentino Manuel Capasso. O zagueiro chegou a entrar em campo pelo Campeonato Carioca e marcou um único gol. O jogador foi emprestado ao Olímpia, onde se destacou e não vai permanecer. O atleta tem o futuro incerto no Cruz-Maltino.

Por último, estão os crias da base: Lyncon e Luiz Gustavo. O primeiro deles mostrou personalidade e garantiu a vitória do Vasco sobre o Internacional, no Beira-Rio. Já o segundo, ainda não estreou entre os profissionais.

O Vasco mostrou desde o início de 2024 que errou ao investir muito alto num jogador que não foi soberano na defesa. E sequer trouxe um companheiro para resolver o problema pelo lado esquerdo da zaga. O clube até que tentou corrigir a rota na janela de meio do ano. Porém, não teve sucesso para achar um companheiro para João Victor.

Nesta temporada, o Vasco sofreu 82 gols. Ao todo, 56 destes foram no Campeonato Brasileiro, 14 na Copa do Brasil e 12 no Campeonato Carioca.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Vasco estreia no Brasileiro Feminino Série A2 neste domingo

O Vasco enfrenta o Taubaté neste domingo, às 15h, no Nivaldo Pereira, na estreia do Brasileiro Feminino Série A2.

Vasco acerta com Maria Peck para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama anunciou a contratação da meio-campista Peck, que reforça a equipe por uma temporada com o Clube.

Adson e Maurício Lemos não enfrentam o Flamengo

Adson foi preservado pela comissão técnica por controle de carga, enquanto Lemos segue se recuperando de fratura na costela.

Coutinho ou Arrascaeta? Veja quem é mais decisivo por Vasco e Flamengo

Coutinho e Arrascaeta faram novo duelo neste sábado durante o clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro.

Vasco e Flamengo se enfrentam pela 10ª vez na Semana Santa; veja retrospecto

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam às 18h30min, neste Sábado de Aleluia, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Freiras vascaína e flamenguista mandam recado aos torcedores

Irmã Elaine e a irmã Ana viralizaram por conta do amor que possuem pelo Vasco da Gama e Flamengo, respectivamente.

Duelo Coutinho e Vegetti x Arrascaeta e Pedro marca clássico de hoje

Meias e atacantes de Vasco da Gama e Flamengo são armas ofensivas que podem desequilibrar a partida deste sábado.

Vegetti e Pedro protagonizam luta por artilharia; vascaíno opina sobre o rival

Atacantes se enfrentam hoje no jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo, e Vegetti é a esperança cruzmaltina no duelo.

Rômulo abre o coração ao falar sobre sua passagem pelo Vasco

Volante classifica temporada no Vasco da Gama como a que fez sua carreira deslanchar, Clube onde foi campeão da Copa do Brasil.

Coutinho busca 1ª vitória contra o Flamengo na carreira

Decisivo no Vasco da Gama, Coutinho está em bom momento e tenta aproveitar fase e vencer o Flamengo pela primeira vez.