Dedé pode ser o primeiro zagueiro craque do Brasileirão

Caso vença a disputa de craque do Brasileirão, Dedé será o primeiro zagueiro eleito o craque do Brasileirão.

Os quatro gols nos últimos três jogos, a regularidade apresentada ao longo de toda a temporada, além de partidas memoráveis, serviram para levantar, a nível nacional, uma questão que os vascaínos já vêm debatendo: Dedé é o craque do Campeonato Brasileiro de 2011?

Dentre os zagueiros, parece que o caso já virou uma barbada. De acordo com as notas dadas pelo LANCE! na competição, o Mito da Colina lidera com uma nota média de 6,3. Ao que parece, a cada rodada as discussões ganham um patamar acima, e o defensor passa a ver seu nome comparado a outros jogadores, de renome, que tiveram algum momento de brilho na competição, como Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Caso vença esta disputa, o vascaíno será o primeiro zagueiro eleito o craque do Brasileirão. A premiação, que teve início em 2005, coroou, até o momento, o atacante Tevez (2005), o goleiro Rogério Ceni (2006 e 2007), o volante Hernanes (2008), o apoiador Diego Souza (2009) – hoje no Vasco – e o também apoiador Conca (2010).

Os números, cada vez mais, o tornam um candidato de respeito. E, se antes seu destaque era pela marcação e os desarmes, agora vem surpreendendo também na frente. Já é o zagueiro que mais fez gols na competição e é o terceiro artilheiro do Vasco com os seis anotados (foram 12 na temporada).

Sem vaidades, ele curte a fase com os pés no chão.

– Fico feliz por tudo o que está acontecendo e o que estou passando. É um momento bom. Passei por momentos difíceis no Vasco mas, hoje, graças a Deus, as coisas vêm andando e fluindo – comemorou o Mito, enquanto tentava deixar o aeroporto – no melhor estilo popstar – cercado de jornalistas, seguranças e fãs enlouquecidos por uma foto e um autógrafo.

Recordes pelo Vasco

Com os 12 gols anotados no ano, Dedé já é o zagueiro que mais marcou em apenas uma temporada em toda a História do Vasco. Antes dele, Brito, em 1967, havia balançado as redes sete vezes.

Considerando somente os feitos no Brasileiro, ele também já é o maior artilheiro do Vasco em uma única edição do torneio, com seis.

Somando todas as edições disputadas com a camisa cruz-maltina, ele está empatado na liderança com Henrique (que atuou no clube entre 1998 e 2004), ambos com sete. Logo atrás vem Mauro Galvão, com seis (entre 1997 e 1999).

O defensor, no entanto, está um pouco longe de bater outra marca: a de maior zagueiro artilheiro do Brasileirão em uma só edição: os recordistas são Juninho e Chicão, que marcaram 10 vezes em 2007.

Animado com a fase ofensiva, ele espera guardar mais um na sua conta para homenagear a namorada Patricia, que fará aniversário justamente amanhã, na data do jogo contra o Avaí:

– Se Deus quiser… – desejou.

Trajetória de Dedé no Vasco temporada a temporada

2009
Dedé foi contratado após o Carioca de 2009, mas não chegou a ter muitas chances no time de Dorival Júnior. Atuou em cinco jogos e não marcou.

2010
No ano seguinte, não começou como titular, mas foi ganhando a vaga aos poucos e terminou o ano como o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro.

2011
O ano iniciou com Dedé tendo status de Mito e peça fundamental no time. Tem sido primordial à equipe cruz-maltina e decisivo em algumas partidas.

A opinião dos especialistas:

“Ele, sem dúvida alguma, está na lista dos jogadores que se destacaram neste campeonato. É o principal jogador do Vasco”
Vitor Birner, colunista do Lance!

“Dedé é um dos jogadores mais importantes do Vasco e do Campeonato Brasileiro. Se o Vasco for campeão, certamente será eleito”
Sérgio Arêas, editor do Lance!

“Dedé é, junto com o Diego Souza, o destaque do Vasco. Mas acredito que só ganhará o prêmio se o time vencer a competição”.

Fonte: lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Sair da versão mobile