Decisivo no Vasco, Nenê não encara o CSA e Diniz avalia opções para achar substituto

Vasco da Gama vai para o duelo contra o CSA sem o meia Nenê e Fernando Diniz avalia opções para substituir seu principal jogador.

Nenê comemorando gol contra o Náutico
Nenê comemorando gol contra o Náutico (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Há vida sem Nenê? É essa pergunta que o torcedor do Vasco se faz para o jogo contra o CSA, sexta, em São Januário, quando não terá o camisa 77 pela primeira vez. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o veterano não jogará após uma sequência de oito jogos desde sua chegada.

Mas Nenê é fundamental? A bola e os números mostram que sim. Desde que estreou, em setembro, ele foi o dono do time, mudou a cara do Vasco na competição e participou, direta ou indiretamente, de 10 dos 11 gols da equipe de Fernando Diniz. (veja o levantamento abaixo).

  • CRB 1 x 1 Vasco
    Nenê cobrou o escanteio que originou o único gol do Vasco. Ricardo Graça chutou e Cano desviou de letra para o gol.
  • Vasco 1 x 1 Cruzeiro
    Nenê marcou o único gol do Vasco.
  • Brusque 0 x 1 Vasco
    Nenê marcou o gol da vitória do Vasco.
  • Vasco 2 x 0 Goiás
    O primeiro gol contra o Goiás foi o único que não teve a participação de Nenê desde sua chegada. No segundo, ele cruzou na medida para Pec marcar de cabeça.
  • Confiança 1 x 2 Vasco
    Nenê deu o passe para Cano marcar o primeiro gol
    Nenê deu o passe para Pec cruzar para Ricardo marcar o segundo gol
  • Vasco 2 x 1 Coritiba
    Nenê ajeitou para Pec chutar. Cano marcou no rebote
    Nenê marcou o segundo gol
  • Náutico 2 x 2 Vasco
    Nenê marcou o primeiro gol
    Nenê deu passe de calcanhar para Marquinhos Gabriel, que cruzou para Cano marcar

Diniz: “Nosso grande protagonista”

Após o empate com o Náutico, neste domingo, Fernando Diniz falou sobre a importância de Nenê para o Vasco e sobre a difícil missão de encontrar um substituto para o jogo contra o CSA, na próxima sexta, em São Januário.

– O Nenê de fato tem sido o nosso grande protagonista, ele chegou de maneira especial, com intimidade com o nosso torcedor e com a instituição. Ele vem produzindo muito em todos os jogos. Tanto na questão de decidir os jogos, quanto na liderança e também na ajuda ao sistema defensivo. Eu já estou pensando, obviamente é muito precoce, mas temos algumas possibilidades. Durante a semana vou procurar escolher o substituto – ressaltou o treinador.

A opção natural talvez fosse Sarrafiore, meia de origem. O argentino, no entanto, operou o joelho e não joga mais nessa temporada. Abaixo listamos as opções do treinador para a vaga de Nenê.

Andrey é o favorito

A volta de Andrey ao time parece ser a opção mais provável. Titular nos primeiros jogos com Fernando Diniz, o volante perdeu a posição após uma lesão na coxa, mas entrou no segundo tempo diante do Náutico.

Caso Andrey seja o escolhido para formar dupla de volantes com Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel seria adiantado e teria mais liberdade para chegar ao ataque. Ele não vinha bem na posição, era alvo de críticas, mas está acostumado com a função.

Recuar Pec ou Morato e usar mais um atacante

Por se tratar de um jogo em São Januário, Diniz poderia manter a estrutura do meio de campo com Bruno Gomes e Marquinhos Gabriel e recuar um dos atacantes para a função de meia. Neste caso, abriria espaço para Léo Jabá ou Daniel Amorim, o que deixaria, ao menos no papel, o time mais ofensivo. O problema é que Morato e Gabriel Pec já foram testados como meias nesta temporada por Marcelo Cabo, mas nenhum dos dois correspondeu na função.

Galarza ou MT

Opções menos prováveis. Titular durante o início da temporada, Galarza poderia ajudar um dos volantes na marcação, ao mesmo tempo que tem mais qualidade para eventualmente colaborar com Marquinhos Gabriel no setor de criação. O paraguaio, no entanto, corre muito por fora. Ele ainda não entrou em campo com Fernando Diniz.

MT é outro que, por características, poderia ganhar uma chance. Após despontar bem no início da Série B, voltou para base, ao lado de Juninho, por questões disciplinares. Recuperou espaço e vem sendo um dos destaques do sub-20. Fernando Diniz o convocou para um período de observação nos treinos, ao lado de Caio Eduardo. MT chegou a entrar no segundo tempo contra o Coritiba, mas não foi relacionado contra o Náutico.

Outros nomes como Figueiredo, João Pedro e Romulo correm por fora, mas são extremamente improváveis.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Nenê
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.